terça-feira, 16 de outubro de 2012

SUBSÍDIO PARA OS DOZE PROFETAS MENORES


     LIÇÃO  1 DO QUARTO TRIMESTRE

A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES                       

       Atividades que nos ajudam a fixar os temas proposto

Neste trimestre começaremos o estudo dos profetas menores. Essa designação " profetas menores " não representa uma forma de atribuir menor valor a esse grupo de profetas em relação ao grupo anterior , Isaías , Jeremias , Ezequiel e Daniel , também conhecidos como profetas maiores . Essa designação é referente à classificação feita pela igreja latina , que de forma didática , separou esses livros pela extensão de seu conteúdo , e da mesma forma que os profetas maires , os profetas menores foram igualmente inspirados por Deus , e tem tanta autoridade quanto os demais .

Uma advertência precisa ser trazida as que vão estudar os profetas menores . A profecia é preditiva , ou seja , apresenta informações sobre o que ainda  há  acontecer  no futuro. Mas  dizer o que ainda vai acontecer , para  que tenhamos a certeza de que Deus realmente falou por meio dos profetas , é apenas uma das funções da profecia 
Os profetas , inspirados por Deus , olham para o futuro , mas também para os seus próprios dias . Eles denunciaram os pecados do povo quando esse se desviava dos  caminhos do Senhor . 

Amós ,por exemplo , clamou contra as pessoas ricas de sua época , que de forma injusta , tomavam terras das mais pobres , deixando-os não apenas  sem abrigo , ma também sem condições de trabalho cotidiano . Obadias condenou a participação dos edomitas em um ataque contra Judá , pois tinham ascendência comum , e como irmãos , jamais poderiam Viver com animosidade . Miqueias  clamou para que o ritualismo não fosse superior à obediência , e para que seu povo não pensasse que poderia manter os rituais  e serem desobediente a Deus . jonas foi mandado a pregar aos ninivitas , e aquela geração se arrependeu . Na geração seguinte , tornaram a fazer as coisas erradas que Deus abominava , e Deus usa Naum  para decretar o juízo àquela nação .

Esses são exemplos necessários para que não olhemos os profetas apenas como aqueles que profetizaram  sobre  o futuro , mas que olham para a sociedade em seus dias e proclamaram  a Palavra do Senhor , a fim de que seus contemporâneos se arrependessem e se voltassem de coração ao deus de Abraão , Isaque e  Jacó .Os profetas nos mostram que o povo de Israel (e nós também ) precisava se arrepender de seu pecados ,  para finalmente , serem aceitos por Deus .

Portanto , estudar os profetas menores é um dever dos cristãos que desejam ter suas vidas alinhadas com a vontade de Deus no que tange à vida  pessoal e às práticas . 

LIÇÃO 2 DO QUARTO TRIMESTRE

A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Oseias : A fidelidade no relacionamento com Deus 
O primeiro dos profetas menores é  Oseias Ele foi profeta às dez tribos do norte , à nação de Israel já divida . Notemos que por ocasião de seu ministério , Israel experimentou o exílio pelos assírios . Antes de Oseias falecer , Samaria , a capital do  Norte , caiu , cumprindo o que Oseias havia predito . profeta como  Amós , Isaías e Miqueias foram contemporâneos de Oseias , sendo que o primeiro profetizou para o Reino do Norte , ao passo que os dois últimos profetizaram no reino do sul .

O nome Oseias significa  Salvação . Esse nome difere de Josué e de Jesus , pois eles significam " jeová é salvação ". Ele também é tido como " o mais gentil dos profetas do Antigo Testamento "Ao longo do seu livro , Oseias é apresentado como um homem casado com uma mulher infiel . De forma sintética e didática , podemos dividir o livro de Oseias em duas grandes partes . Nos capítulo 1 a 3 , Oseias se casa com Gomer e tem três filhos com  ela , Mas Gomer abandona o marido e vai buscar o amor de outros homens .Oseias recebe de volta sua esposa adúltera , comprando -a de volta em mercado de escravos! Já nos capítulo 4 a 14 , vemos a tristeza de Deus para com Israel , e a advertência de Oseias para com a nação :
eles seriam levados  para a assíria cativos . Apesar de tudo , da mesma forma que Oseias recebe de volta sua esposa infiel , demostrando amor e misericórdia , Deus recebera de volta a Israel , um povo desta vez amadurecido pela adversidade  e pelo reconhecimento de que só o Senhor é Deus .

É certo que Gomer pago u um alto preço por ser infiel a Oseias . De uma mulher honrada passou a ser adúltera , e depois , escrava , tendo sido resgatada por aquele a quem ela desprezou . Da mesma forma que Gomer , Israel abandonou ao Senhor , que  lhe deu um nome e o transformou de um bando de escravos dos Egípcios em uma nação forte e reconhecida no cenário internacional . Apesar de tudo o que Deus fez por eles , os Israelitas não valorizaram sua posição e se deixaram levar pela adoração a outros deuses , 
sendo , portanto , punidos pelos seu pecados. 

Oseias apresenta uma profecia que se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo " Do Egito chamei a meu filho " (Oseias 11.1 ), uma referência ao retorno de  José e Maria com o menino Jesus para Israel , após a morte daqueles que queriam matar o Senhor quando Ele era ainda uma criança indefesa  e totalmente dependente de seus pais . Esses dois eventos ocorreram séculos depois .

lição de numero 3 
Joel  O derramamento do Espirito Santo

Joel. o segundo dos chamados profetas menores , exerceu seu ministério em  Judá , no Reino do  Sul , Seu nome significa " Jeová é Deus " Em que pese o fato de ele ter profetizado sobre o derramamento do  Espirito Santo de Deus  no futuro , com manifestações específica  ,a tônica de sua profecia  vai mais além . 
no capítulo 1 ," Joel profetiza ao povo logo após  enormes enxames de gafanhotos terem destruído a terra .Esses insetos comeram todas as plantas e ervas próprias para a alimentação. Ao mesmo tempo , havia falta de chuva , ocasionando também falta de água . Contudo , ainda que essa destruição tenha sido muito terrível , Joel escreve  dizendo que isso não é nada em comparação com o que Deus está prestes a fazer por causa da desobediência do povo . Joel pede que as pessoas se voltem para Deus e lhe obedeçam antes que seja tarde demais,"( Quero Entender a Bíblia ,Acerca de desastres naturais , Os desastre naturais geralmente são identificados como sendo atos de Deus, Na atualidade , sabemos que isso significa tão somente que não há  humano capaz de manter controle sobre um evento em particular . Na época do Antigo Testamento , entretanto , muitos desastres naturais  eram literalmente considerados atos de Deus ,
uma demostração de sua sabedoria sobre os atos naturais para deles se extrair uma lição espiritual 

Séculos mais tarde , Deus enviou seu espirito Santo aos santos que estavam em oração em um cenáculo , aguardando o cumprimento do que Jesus havia prometido : um revestimento de poder com objetivo de anunciarem a Jesus Cristo Naquele dia , aqueles que estavam no cenáculo foram  cheios com o  Espirito Santo , de forma que falaram em outras línguas , e anunciaram  a Jesus de forma ousada e sem temor dos homens , Pedro utilizou a passagem de Joel para explicar o derramamento do Espirito Santo , mostrando que esse evento traria sinais como a capacidade de profetizar e ter visões .

Joel também apresenta pontos em sua profecia , como o chamado 
" Vale da Decisão ", local em que deus há de apresentar suas decisões contra a humanidade rebelde (e não um lugar onde as pessoas decidirão o que vão fazer ) ; fala também que aquele que invocar o nome do senhor há de ser salvo , uma observação inicial para os judeus , mas que entendemos ter sido estendida aos gentios que clamarem a Deus e que serão salvos .





Nenhum comentário:

Postar um comentário