sábado, 27 de outubro de 2012

AMÓS - JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DE ADORAÇÃO/ CPAD

                                                                                    
Amós A justiça social como parte da adoração CPAD
Texto Áureo
" Porque vos digo que , se a vossa 
justiça não exceder a dos escribas e
fariseus , de modo nenhum entrareis 
no reino do céus ( Mateus 5.20 ).
VERDADE PRATICA
Justiça e retidão são elementos necessários 
e imprescindível à verdadeira adoração a Deus.
LEITURA DIÁRIA  

Segunda - Provérbios 14.34
A justiça social exata as nações 

Terça Provérbios -19. 17
Quem ajuda o pobre empresta a Deus 

Quarta - Isaías 1.13-15
O sacrifício e o estado espiritual do adorador

Quinta - Romanos 15.26,27
A espiritualidade do trabalho social 

Sexta - II Corintios 9.8,9
Deus abençoa quem socorre os pobres 

Sábado - Tiago 1.27 
Socorrer os necessitados  é parte da adoração 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Amós 1 
Amós 1 - As palavras de Amós que estava entre os pastores de 
Tecoa , oque ele viu a respeito de Israel , nos dias de Uzias ,rei
de Judá , nos dias de Jeroboão , filho de Joas , rei de Israel , dois
anos  antes do terremoto .
Amós 2
Amós 6- Assim diz o  SENHOR : por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo , porque vendem o justo por dinheiro
e o necessitado por um par de sapatos.
7- Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres , eles pervertem o caminho dos mansos ; e um homem e seu pai entram à mesma moça,para profanarem o meu santo nome.
8- E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado .
Amós 5
21- Aborreço , desprezo as vossas festas , e as vossas assembleia 
Solenes não me dão nenhum prazer .
22- E , ainda que me ofereçais holocausto e oferta de manjares , não me agradarei delas , nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordas .
23- Afasta de mim  o estrépito dos teus cânticos ; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos .

INTRODUÇÃO 
O livro de Amós permanece atual e abrange diversos aspecto da vida social , politica e religiosa do povo de Deus . O profeta combateu a idolatria , denunciou as injustiça sociais , condenou a violência , profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel . Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e mostra aos religiosos a necessidade de incluir na adoração dois elemento importante e há muito esquecidos : justiça e retidão .

I . LIVRO DE AMÓS  
1 . Contexto histórico .
Amós era originário de Tecoa , aldeia situada a 17 quilômetro ao sul de Jerusalém e exerceu o seu ministério durante os reinados de Uzias , rei de Judá , e de Israel (1.1;7.10 ). foi , de acordo com a tradição judaica-cristã , contemporâneo de Oseias , Jonas , Isaías e Miqueias , no período assirio .

 Quando o ouvimos a expressão " Ele é um homem de Deus " , a imagem que mais freqüentemente vem à nossa mente é a de um famoso evangelista , um reverendo , um missionário ou mesmo um ministro em uma universidade --profissionais , trabalhadores  cristão ou alguém que ensina a Palavra  por vocação 
Amós com certeza era um homem de Deus 

Amós era pastor e cultivava figueira no reino do Sul (Judá ).mas também profetizava para o reino do Norte (Israel ). Politicamente , a nação de Israel atingira o clímax de seu poder e desfrutava de uma próspera economia , mas seu povo era espiritualmente corrupto . Os ídolos eram adorados em todas as regiões , especialmente em Betel que era considerada o centro religioso da nação , como Oseias ,Amós foi enviado por deus para denunciar essa corrupção social e religiosa. Aproximadamente 30 ou 40 anos após profecia de Amós , a Asiria destruiu a capital de Israel , Samaria , e conquistou o Reino do Norte  em 722 a.C .). Uzias reinou em Judá de 792 a.C a 740 A.C e Jeroboão II governou Israel de 793 a 753 A.C .

Amós anunciou o castigo decretado por Deus a cada uma das nações que estavam ao redor de Israel -- até mesmo a Judá Talvez o povo de Israel tenha se regozijado ao ouvir as repreensões  dirigidas contra  estas nações . Mas Amós então anunciou o castigo de Deus contra o próprio povo de Israel. Não podia justificar seu próprios pecados pelo fato de a transgressões dos vizinhos parece piores , Deus não faz acepção de pessoas ; Ele julga a todos com justiça e imparcialidade .

2 . Vida pessoal de Amós 
A pesar de ser apenas um camponês de Judá , boieiro e cultivador de sicômoros " ( 7 .14 ) e de não fazer parte da escola de profetas , foi enviado por Deus a profetizar em Betel , centro religioso do Reino do norte ( 4.4 ). Ali , Amós enfrentou forte oposição do sacerdote Amazias , alinhado politicamente ao rei Jeroboão II ( 7.10-16 ). todo sistema político , religioso , social , e jurídico do Reino de Israel estava contaminado . Foi esse o quadro que Amós encontrou nas dez tribos do Norte . O profeta tornou público a indignação de Jeová contra os abusos dos ricos , que esmagavam os pobres . Ele levantou-se também contra as injustiça sociais e contra toda a sorte de desonestidade que pervertia o direito das viúvas ,
dos orfão e dos necessitados ( 2.6-8 ; 5.10-12 ; 8.4-6 ). No cardápio 
da iniquidade , estavam incluído ainda o luxo extravagante , a pros-
tuição e a idolatria ( 2.7 ;5.12 ;6.1-3 )

3 . Estrutura e mensagem .
O livro se divide em duas partes principais . A primeira consiste
nos oráculo  quer dizer  a ( Vontade de Deus anunciada as homens )  que vieram pela palavra ( 1--6 ) e a segunda , nas visões ( 7--9 ). 
O discurso de Amós é um ataque direto às instituições de Israel , confrontando os males que assolavam os fundamentos sociais , morais e espirituais da nação .O assunto do livro é a justiça de 
Deus . O discurso fundamenta-se em denúncias e ameaças de castigo"( 2.6) , terminando com a restauração futura de Israel ( 9.11-15 ) . Ele é citado em o Novo Testamento ( Amós 5.25,26 cp . Atos 7.42,43 ; 9.11,12 cp .Atos 15.16-18 ) .
II Política e justiça social 
1 . Mau governo 
Infelizmente , alguns líderes , como Saul e Jeroboão I . filho de Nebate , causaram a ruína do povo escolhido ( I Cronicas 10.13,14 ; I Reis 13.33,34 ). Amós encontrou um desses maus político no Reino do Norte ( 7.10-14 ). Oseias , seu colega de ministério, também denunciou esses males com tenacidade e veemência ( Oseias 5.1 ; 7.5-7 ).
2 . A justiça social 
É nossa responsabilidade pessoal lutar por uma sociedade mais justa . Tal senso de justiça expressa o pensamento da lei e dos profetas e é parte do grande mandamento da fé cristã ( Mateus 22..35-40 ). Amós foi o único  profeta do Reino do Norte a abradar energicamente contra as injustiças sociais , ao passo que em Judá , mensagens de igual teor aparece por intermédio de Isaías , Miqueias e Sofonias . 
Seis  aspecto básico caracterizam o livro de Amós ,
 (1 ) É primeiramente , um grito profético em favor da justiça e da retidão , baseada no caráter de Deus .
(2) Ilustra vividamente quão abominável é para  Deus a religião divorciada de uma conduta reta .
(3) É uma confrontação radical e vigorosa entre Amós e o sacerdote Amazia ( 7.10-17 ) . que se tornaria uma cena clássica na profecia hebraica . 
(4) Seu estilo , audaz e energético , reflete a inabalável  lealdade do profeta a Deus e aos seus justos padrões para com o povo do concerto.
(5) Demostra a disposição de Deus em usar pessoas que lhe são tementes , ainda que desprovidas de credenciais formais ,para proclamarem a sua mensagem numa era de profissionalismo . 
(6) Há em Amós , numerosos trechos bem conhecidos , entre os quias são  3.3,7; 4.6-12 ; 5.14,15 ;21-24 ; 8.11 ).
3 O pecado .
A expressão : "por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo " ( 2.6 ) refere-se não à numeração matemática , mas é máxima comum na literatura Semítica ( veja Fraseologia similar em Jó 5.19 ; 33.29 ; Eclesiastes 11.2 ; Miqueias 5.5,6 ). Neste texto significa que a medida da iniquidade está cheia e não há como suspender a ira divina .  
III. INJUSTIÇA SOCIAL
1 . Decadência social (2.6).
Amós condena o preconceito e a indiferença dos mais abastados no trato aos carentes do povo , que   veem seus direitos seremm violados (2.7 ; 4.1 Salmos 5.11 ; 84.6 ). Vender os próprios irmãos pobres por um par de sandálias é algo chocante , tal ato , que atenta contra a dignidade humana , demostra a situação de desprezo dos poderosos em relação aos menos favorecido , Uma vez que as autoridades e os poderosos aceitavam subornos para torcer a justiça contra os pobres , o profeta denuncia esse pecado mais de uma vez (8.4-6 ).
2 . Decadência moral .
prostituição cultural era outra pratica chocante de Israel e mostra a decadência moral e espiritual da nação " Um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e , assim profanam o meu Santo nome " (2.7). O pior é que tal prostituição era financiada com dinheiro sujo da opressão que os maiorais infligiam ao povo (2.7,8).
3 . Decadência religiosa .
O profeta denuncia a violação da lei do Senhor que ninguém mais respeitava ( Ex 22.26,27 ; Dt 24.6-17). A acusação não nse restringe à crueldade e à apropriação indébita , mais também a pratica do culto pagão , visto que a expressão " qualquer altar" (2.8) não pode ser no templo de Jeová , e sim no de um ídolo . Amós encerra a denúncia a essa série de pecados , condenando a idolatria, a cobrança indevida de taxas e a malversação dos impostos no culto pagão e nos banquetes em honra aos deuses
 IV . A Verdadeira adoração
1 . Adoração sem conversão
A despeito de sua baixa condição moral e espiritual , o povo continuava a oferecer o seu culto a Jeová sem refletir e com as mãos sujas de injustiças . Comportando-se assim , tanto Israel como Judá , reproduziam o pesamentos pagão , segundo o qual sacrifícios e libações são suficientes para aplacar a ira dos deuses . Entretanto ,Deus declara não ter prazer algum nas festas religiosas que os Israelitas promoviam (5.21 ; Jr 6.20 ).
2 . O significado dos sacrifícios 
Expressar a consagração da ofertante a Deus era uma das marcas dos sacrifícios . E Amós menciona dois : "oferta de manjares " e  "oferta pacífica" (5.22). As ofertas de manjares não eram sacrifícios de animais .tratava-se de algo diferente , que incluía flor de farinha , pães asmos e espigas tostada , representando a consagração dos frutos dos labores humanos a Deus ( Lv 2.14-16). Já as ofertas pacíficas eram completamente voluntárias e tinham uma marca distintiva , pois o próprio ofertante podia comer parte do animal sacrificado (Lv 711-21 ).
3 . Os cânticos .
Os cânticos faziam parte das assembleias solenes (5.23). No entanto , eles perdem o valor espiritual quando não há arrependimento sincero . A verdadeira adoração , porém , não consiste em rituais externos ou em cerimônias formais . O genuíno sacrifício para Deus é o espirito (Sl 51.17). Há um numero muito grande e variado de palavras hebraicas e grega para descrever a adoração e o ato de adorar . Contudo , a ideia principal de todas é de devoção reverente , serviço sagrado e hora a Deus , tanto de maneira pública como individual .Em suma , Deus exige de seu povo verdadeira adoração
CONCLUSÃO 
A adoração ao verdadeiro Deus , nas suas várias formas , requer santidade e coração puro . Trata-se de uma comunhão vertical com Deus , e horizontal ,com o próximo (Mc 12.28-33). Essa mensagem alerta-nos sobre o dever cristão de não nos esquecermos dos pobres e necessitados e também sobre a responsabilidade de combatermos as injustiças , como fizeram Amós e os demais profetas .
     
                                                                                                                                                   
                                                                 
                                                                                                                         
RESPONDA 
1 . Qual o discurso do livro de Joel ?
2 . Qual a nossa responsabilidade pessoal ?
3 . O que significa a expressão " por três transgressões de Israel e por quatro , não retirarei o castigo"? 
4 . Quias as três decadências nos dias de Amós ? 
5 . Qual o verdadeiro sacrifício para Deus ? 
                                                               

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