quinta-feira, 12 de julho de 2012

AUXILIO PARA PROFESSOR LIÇÃO 4 E LIÇÃO 5

LIÇÃO 4 

SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA SOCIAL

A violência em nossos dias não é um fato desconhecido dos cristãos . Aqueles que lidam com missões interculturais , em países fechados ao evangelho , conhecem bem as consequência da violência.

Não é certo alegar que a violência é fruto da ausência de educação. O século XX demonstrou que sociedades mais avançadas podem ser mais brutais do que sociedades não tão adiantadas. E  o século XXI começou com uma sensação de violência extrema. dando origem a um movimento internacional de caça a terroristas, O Bulling, definido como uma séria de agressões internacionais. verbais ou físicas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, é em nossas escolas . No campo, grupos desejosos de reformas agrárias usam a violência para impor suas perspectiva, política , entrando em fazendas, destruindo plantações e matando animais. E nas cidades, traficantes buscam espaço em comunidades menos assistidas, impondo seus desígnios com sangue de inimigos e trabalhadores. Portanto, a violência não  é desconhecida da humanidade.

Antes de prosseguir, precisamos entender que a violência é fruto do pecado. Após a queda do homem no Éden, Caim, filho de Adão, matou Abel, seu próprio irmão. Lameque  fez uma canção a suas duas mulheres os motivos pelos quais matou dois homens. Lembra-nos que nos dias que antecederam o dilúvio, a terra enche-se de violência, de forma que ficou insustentável a vida na terra. Isso porque, por causa do pecado, somos inclinados a resolver as coisas  impondo nossa força, não raro, de forma brutal. para que não façamos tal, Deus permitiu aos homens criar leis que possam inibir a atitude violência entre os próprios homens, de forma que o preço a ser pago por um ato violento seja reprimido de forma dura pela sociedade

A igreja pode atuar de forma ativa preparando-se para receber as pessoas que sofreram com a violência. Não são poucas as mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica ou sexual. A igreja precisa estar pronta para não apenas receber essas mulheres, mas também a tratá-las nos diversos aspectos atingidos pela violência vivida, seja no sentido material, pois muitas não podem retornar as suas casas e precisa mudar de vida e de residência.

A igreja pode ajudar a coibir a violência. Há quem pense que a igreja não deve se envolver em questões relacionadas às coisas deste mundo, como a violência ( Jeremias 22.3 ). Faz parte da nossa missão, até que o Senhor Jesus retorne, fazer deste mundo um mundo menos violento, praticando a justiça e respeitando aqueles que têm menos condições que nós .


LIÇÃO 5 

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ

O estado de viuvez é apresentado diversas vezes na Palavra de Deus. Nos casos apresentados , somos ensinados sobre como devem ser as posturas tanto da igreja quanto das próprias pessoas que passam pela perda de um cônjuge. 

As viúvas precisam ser amparada por seus familiares. O auxilio por parte da  igreja é subsidiário , e nos casos em que a família da viúva não pode socorrê-la em suas necessidades de subsistência . No segundo caso, quando a viúva é auxiliada pela a igreja, não pode se sentir inútil ou desvalida, pois é uma forma de honrar a pessoa que está passando por dificuldade ( Timóteo 5.3 ). Honrar a viúva não é feito apenas quando se dá a ela a oportunidade de orientar e ensinar as mulheres mais novas, mas também quando a igreja lembra-se dela para que possa ser ajudada.

As viúvas precisam ser motivadas a permanecerem servindo ao Senhor. Por ocasião da apresentação de Jesus no templo , Lucas narra a presença de uma profetiza chamada Ana , que era viúva pela observação de Lucas, era uma senhora bem idosa , mas que estava no templo servindo ao Senhor de forma contínua . A viúves , portanto, não impede a pessoa de servir ao Senhor com seus dons.

O apoio às viúvas restringe-se ás que realmente estão desamparadas. Para isto , as viúvas não podem ser pessoas que tenham uma vida desregrada. Paulo recomenda que não sejam admitidas para ser ajudadas pela igreja as viúvas mais novas, que "... aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosa, mas também paroleiras e curiosas , falando o que não convém ," ( Tm 5.13 ). Entendemos que certas mulheres em Éfeso tinhão esse comportamento, e por isso a recomendação paulina deve ser observada . As viúvas mais novas podem, em nossos dias , trabalhar para sua manutenção , cuidando de sua própria vida e não se metendo em confusões relacionada á fofocas e outros males. E podem tornar casarem-se . Esse conselho- de as viúvas mais novas cuidarem de suas vidas- é importante também para todas pessoas na igreja.

Uma viúva considerada " nova " está proibida de se casar? De forma alguma. Na verdade, é bem mais ético uma viúva mais nova casar-se de novamente do que dar ocasião para ser mal-falada ( Tm 5.14 ).  Essa recomendação do apostolo tem por objetivo dar oportunidade á tais viúvas para que se casem novamente, visto que a morte rompee o vínculo do matrimonio antes existente. Não é difícil haver falatórios em certas igrejas quando uma viúva torna a casar-se , ma tal atitude - a viúva casar-se novamente- não afronta a Palavra de Deus. Desde que a pessoa deseje um novo matrimonio , a igreja deve buscar o relacionamento e a bênção de Deus para a nova família que está sendo formada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário