quinta-feira, 5 de julho de 2012

A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO LIÇÃO 3

                                                                  LIÇÃO 3
                                                         15 de julho de 2012
A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO 


TEXTO ÁUREO - 
" Porque para mim o viver é Cristo, e o                          LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
morrer é ganho ' (Fl    1.21).                                            1 Corintio 15.51-57                      
VERDADE PRATICA                                                                       
Para o crente , a morte não é o fim da vida ,
mas o inicio de uma plena , sublime e eterna 
comunhão com Deus .
INTRODUÇÃO
Numa sociedade materialista ,evita-se falar sobre assuntos negativos. No entanto, a morte é um fenômeno real que  se abate sobre os seres humanos de todas as idades , classes , sociais e religiões . Afinal de contas , quem pensa em morrer? Há alguma virtude na morte ? Nos dias atuais , o desespero vem tomando conta das pessoas, até mesmo das qe professam a fé cristã. É uma pena que alguns púlpitos não estejam preocupados em preparar as suas ovelhas, através das Sagradas Escrituras, para enfrentar essa realidade que pode chegar a qualquer família, sem avisa-la ou pedir-lhe licença . por isso , nessa lição , demonstramos que Deus se preocupa com a fragilidade e Vicissitude humanas ,  principalmente quando se trata de um tema tão laborioso e delicado .
I. O QUE É A MORTE
Conceito . não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência , na religião e faz parte de debates cotidianos , pois atingem a todos (Samos 89.48;Eclesiastes 8.8 ).Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória , o consenso médico atual a defini como cessamento clínico , cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. no entanto , a definição mais popular do fenômeno é a interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo". A constatação de que a pessoa entrou em óbito é o ponto de partida para a permissão, ou não pela família, de doar órgãos. Ainda continuando sobre oque é a Morte.
A morte é a separação  entre corpo e espirito e alma.separação física. pra onde vai o espirito, volta para Deus .A Bíblia revela que a natureza humana, criada à imagem de Deus. é trina e una .
composta de três componente , a saber ; espirito , alma e corpo ( 1 Tessalonicenses 1 5.23  Hebreus 4.12 ). Deus formou a Adão do pó da terra ( seu corpo ) e soprou nas sua narinas o folego de vida ( seu espirito).  e ele tornou -se um ser vivente ( sua alma ) Gêneses 2.7 ). por causa do pecado  é que veio a separação  Entre o corpo , por um lado , e o espirito e a alma do outro . só na ressurreição do ultimo dia se ajuntaram novamente.
O DIZ AS  ESCRITURAS DIZEM? 
' O salario do pecado é a morte ( Romanos 6.23 ). Deus criou o homem e a mulher para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano . Mas , conforme descrito em Romanos 
6.23 , a morte é consequência da queda ( gêneses 3.1-24 ). O pecado roubou , em parte ,a vida  eterna da humanidade. Assim  a bíblia demostra que a morte é a consequência inevitável do pecado , e realça esse fato como a separação entre " alma " e corpo " Gêneses 35.18
A MORTE
Já vemos que a morte é a separação entre corpo e alma e espirito . separação física  onde que o espirito volte para Deus , Eclesiastes 12.7 ). Todo ser humano está ordenado a morrer ,desde que a Adão pecou no  Éden ele trouxe a morte sobre toda raça humana . Existe três tipo de morte na Bíblia . A morte física e a morte espiritual  a morte eterna . A morte é um fenômeno natural muitos não gosta de falar sobre a morte, Porque a morte ela traz muita dor e sofrimento em meios as famílias . Para a morte não existe idade cor raça , Ela costuma nos surpreender , porque não sabemos o momento que ela vai chegar.Quantas pessoas que fica  com depressão desesperada porque perdeu um ente querido.Muitas pessoas chega até ser Hospitalizada , o pior que muitas chega ao suicidar e se torna uma tragedia.O que á Bíblia diz , ela abri-nos os olhos. Quanto ao destino de cada um .A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte de um justo . porque precioso é pra ele.(  Sl   116.15 ). 
II A VIDA APÓS A MORTE
1 O que diz o velho testamento .
Morrendo o homem , porventura , tornará  a viver?" (Jó 14.14a ). Essa é uma pergunta de interesse perene para todos os seres humanos . indagações como " Há vida após a morte? " São questões existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto ,as Escrituras têm as respostas a essas perguntas .a) Sheol .Em salmos 16.10 e 49 .14,15 . o termo hebraico é " sheol .Essa palavra aparece ao longo de todo antigo testamento. É traduzido por " inferno" e sepultura ". Tais expressões denotam a ideia de imoralidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência  da morte . Tal expectativa representa o âmago das expressões do salmista.
