Joel ----- O Derramamento do Espirito Santo
Texto Áureo
" E nos último dias acontecerá , diz Deus , que do meu Espirito derramarei sobre toda carne ; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão , os vossos jovens terão visões , e os vossos velhos sonharão sonhos " (At 2.17 ).
VERDADE PRATICA
O Espirito Santo não veio ao mundo cumprir uma missão temporária , mas guiar a Igreja até a vinda do Senhor
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Isaías 44.3
O derramamento do Espirito Santo
Terça - Mateus 3.11
Jesus batiza com espirito Santo
Quarta - João 14.16
O consolador está sempre conosco
Quinta
O Espirito Santo ensina a igreja
Sexta
As línguas e o batismo com o Espirito Santo
Sábado
Os gentios e o batismo com Espirito Santo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Joel 1.1; 2.28-32
1)Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel , filho de Petuel
Joel 2
28)e há de ser que , depois derramarei do meu Espirito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizaram , os vossos velhos terão sonhos , os vossos jovens terão visões
.29) e também sobre os servos e sobre as servas , naqueles dias , derramarei o meu Espirito
30) E mostrarei prodígios no céu e na terra , sangue , e fogo , e colunas de fumaça .
31) O sol se converterá em trevas , e a lua em sangue , antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR
32) - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR
será salvo ; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito , e nos restantes que o SENHOR chamar.
INTRODUÇÃO
O movimento pentecostal , no inicio do século 20 , colocou o livro de em evidência , fazendo com que ele fosse conhecido como o " profeta pentecostal". Apesar disso , o anúncio da descida do Espirito Santo não é o tema predominante de seus oráculos. A maior parte de suas profecias fala da praga da locusta e do julgamento das nações no fim dos tempos . Joel , cujo nome significa " O Senhor é Deus "., identifica-se como " filho de petuel "(1.1 ). Suas numerosas referências a Sião e ao ministério do templo indicam que ele era profeta em Judá e Jerusalém , e sua familiaridade com os sacerdotes sugere ter sido ele um profeta " sacerdotal ". confere .( Jeremias 28.1-5 ) que proclamou a verdadeira palavra do Senhor
1 O LIVRO DE JOEL NO CÂNON SAGRADO
Pouco ou quase nada se conhece sobre Joel e a sua época . As escassas informações baseiam-se em alguns lampejos extraídos de seu livro . Era profeta de Judá e seu pai se chamava petuel (1.1 ).
isso é tudo o que sabemos de sua vida pessoal . nenhum rei é mencionado em seu livro , dificultando a contextualização histórica .Ele é anterior a todos os profetas literário , pois tem-se como certo que escreveu suas profecias em que Judá estava sob a regência de Joiada durante a infância de Joás ( 2 Cronicas 23 .16-21 ). Isso explica a influência e a presença significativa dos sacerdotes no governo de Judá ( Joel 1.9,13; 2.17 ). O templo estava em pleno funcionamento ( Joel 1.9,13,14 ).
2 .Posição de Joel no cânon Sagrado A ordem dos profetas menores em nossas versões da bíblia judaica e da vulgata latina , mas não é a cronológica . Joel é o segundo livro , situado entre Oseias e Amós , mas na septuaginta há uma diferença na ordem dos primeiros seis livros : Oseias , Amós , Miqueias ,Joel , Obadias , Jonas
3.Escritura e Mensagem
O oraculo foi entregue ao profeta por meio da palavra (1). São três capítulo , mas a sua divisão na bíblia Hebraica é diferente : lá temos quatro capítulo , pois o trecho 2.28-32 equivale ao capítulo três , com cinco versículo , e o conteúdo do capítulo quatro é exatamente o mesmo do nosso capítulo três . São dois os temas principais : a praga da locusta ( 1--2.27 ) e os eventos do fim dos tempos ( 2.28 --3.21 ). O assunto do livro é escatológico , com ameaças e
II . A pessoa do Espirito Santo
1 . Sua personalidade
Espirito está presente em todas a Bíblia , que o mostra claramente como uma pessoa e não como uma mera influência ele é inteligente ( Romanos 8.27 ), tem emoções ( Ef 4.30 ) e vontade ( atos 16.6-11 ; I Corintio 12.11 ). Há abundantes provas bíblicas de sua personalidade .
2 . Sua divindade
O espirito Santo é chamado de " Deus de Israel " ( II Samuel 23.2,3). Ele é igual ao pai e o filho em poder , gloria e majestade . Na declaração batismal, somos batizados também em seu nome (Mt 28.19 ; Ef 4.4-6 ). Isso significa que o Espirito Santo é objeto da nossa fé e da nossa adoração . Ele é tudo o que Deus é ( I Co 2.10,11 ).
3 ) Como uma pessoa pode ser derramada ?
Esta é uma das perguntas que alguns grupos religiosos fazem frequentemente com a finalidade de " prover " que o Espirito Santo não é Deus nem uma pessoa . Aqui , por duas vezes a palavra profética afirma " derramarei o meu Espirito" ( 2.28,29 ), o que é ratificado em o Novo Testamento ( At 2.17,18 ). Ao longo da história , a divindade do Espirito Santo sempre encontrou oposição . Após o concílio de Niceia , surgiram os pneumatomachoi
(" opositores do Espirito ") que , liderados por Eustáquio de Sebaste ( 300- 380 ). não aceitavam a divindade do Espirito Santo .
4 . Linguagem Metafórica
O " derramamento" do Espirito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever o revestimento de alguém com o poder do mesmo Espirito. Trata-se de uma metáfora , figura que " consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua , em virtude uma comparação implicíta " ( Gramática rocha lima ). Simbolizada pela água , o Espirito Santo lava , purifica e refrigera como reflexo de sua múltipla operações ( Is 44.3 ; Jo 7.37.-39; Tt 3.5
III . Horizontes da promessa
1 . Ponto de partida .
A profecia do derramamento do Espirito Santo começo u a ser cumprida no dia de Pentecostes , que marcou a inauguração da Igreja (At 2.16 ) O apostolo Pedro empregou apropriadamente a expressão " nos últimos dias " (At 2.17 ) no lugar de " depois " ( Jl 2.28 ).
Não faz sentido algum , por consequinte , afirmar que a efusão do Espirito Santo foi apenas para a era apostólica ; antes , pelo contrário , começou com os apóstolo e continua em nossos dias . era o ponto de partida , e não de chegada.
2 . Comunicação divina.
Deus disponibilizou recursos espirituais para manter a comunicação com o seu povo por meio de sonhos , Visões e profecias , independentemente de idade , sexo e posição social ( 2.28b ). Todavia , cabe-nos ressaltar que somente a Bíblia é a aoutoridade divina na terra . Quanto aos sonhos , visões e profecias , são-nos concedidos para a edificação individual , e não podem ser usados para fundamentar doutrinas . A Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé prática .
IV O fim dos tempos
1 . Sinais
A profecia de Joel fala ainda sobre aparição de sinais em sima no céu e embaixo na terra , sangue , fogo e colunas de fumaça , do sol convertendo-se em trevas e da lua tornando-se sangue ( 2.30,31 ). São manifestações teofânica de Jeová para revelar a si mesmo e também para executar juízo sobre o pecado ( Ex 19.18; Ap 8.7 ). Tudo isso o apostolo Pedro citou integralmente em sua pregação (At 2.19,20 ). É de se notar que tais manifestações não foram vistas por ocasião do pentecostes . A explicação é que se trata do começo dos " últimos dias ".
2 . Etapas . O primeiro advento de Cristo e o derramamento do Espirito Santo são eventos introdutório dos últimos dias " (At 2.17 ). Os sinais cósmico acompanhados de fogo , coluna de fumaça etc., ausentes no dia de pentecostes , dizem respeito á grande tribulação , no epílogo da história , "antes que venha o grande e terrível dia do Senhor " ( Joel 2.31;Atos 2.20 ).
3 . Resultado.
A vinda do Espirito Santo, além de revestir os crentes em Jesus
Também em salvação a todos os que desejam encontrar a vida eterna . O apostolo Pedro termina a citação dde Joel com estas palavras : Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"
Atos 2.21 ). O nome " SENHOR" , com letras maiúscula , indica na Bíblia Hebraica a presença do tetragrama YHWH ( as quatro consoantes do nome divino "yahweh ,javé , Yhovah , Jeová "). O apostolo Paulo citou essa passagem referindo-se a Jesus , e afirmando que o meigo Nazareno é o mesmo grande Deus Jeová de Israel ( Romanos 10.13.
Conclusão
O derramamento do Espirito Santo inaugura a dispensação da igreja , que acompanharam de grandes sinais , faz do cristianismo uma religião sui genereis . A Igreja continua recebendo o poder do alto e prossegue anunciando a salvação a todos os povos . Nisso vemos a múltipla operação do Espirito Santo, revestindo de poder os crentes em Jesus e convertendo o pecador de seus pecados ( Atos 1.8 ; João 16.7-11).
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