sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COLETA DE TEXTOS PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL






COLETANEA  DE TEXTOS  PARA ESCOLA  BÍBLICA DOMINICAL  O QUE É A ESCOLA DOMINICAL O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.A Escola Dominical deveria ser o departamento mais importante da igreja, porque evangelizaenquanto ensina, cumprindo assim, as duas principais demandas da Grande Comissão, que nos entregou o Senhor Jesus em Mateus 28.19-20. A Escola Dominical e também um ministério interpessoal, cujo objetivo básico e alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade. Por conseguinte, e a Escola Dominical a única agencia de educação popular de que dispõe a igreja, a fim de divulgar, de maneira devocional, sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus.



“A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do                           Senhor estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor" – Pr. Antônio Gilberto.  Quando me deparei com o tema: “Os Desafios  da Escola Dominical no Século XXI”, fiquem preocupada por onde começar, devido a maneira como temos visto em nossas igrejas o andamento da Escola Dominical, seu declínio e até extinção em algumas igrejas (denominações). Tento passar através desta pesquisa qual tem sido o pensamento de alguns líderes da Igreja Evangélica num breve posicionamento quanto a Escola Dominical.  Hoje não se tem mais aquela motivação de sair de casa no Domingo para ir a aula de Escola Dominical, pelo contrário é bem melhor ficar dormindo nos dias de frio e ir para praia ou passear nos dias de calor; ou seja, só vão a Escola Dominical em massa quando houver uma data comemorativa exemplo: Dias dos pais, dia das mães, dia do pastor.
O grande problema é espaço, as igrejas são na verdade salões alugados em horário limitado, pois os templos antigos (históricos),  hoje se tornaram academias, lanchonetes, cinema, barzinho. As igrejas que estão aptas a ensinar tem um grande problema com a participação dos membros. Ou são igrejas muito pequenas ou igrejas gigantescas que fogem das mãos da liderança.
Falta de dinamismo nos professores, falta de capacitação nas superintendências, tem mais estratégica enfim dar mais prioridade para aqueles que tem pedagogia e metodologia de ensino.
 
 
 
FAZER UMA ESTRUTURA DINAMICA.
Quanto à sua estrutura, a Escola Dominical divide-se em dois grupos distintos: o pessoal e o material.
A)    Estrutura pessoal – Subdivide-se em três partes:
1)      Oficiais – É a parte integrante da direção da ED.
2)      Professores – Consiste no Corpo Docente da ED. Cabe aos professores trabalhar diretamente com seus alunos através do ensino com uma metodologia avançada, ou seja, que suas aulas venham ser participativas e com muito dinamismo. É fundamental que o professor use a suas sensibilidades para falar com as pessoas. Devemos estar preocupado com a maneira com que nos dirigimos às pessoas, aos nossos alunos. Cada ser humano é único. Ele possui anseios, duvidas questionamentos e posicionamentos.
O professor não deve, em hipótese alguma, negligenciar este fato. Para isso, se
faz necessário o uso de uma linguagem adequada, a fim de que a comunicação não venha a ser uma barreira na transmissão e recepção do ensino.
3)      Alunos – Integram o Corpo Discente da ED. Formam a matéria-prima, a qual deverá ser trabalhada e modelada pelos professores. A ED. Existe para atender às suas necessidades.
B)    Estrutura Material – Subdivide-se também em três partes.
1)      Instalações – Onde o professor e alunos se reúnem para o estudo. As instalações devem oferecer as melhores condições possíveis para o bom desenvolvimento da ED, pois ela crescerá enquanto houver espaço para crescer.
2)      Mobília – É de fundamental importância que cada classe possua moveis e quadros apropriados, principalmente para as crianças.
3)      Literatura – São as lições, livros, mapas todo material didático propriamente dito, para cada faixa etária.
 
OS DEVERES DO SUPERINTENDENTE DA ESCOLA DOMINICAL.
1) Conhecimento profundo da palavra de Deus, para utiliza-la corretamente na hora do ensino. O superintendente tem que saber mais do que o professores, ou seja, que ele tenha um curso superior em pedagogia e bacharel em teologia.
2) Conhecer bem a rotina da ED. A fim de não tomar medidas precipitadas que possam prejudicar o bom andamento da mesma. As alterações que se fizerem necessárias para o aprimoramento da ED deverão ser precedidas de planejamento.
3) Prestar todas as orientações necessárias às secretarias (o) e professares (a).
4) Zelar pela boa e sadia doutrina da palavra de Deus, acompanhando de perto as aulas em todas as classes.
5) Ter sempre em mente que organização e preparo sem a direção e operação do Espírito Santo é fracasso na certa.
6) Procurar manter completo o quadro de professores, tendo o cuidado que cada classe tenha seu professor titular, o professor suplente e o secretario além de providenciar sempre professores de reserva para atuarem nas situações de emergência e em imprevistos que venham a surgir.
7) Antes de indicar alguém para ser professor (a) na ED, verificar se o mesmo é membro da igreja, se é uma pessoa dedicada humilde, estudiosa da Palavra de Deus, e se realmente tem o desejo de trabalhar para o Senhor.
8) O Superintendente da ED deve estar sempre atento às seguintes questões relacionadas à sua Escola:

·                     Seu rumo: Para onde está indo a ED?

·                     Sua promoção: O que está sendo feito para promover a ED?
·                     Sua avaliação: Estão os professores nas classes certas?
·                     Sua motivação: O que está sendo feito para tornar mais agradável a ED, evitando a rotina?
 
O QUE PODERÁ FAZER O SUPERINTEDENTE EM PLO DOS PROFESSORES
A)    Ore pelos professores.
Apresente-os diariamente ao Senhor Jesus. Deve você posicionar-se diante de Deus como o maior intercessor da Escola Dominical. Lembra-se de Samuel? Foi considerado pelo próprio Deus como um dos dois maiores intercessores de Israel Jr 15.1.
B)     Visite os Professores
Assim como os professores devem visitar os alunos, deve o superintendente visitar
 cada professor em particular. E se um dia o superintendente precisar de visitas, o pastor estará pronto a fazê-lo. Dessa forma, cada um interessando-se pelo irmão, Deus estará visitando a todos. É a lei do Amor.
C)    Interesse-se pelos problemas de seus professores
Não se limite a substituir os mestres que, num dado momento de sua carreira, estejam.
enfrentando dificuldades. Procure saber o que lhes está acontecendo. Às vezes é apenas uma fase difícil. Já pensou se o Senhor Jesus fosse desfazer-se de nós cada vez que nos víssemos em crise?
D)    Recicle os professores
Se não tomarmos cuidado, tanto os professores como nós, os superintendentes, repetir-nos-emos. Por isso, é imperativo que nos reciclemos periodicamente. Sempre que houver um curso específico, patrocine a ida de seus professores. Ou melhor: vá com eles. Mostre-lhes que você mesmo está interessado em aperfeiçoar-se.
E) Ajude os seus professores a serem grandes pesquisadores.
Jerônimo, que foi um dos maiores cultores do Cristianismo, deixou aos seus discípulos este peregrino conselho: Vivei como se, cada dia, tivésseis de morrer; estudai como se, eternamente, tivésseis de viver. O que o grande erudito quis dizer-nos? Em primeiro lugar, que os professores não podemos limitar-nos às atividades acadêmicas. Antes destas, devemos primar por uma vida piedosa e santa, devocional e sacrificialmente amorosa.
 
OS DEVERES DOS PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL.
Para atuar como professor (a) na Escola  Dominical, é necessário a certeza de salvação em Cristo, demonstrando um viver correto de modo que possa inspirar confiança aos alunos. É necessário também  que se demonstre uma fé sadia e, de preferência, que tenha lido a Bíblia Sagrada pelo menos uma vez. A posição do professor, biblicamente falando é de honra como esta escrito em Gálatas capitulo 1 e versículo 15
 “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve.”
E também primeiro a Timóteo capitulo 1 e versículo 12.
 
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério”
É de muita responsabilidade como esta escrito e Ezequiel capitulo 33 e versículos de 8 a 9.
Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
O professor deve ensinar por amor a Deus, gratidão e obediência, pois o ensino e ordem imperativa do Senhor Jesus. como esta escrito em Mateus capitulo 28 versículos 19 à 20 que diz:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Alguém já disse que “mais que métodos, espaços adequado, equipamento didático e conhecimento do assunto, é o próprio professo.Se é um grande professor, em suas clases surgirão grandes alunos”. (autor desconhecido)
Para ser um professor (a) bem sucedido são necessários:
A) Preparo
1) Espiritual Conforme esta escrito nas seguintes referência Bíblicas 1Pd3.15 e
Ed.7.10 – Ser cheio do Espírito Santo, controlado e guiado por Ele, pensar e falar segundo sua vontade 1Co 2.15 e Gl 6.11.
2) Intelectual – Estar informado sobre os fatos da atualidade e procurar melhorar seus
conhecimentos Pv. 4.5-9; 1Tm 4.13 e 2Tm 4.13.
3) Social – Cuidar da boa apresentação pessoal e ser amável, a fim que as pessoas
desejam sempre a sua presença.
B) Paciência
É um dos atributos do fruto do Espírito, conforme esta escrito nas seguintes referência Bíblicas, Gl 4.22 e 1Ts 5.14. Nosso Deus é um Deus de paciência Rm 15.5 . É necessária muita paciência, principalmente com as crianças e adolescentes, sempre visando os seus estatutos para que não venha causar problemas. E também tem muita paciência com os idosos.
C) Fidelidade
O Professor deve ser discipulado nos seus deveres 1Co 4.2 e ser zeloso quanto ao que
vai transmitir aos seus alunos Sl 101.6.
D) Dedicação
O preparo e a ministração das aulas devem ser feitas da melhor maneira possível
Rm 12.7b. Há maldição para quem assim não procede Jr 48.10.
E) Pontualidade
Uma das grandes virtudes do professor é pontualidade. O professor deve ser  pontual tanto no inicio como no termino de suas atividades a classe e gera  descontentamento e desinteresse nos alunos.
O PERFIU DO PROFESSOR(A) DA ESCOLA DOMINICAL
A) A vocação
É o ato de chamar. É o pendor, a disposição e a pendência para alguma coisa. Paulo comparou o ensino a uma chamada divina: De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é ensinar, haja dedicação ao ensino Rm 12.7. A vocação ao ensino da Palavra de Deus, por conseguinte, é algo sagrado. 
B) Amor ao ensino
Não basta ser vocacionado ao ensino; é necessário que se tenha pelo ensino um  sacrificado amor. Os que, no magistério, vêem apenas uma fonte de renda, sentir-se-ão continuamente frustrados. Antes de mais nada, consideremos: o ensino, como todo o sacerdócio, não foi instituído para enriquecer quem o pratica, e, sim, aqueles a quem ele se destina. Jamais deve o professor esquecer-se do que disse Platão: Os que levam fachos de luz devem passá-los a outros. 
 
 
 
C) Dedicação ao ensino
Os chineses têm um ditado: “Cem livros não valem um bom professor”. Basta um instante de reflexão para se concluir: cem livros não valem um professor desde que este seja dedicado ao ensino.
D) Vida Espiritual
Precisamos de professores que se dediquem amorosa e sacrificialmente ao Senhor Jesus. Não basta ter vocação ao ensino; é imprescindível o devotado amor ao Divino Mestre. Como podemos ensinar o amor a Cristo, se desconhecemos o sentido do amor divino? Leciona o pastor Antonio Gilberto: “O professor espiritual e preparado completa o trabalho do evangelista ou pregador.” O ensino da Palavra deve ser em toda igreja uma seqüência da pregação. 
E) Prepara Físico
Tendo em vista as dificuldades inerentes ao ensino, é fundamental que o professor esteja preparado fisicamente. Terá ele, afinal, de ministrar aulas que, em média, duram de quarenta minutos a uma hora. Recomenda-se, pois, ao professor que cuide bem de sua saúde, alimente-se na hora certa e não sacrifique as horas de sono.
F) O Professor entusiasta
Que Sejam simples e diretos ao ensinar, porém entusiasmado. O professor entusiasmado é aquele que possui exaltação criador, dedicação ardente em tudo que faz e sempre fala com veemência, vigor e paixão. Entusiasmo verdadeiro contagia os alunos.
G) Preparo da Lição
Que cada professor gaste pelo menos uma hora por dia no preparo de sua lição. Aqueles que só lêem a lição no domingo, minutos antes de ir à Escola Dominical, estão fadados ao fracasso.
H) Que visite os alunos
O professor não deve permitir que os faltosos fiquem sem a devida assistência espiritual. Visitando-os em suas lutas e provações, os mestres muito nos ajudarão a viver um grande avivamento espiritual.
I) Orar pela classe
Professores  intercedam por suas respectivas classes e pela ED como um todo. Sem oração, não pode haver progresso. Aconselho que toda a semana se reúna com os professores de outras salas e a diretoria da ED a fim de interceder por esta junto a Deus. Ai está a chave da vitória.
           
O QUE FAZ O ALUNO APRENDER.
A) Aumentar a participação do aluno.
Os alunos estarão mais motivados quando lhes for dada a oportunidade de investir no que está ocorrendo. Quando uma pessoa investe algo de si, terá maior interesse no resultado do projeto. Quanto mais o ensino se aproxima de experiências reais e simuladas, mais o aluno se envolve em sua própria aprendizagem.
O aluno aprende...
10% do que ouve;
30% do que vê;
50% do que vê e ouve;
70% do que vê, ouve e diz;
90% do que vê, ouve, diz e faz.
O aluno deve participar intensamente da aula. A criação de atividades para serem desenvolvidas em classe constitui-se em uma das maneiras para se conseguir isso. Essas atividades devem ser previamente planejadas sabiamente coordenadas.
 
B)Utilização de variados métodos
O Método é a maneira que a lição será ensinada. Ele é o caminho utilizado para se alcançar os objetivos traçados. O professor deve perguntar-se: Como transmitirei idéia principal desta lição, a fim de alcançar os objetivos determinados? O método servirá de ponte entre a idéia principal e o objetivo.
C) Conhecer bem a assunto
Esta é a lei do professor: O professor precisa conhecer aquilo que vai ensinar. Muitas vezes as pessoas acham mais fácil diante de uma classe do que aprender em um banco de sala de aula. Ninguém nasce sabendo, contudo qualquer pessoa pode aprender de tudo. Se a pessoa não tem o desejo de aprender, nunca será um bom professor. Estará fadada ao fracasso.
Os conhecimentos dos professores precisam ser atualizados. Precisam constantemente reaprender, e ensinar sempre de maneira renovada, contextualizada.
D) Elaborar visuais
Uma aula sem a utilização de recursos audiovisuais será uma aula monótona. Sempre que possível, deve-se utilizar esses recursos. Desde a utilização de um quadro-de-giz até um DVD, os visuais ajudam a memorização dos princípios ensinados.
Os Visuais auxiliam a mente a gravar os ensinamentos com mais facilidade. Devem ser adaptados à cada faixa e explorados sem medo, com entendimento e eficiência.
 
O PASTOR NA ESCOLA DOMINICAL
O sucesso da Escola Dominical depende, em grande parte, do pastor e da sua iniciativa. Isto quer dizer que toda ED está esperando receber o apoio e a direção positiva do líder da igreja - O Pastor. É a própria igreja dividida em grupos para o estudo da Bíblia. O pastor, contudo, não faz o trabalho sozinho. Ele precisa auxiliares.  Quais os auxiliares dele nesta tarefa? Qual o relacionamento que mantêm com eles?  Como ele consegue dar direção positiva à ED? Sugiro quatro horas em que o pastor pode ajudar a sua ED. O pastor não pode escapar de seu papel de líder da igreja. Ou ele exerce e a igreja progride, ou deixa de exercê-lo e a igreja sofre. Mas ele permanece o líder.
O pastor e o superintendente da Escola Bíblica Dominical trabalham em conjunto. Um precisa muito do outro. Eles devem traçar juntos os planos para a sua Escola, estudar juntos os meios para solucionar os problemas e proporcionar uma orientação sábia para ela. O pastor deve informar-se sobre o que existe na área de estudo bíblico. Se ele vai orientar os membros e os professores no bom uso do material de ensino, primeiro precisa ser informado. Deve conhecer bem as revistas e outros materiais de ensino para cada idade.
O púlpito é o lugar da pregação. Mas pela sua natureza, a pregação tem elementos fortemente didáticos. O pastor, portanto, ensina muito quando prega. Ele é o primeiro professor da igreja. Serve de modelo para os demais professores da igreja. E, com o passar dos anos, esses começam a ensinar como ele ensina. Quando o pastor está no púlpito os seus sonhos se revelam. O entusiasmo dele se torna contagiante. Ele desafia o seu povo e leva-o a novas determinações.  Ele reconhece que o trabalho é de Deus, mas também que Deus usa muito mais quem está otimista e que tem uma disposição para trabalhar.
O pastor faz uso do púlpito para promover o trabalho da igreja. Nessa promoção devem ser incluídas as atividades a Escola Biblica Dominical precisa de preparo.
E o pastor é a pessoa mais indicada para iniciar e orientar esse departamento. 
Feliz é a escola que faz cursos e seminários periodicamente para treinar e atualizar os seus obreiros. Ainda mais, a ED que tem um encontro semanal dos professores  com o pastor, para o estudo da lição.
A hora da ED não é hora para o pastor se esconder. É hora para ele conhecer a sua ED e ser reconhecido por ela. Que pastor não gostaria de ser amigo das criancinhas da igreja? Qual a criancinha que não gostaria de ver e conhecer de perto o seu pastor? E os adultos, os jovens, e mesmo os adolescentes não gostariam de ter, de quando em quando, o seu pastor presente na sua sala?
O pastor é um líder de líderes. O seu ministério se amplia à medida que ele conhece e consegue alistar e treinar outras pessoas. E a ED pode ser a sua melhor base de operações. Feliz é a igreja cujo pastor é também pastor da Escola Bíblica Dominical!
 
ALVOS DA ESCOLA DOMINICAL
Temos que valorizar a importância da Escola Bíblica Dominical no século XXI. Veja onde tudo começou.
Fundada na Inglaterra pelo jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780, a escola dominical foi uma criação que deu certo. Tão certo que os primeiros missionários que aqui chegaram procuraram organizá-la imediatamente.
O casal Robert e Sarah P. Kalley fundou a primeira escola dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855. E a escola dominical existe até hoje! Não é por acaso que a escola dominical existe até hoje.  Ela é parte integrante da Igreja do Senhor Jesus Cristo, de quem temos a promessa de que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
A escola dominical é uma bênção de Deus com características próprias, isto é, por mais que uma pessoa participe dos cultos e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será aprendida na escola dominical.
Um dos grandes objetivos da ED é desenvolver a espiritualidade no aluno e o caráter cristão. Caráter é o conjunto de qualidades (boas ou más) de um individuo que lhe determinam a conduta e a concepção moral. É o aspecto psíquico da personalidade, a caráter responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a vontade própria e a conduta. É adquirido, não herdado.
Ganhar o aluno para Cristo na ED é apenas o começo da obra. É um dever cuidar da formação dos hábitos cristão, os quais resultaram num caráter ideal moldado pela Palavra de Deus. Disse o pastor Antonio Gilberto em seu livro Manual da Escola Dominical “que são os hábitos que formam o caráter e este influi no destino da pessoa”. A Psicologia ensina que o pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao caráter e o caráter conduz ao destino da pessoa.
A primeira etapa do desenvolvimento do individuo caracteriza-se no período de zero a um ano e meio. Nessa época, a criança é fundamentalmente dependente e necessita que sua dependência seja satisfeita para que possa cumprir a tarefa de socialização, ou seja, formar uma relação afetiva, inquerindo o sentimento de segurança.
As primeiras noções de moralidade surge aos 4 e 5 anos de idade. Mesmo que ela esteja ainda se desenvolvendo, entenderá essas normas de moral como restrições. É dever dos pais nesse período instruir as crianças quanto às atitudes, os hábitos e os costumes, respeitando sua capacidade de compreensão das coisas. A criança irá adquirindo consciência da importância dos valores normais. Assim, fortalecerá gradativamente e de maneira consistente os traços de seu caráter.
A personalidade cristã possui traços de caráter cujo modelo é Cristo. Influenciados pelo Espírito Santo, produzimos frutos que refletem nosso caráter cristão. “Mas o fruto de Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé mansidão, temperança”.Gl 5.22.
A criança herda tendência, não o caráter. Este que nasce com o indivíduo, forma-se na pessoa. Ele resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: lar, escola, igreja, comunidade, estado sócio-econômico. O apostolo Paulo em uma das suas cartas, afirma que Jesus pode mudar milagrosamente o caráter: “Assim quem está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”  2Co 5.17. Assim como a criança precisa de ensinamento dos pais e dos professores para formação dos seus hábitos e conseqüentemente do seu caráter como ser humano, a nova criatura em cristo também precisa de ensinamento que vão moldar essa nova vida dentro dos preceitos da Palavra de Deus. Essa ação vai determinar o nível de espiritualidade da igreja e o caráter de cada em de seus membros.
O professor de jovens deve ter imaginação, entusiasmo, e ser cativante. Ele precisa ver na ED mais do que ele vê hoje com seus olhos físicos. Tem grande importância o professor saber ver seus alunos como futuras donas de casa, professores, missionários, advogados, médicos, pregadores, diáconos, fazendeiros e lideres em outras profissões. Os jovens e os adolescentes responderão com entusiasmo à dedicação do professor. Isto não quer dizer que essas classes devam se parecer com um rumoroso comício. Não é necessária que a classe se tornasse ruidosa, irreverente, nem ocupada antes de tudo em apertos de mão e camaradagem. De certo que a cordialidade e o mútuo interesse devem prevalecer, e uma acolhida fraternal ser dada a todos. Há na vida moderna variada motivações para despertar o entusiasmo da juventude. Não havendo idealismo na ED, os jovens e adolescentes não sentirão por ele atração.
Todos os cristãos devem sentir a necessidade de aprende a Palavra de Deus. A ED existe para isso. É através dela que o caráter cristão é formado e os servos do Senhor são preparados para a sua obra.
Crer em Jesus é importante, mas a fé precisa ser alimentada. Se a cristão não ler a Bíblia Sagrada e não freqüentar a ED, não terá forças suficientes para vencer as lutas e provações da vida espiritual.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos, ao receberem o ensino sadio e inspirado das Escrituras Sagradas, são todos de igual modo beneficiados.
Infelizmente, como bem expressa o ilustre pastor Antonio Gilberto, em seu livro A Escola dominical “ainda não tem explorado todo o terreno ou potencial da Escola Dominical, nem lançado mão de todos os seus recursos”.
 O escritor Claudionor Corrêa de Andrade, em seu Manual do Superintendente da ED, foi muito feliz em citar o pensamento de A.S.London, quando afirmou: “Extinga a Escola Bíblica Dominical e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”.
É tempo dos obreiros acordarem para esse fato muito importante no século XXI e repesarem na Escola Bíblica Dominical como a única fonte de evangelismo pessoal.
Portanto, o Senhor Jesus espera que cada um de nós comece a orar, agir e cooperar!
Se você deseja ter uma vida espiritual frutífera e abundante, é imprescindível que Freqüente a ED. É uma atitude de quem realmente ama Deus e deseja agradá-lo. 
 
A METODOLOGIA DO ENSINO PARTICIPATIVO
Quanto ao preparo e a exposição da aula propriamente dita, os editores dos Estudos Bíblicos Didaquê apresentam sugestões preciosas que ajudarão em muito os professores da escola dominical.
·                     Utilizar sempre a Bíblia como referencial absoluto.
·                     Elaborar pesquisas e anotações, buscando noutras fontes subsídios para a complementação das lições.
·                     Planejar a ministrarão das aulas, relacionando-as entre si para que haja coerência e se evite a antecipação da matéria.
·                     Evitar o distanciamento do assunto proposto na lição.
·                     Dinamizar a aula sem monopolizar a palavra oferecendo respostas prontas.
·                     Relacionar as mensagens ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas.
·                     No final da aula, despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a estudar durante a semana.
·                     Depender sempre da iluminação do Espírito Santo, orando, estudando e colocando-se diante de Deus como instrumento para a instrução de outros.
·                     Verificar a transformação na vida dos alunos, a fim de avaliar o êxito de seu trabalho.
            O ensino deve ser centrado no aluno e não no professor ou conteúdo.
O ensino centrado no aluno tem por objetivo criar condições favoráveis que facilitem a aprendizagem e liberar a capacidade de auto-aprendizagem do aluno, visando o seu desenvolvimento intelectual e emocional.
O ensino deve ser participativo e não unilateral. O aluno participa ativamente do processo ensino-aprendizagem, em vez de comportar-se passivamente como receptáculo do conhecimento alheio.
O ensino deve visar o contato do aluno direto com a realidade. A maioria dos professores utiliza-se da preleção (exposição oral) para ministrar suas aulas: explanações, informações, definições, enumerações, comentários, tudo transmitido oralmente. O professor precisa evitar o excesso de verbalismo em suas aulas. Precisa mostrar aos alunos os elementos relacionados às palavras a que se referem. O professor deve trabalhar com recursos didáticos visuais e audiovisuais: ilustrações, cartazes, gráficos, fotos, desenhos, figuras, gravuras, mapas, objetos, materiais tridimensionais.
O professor não deve apenas narrar um fato para que se chegue aos ouvidos, mas representá-lo graficamente para que se imprima na imaginação por intermédio dos olhos.
O conteúdo dever ser contextualizado; aplicado à realidade dos alunos. Os ensinamentos bíblicos ministrados na ED têm de sair do campo teórico para o prático, ou seja, os conteúdos de ensino devem despertar nos alunos motivação para mudança de comportamento. Nenhum educador cristão deverá limitar-se ao conteúdo de uma matéria de ensino disposta em livro ou revista didática. Antes, deve ele em sua prática docente, considerar suas próprias experiências de vida como singular fonte de material útil ao bom êxito do ensino. Os livros que o professor lê, as pessoas com quem tem contato diariamente e cada experiência pessoal poderão constituir excelentes materiais para auxiliá-lo na suprema tarefa de esclarecer a Palavra de Deus a seus alunos.
Apesar de o material didático especializado ser de suma importância, nunca deverá o mestre desperdiçar a oportunidade de enriquecer suas aulas com sua prática de vida.
As informações devem ser transformadas em conhecimento. O professor não deve valoriza-las excessivamente.
Com o advento da globalização, a informação e o conhecimento estão à disposição de todos. Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. A massa de conhecimento da humanidade que hoje dobra a cada dois anos, dobrará a cada 80 dias nos próximos 10 a 15 anos.
É quase impossível para o professor da classe de Escola Dominical competir com seus alunos, principalmente os jovens, em termos de quantidade de informação. Isto em função de os jovens passarem a maior parte do tempo conectado à Internet.
Os professores deverão ajudá-los a selecionarem e priorizarem as melhores informações para transformá-las em conhecimento útil às suas vidas em todas as áreas.
 
 
 
 
 
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Classe:
Aula:
Tema:
Data
Professor/a:
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
A. DO PROFESSOR: o que eu devo saber e fazer  para ensinar. Envolve muito estudo, pesquisas, meditação.
B. DOS ALUNOS o que deverão aprender até o final da aula. Como aplicar na vida prática – é o ponto mais alto,ensinamos para transformar vidas.
Lembre-se:  o objetivo define o destino, quem não sabe aonde quer chegar não vai a lugar nenhum.
CONTEUDO DE ENSINO; (itens e sub itens a serem ensinados)
Conclusão:  sempre deve ter uma aplicação prática que leve a uma reflexão.
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO (procedimento de ensino e recursos a serem utilizados)
Recursos: revista, Bíblia, dicionário da língua nacional, dicionário bíblico, quadro, apagador, retro-projeto, dinâmica, perguntas.
Descrição dos passos da aula e atividades a serem desenvolvidas :
1o. Chegar na sala antecipadamente para: recepcionar os visitantes e escrever o esboço  da lição, caso não use outro recurso.
2o.  orar,
3o.  apresentar visitantes de houver
4o.  quebra gelo – dinâmica
5o.  Exibição e discussão do texto : analisado e sumarizado procurando expor o conteúdo dentro do tempo disponível.
6o.  Expor algumas frases de efeito
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
A Escola Dominical tornou-se um programa rotineiro, monótono e social. O que vemos hoje é na verdade pessoas se convertendo e não tem sido plantado nestas pessoas o desejo em estudar e conhecer a Palavra de Deus, vemos crentes vazios e que não definem nem o que crêem. A escola dominical não tem sido tratada como escola, e sim como um lugar qualquer, o que leva a falta de respeito, de reverencia e interesse.
A Escola Dominical deveria ser uma escola de formação de pessoas aptas a discutirem assuntos concernentes a Palavra de Deus, que tenham segurança no que vão dizer a respeito do que crêem, os professores tem grande parte no caminho em que a Escola Dominical vai seguir, devendo preparar-se mais, envolver-se mais, estudar o material e incrementá-lo, inovar, deve ser reciclado e por fim o professor deve amar o que faz, levando o aluno a participar, a se interessar, a amar seja qual for o assunto estudado na Escola Dominical. Um dos maiores desafios seria criar nestas pessoas a necessidade do estudo da Bíblia para uma vida cristã saudável. Precisamos criar pessoas com um conhecimento melhor da Palavra de Deus. A Escola Dominical é nada mais que o meio mais eficaz de aprendizado da Palavra de Deus, na verdade na prática com o passar dos anos em muitas regiões isto não é realidade, mais deveria ser, pois esta é a essência da Escola Dominical, lugar onde se aprende a Palavra genuína. A Escola Dominical é algo que se faz em conjunto, professor, aluno, diretoria.
Professores capacitados que disponham do material didático necessário, que a Igreja tenha a oportunidade de distribuir tarefas certas, e que cada um encontre seu lugar no Corpo, que pessoas com Dom de Ensino estejam envolvidas com a Escola Dominical, e que os levitas, entre outros estejam envolvidos com seus afazeres. O que vemos hoje é pessoas tomando os lugares de outros.
Como sempre é citado para se melhorar o rendimento, a qualidade e a quantidade da nossa Escola Dominical é necessário preparo para os professores, pois quando os alunos percebem que os mesmos não estão se preparando, os alunos perdem totalmente o interesse. Amadurecimento! Poderiam ser incluídos debates, em especial para os jovens e adolescentes que na verdade são os que mais sofrem com uma Escola Dominical má organizada, ou despreparada, pois eles não tem paciência para ficar parados ouvido um assunto que não os interessa, não brincam como as crianças para poder esperar (com o tempo sendo preenchido por lápis de cor), pelo contrário eles tem muitos questionamentos que deveriam ser explorados pelos professores, com palestras, aulas de perguntas e respostas (secretas se possível, com o auxílio de papel), creio que vocês iriam surpreender-se com as perguntas! Uma sugestão muito inteligente seria montar a mesa redonda mesmo, porque fazer aulas de escola dominical no modelo tradicional secular, não as aulas deveriam ser feitas em círculo, onde todos tem a oportunidade de se expressar, respeitando o limite de cada aluno, um diálogo justo entre professor aluno, uma conversa franca em que o professor não tem medo das perguntas, em que o professor não tem medo de reconhecer que não tem todas as respostas, em que eles juntos fabriquem segundo a bíblia respostas juntos.
Uma escola dominical bem estruturada traz crescimento e conhecimento da Palavra para Igreja. É como o pé de feijão que nasce feijão, não tem como não funcionar, uma escola dentro dos padrões formará alunos dentro dos padrões, de imaturos à maduros. A disposição de cada professor é um ponto indispensável, professores que inovem ganharão espaço com os alunos e serão amados por eles, serão mestres e seus alunos discípulos. Chegaremos um dia ao ponto de dizer isto?
Este trabalho me levou a refletir sobre como temos levando a obra do Senhor, como temos assumido compromisso de ensinar a Palavra de Deus e temos a feito relaxadamente, como nós mesmos líderes não queremos mais ir aos domingos nas Escola Dominical, nem nós mesmos temos esta motivação. Porém existem pessoas escolhidas por Deus para serem professores, pessoas que possuem este Dom, devemos então investir nelas proporcionando um preparo, materiais necessários a elas.
Neste trabalho pude notar como a Escola Dominical deveria ser, quais os problemas que tem levado a extinção dela e algumas sugestões de como melhorar o desempenho dos professores e da Igreja quanto à Escola Dominical.


Enfim, a Escola Dominical não é uma instituição falida, ainda há igrejas, pessoas que querem lutar por isto, ainda há pessoa que crêem que a Escola Dominical, independente do horário mudado, do modelo de ensino atualizado, é uma arma (ferramenta) nas mãos da Igreja e é necessário uma união entre elas.

Isto acontece devido a falta de motivação que temos, que os alunos tem, as aulas são chatas, cansativas, e vazias. Não há nada que nos atraí. Muitas vezes vamos a Escola Dominical somente para agradar o pastor, ou fazer um social com os irmãos. É apenas um ponto de encontro para conversar e colocar os assuntos em dia. Onde estão os temas do nosso dia-a-dia, onde está aquela palavra que nos faz ficar sentados alegres, onde está aquele professor que ama dar aulas e que se prepara para isto? Ah não, definitivamente está em extinção, os professores de Escola Dominical, não são treinados, nem selecionados, não há reciclagem e estão na maioria das vezes lá somente para preencher lugar. As exceções são pouquíssimas. Por isto vemos um grande declínio na Escola Dominical. 

 

 


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