b)A esperança da ressurreição .
O patriarca Jó , após muito padecer, expressou-se confiantemente : " E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne , verei a Deus " 19.26 cf vv.23-25,27 ) O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma:" Quanto amim , feito a justiça , verei a tua face ; quando despertar , ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança " 17.15 cf. 16. 9-11 ). Os profetas Isaías e Daniel expõem a esperança da ressurreição como um encontro irreversível com Deus 9 Is 26.19;Dn 12.2 ). Esses textos realçam a doutrina da esperança na ressurreição do corp em glória e denotam , inclusive , a alegria do crente em se encontrar com seu Deus após a morte. logo, podemos  afirmar categoricamente que o antigo testamento , respalda , inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e consciência após a morte .
2 O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO.
A base bíblica neotestamentário da existência de vida consciente após a morte e a imoralidade da alma está fundamentada exatamente na pessoa de Jesus de Nazaré . Ele foi quem trouxe luz , vida e imortalidade ao homem que crê . As evidências são abundantes (Mt 10.28, Lc 23.43 , Jo 11.25,26; 14.3; 2Co 5.1 ). Essas porções bíblica ensinam claramente a sobrevivência da alma humana fora corpo , após a morte . Não obstante , a redenção do corpo e a alegre comunhão eterna com Deus são resultados da plena e bem - aventurada ressurreição e transformação do corpo corruptível (1Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp 3.21 ). 
Definitivamente , e segundo as Escritura , o dom da vida para os cristãos não é uma existência finita ,mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno. Foi Ele que implantou em nós , através de Cristo Jesus , nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena .
3 . A MORTE, O INICIO DA VIDA ETERNA 
a)Esperança , apesar do luto 
É natural  que a experiência da separação de ente querido traga dor , angustia , tristeza e saudade . O luto, tema a ser tratado na próxima lição , chega forma inesperada na vida de qualquer pessoa. Mas a promessa do mestre de Nazaré  ainda  sobrepõe-se a qualquer vicissitude existencial : "  [...] quem crer em mim, ainda que esteja morto ,viverá " Jo 11.25 ).  ) b A morte de Cristo e a certeza da vida eterna . O pai entregou  seu filho em favor da humanidade , e assim o fez simplesmente por amor ( Jo   3.16 ). Esse amoroso proporcionou a  possibilidade de escaparmos do juízo divino pelo sangue precioso derramado por Cristo Jesus. Isso leva-nos a refletir que sem a morte de Jesus não haveria pregação do evangelho nem salvação . O apóstolo Paulo tinha a convicção de que a Cruz de Cristo é o âmago do evangelho ( 1Corintio 1 .17 ). do novo nascimento e da e da vida eterna . Hoje só amamos o senhor porque Ele nos amou primeiro  ( João 4.19 ). por isso , pela sua morte de cruz temos , nele , a vida eterna. 
)c A morte o desfrutar da vida eterna 
O fenômeno da morte é para o crente a prova da fé vigorosa revelada em sua vida terrena . Essa fé manifesta-se numa consciência de vitória apesar de a morte mostrar-se como uma  aparente derrota . O apóstolo lembra dessa fé quando exorta-nos: [...] alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo , para também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis " ( 1 Pedro 4.13 ). 
para mo crente a morte não é o fim , mas o inicio de extraordinária e plena vida com Cristo. É a certeza de que o seu " aguilhões " foi retirado de uma vez por todas; selando o passaporte oficial para a vida eterna em Jesus ( 1 Corintios 15.55 ;. Oseias 13 .14 ). Um dia nosso corpo será plenamente arrebatado do poder da morte ( Romanos 8.11 ; 1Tessalonicense 4.16,17 )!
CONCLUSÃO 
Precisamos ter consciência de que a nossa vida é semelhante à flor da erva. Ela se esvai rapidamente . Todavia tenhamos em mente que o " viver é Cristo e o morrer é lucru " Portanto , não  se  prenda às questões  passageira e efêmeras . Na peregrinação existencial , preencha sua mente com o Evangelho . assim , ao final de sua vida poderá jubiloso , entoar o que o apóstolo Paulo declarou no final da sua carreira : " combate o bom combate , e acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora , a coroa da justiça me está aguardada , a qual o senhor justo juiz , me dará naquele dia ;  não somente a mim , mas também a todos os que amarem a sua vinda " 2 Timóteo 4.7,8 ) . em Cristo ,tenha paz e esperança , porque Ele é a ressurreição e a vida eterna 
   
   
     
                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário