quinta-feira, 28 de junho de 2012

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

TEXTO ÁUREO 
O Senhor o assiste no leito da enfermidade;
na doença , tu lhe a fofas a cama" Salmo 41..3

VERDADE PRATICA 
Deus nem sempre cura as nossas enfermidade,                              
mas concede nos forças para que, mesmo no                           
leito de dor, continuemos a glorificar o seu nome                        
HINOS SUGERIDO 7,33,510                                                        
                                                                                                   
                            LEITURA   DIÁRIA  
SEGUNDA   Êx  15.26
Deus cura as nossas enfermidades
TERÇA   Sl   91.1,2
Deus, refúgio e fortaleza em meio à dor
QUARTA  Jó  19.25
Esperança e fé em meio às enfermidades
QUINTA   Sl   125.1
Confiança inabalável
SEXTA   Is 38.2,3
Dor e choro na enfermidade incurável 
SÁBADO   Is 38.5
Deus responde o clamor pela a cura

     LEITURA BÍBLICA EM CLASSE  Isaías 38.1-8
                                                      
                                                      OBJETIVOS 
 após esta aula, o aluno deverá estar apto a;
EXPLICAR   a origem das enfermidade 
DISCUTIR a respeito das principais doenças da vida moderna
CONSCIENTIZA-SE do que devemos fazer diante da dor e do sofrimento.

INTRODUÇÃO 
Nesta lição, veremos que pessoas santas e fiéis ao Senhor padeceram por causa de doenças e enfermidades , mas pela fé receberam forças para vencer o sofrimento. Nenhum crente deve estranhar o fato de experimentar adversidade, perseguição, fome, pobreza ou perigos , Aflições e calamidades não significam , decerto ,que Deus nos abandonou nem que deixou de nos amar. pelo contrario nosso sofrimento como crentes abri-nos o caminho pelo o qual nós nos Experimentamos mais do amor e consolo de Deus. porque a vida cristã envolve sofrimento que deve ser considerado como uma participação ou comunhão com Cristo no sofrimento Na lição veremos o que a palavra  de Deus ensina a seu respeito e como devemos agir, afim de minorar os seus efeitos. Não podemos ficar indiferente aos seus males, porque enquanto permanecermos neste mundo, estaremos sujeitos às suas consequências. Todavia , não devemos esquecer-nos de que a nossa vida está escondida em Deus e nele estaremos sempre seguros.  

 I . A ORIGEM DAS ENFERMIDADES
A queda e as enfermidade.
Muitas pessoas insistem em afirmar que o crente fiel  jamais pode ser acometido por enfermidades. porem a bíblia menciona diversos casos de homens temente a Deus que sofreram com as enfermidades.como no caso de Jó .veja o capitulo 2. 7.,8  O que a Bíblia diz Então , saiu  Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta dos pé até ao alto da cabeça.E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.Jó sofreu inocentemente por causa da sua lealdade a Deus. todos os crentes fiéis a também sofrerão de certo modo.O novo testamento declara que " todos os que piamente querem viver  em Cristo Jesus padecerão  perseguições " 2 Tm   3.12. Vemos os hospitais que estão cheios de crentes que estão  internados, As enfermidade não escolhe nenhum tipo de religião.
Vemos na Bíblia homens que ficaram doente, como no caso de Eliseu , 2Reis 13.14 1Timoteo 5.23.
O que podemos fazer emeio a estas situações da vida, só confessando a ele os nossos pecados porque quem confessa e deixa alcança  misericórdia.
Certa vez , diante de um homem cego , os discípulos de Jesus perguntaram-lhe; " Rabi que pecou, estes ou seus pais , para que nascesse cego?" (Jo   9.2 )Eles acreditavam que a cegueira daquele homem era resultado de alguma desobediência especifica. porém Jesus lhes disse; 'nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que  se manifestem  nele as obras de Deus " Jo   9.3 
pode parecer estranho aos nossos olhos, mas aquela enfermidade era para que o nome de Jesus fosse glorificado na sua vida

PROVADOS PELAS ENFERMIDADE.
quem não quer desfrutar de uma boa saúde? Algumas enfermidades geram limitações que nos impedem até mesmo de realizarmos a obra do Senhor. porém , o pai Celeste permite algumas vezes  que a nossa fé cresça mediante uma experiência e comunhão com  Ele. O corpo pode estar debilitado pela doença , ma s o espirito , como resultado da confiança em Deus, está forte. Na Bíblia , temos muitos exemplos de homens fiéis que faram acometido por enfermidade.Nos momentos de sofrimentos e dor  e aflição corra para os braços do pai Celeste! Muitos pensam que chorar é sinal de fraqueza, mas não o é . Chore, e coloque diante do  Senhor toda a sua dor e sofrimento 91 Pedro 5.7 ). Deus é o dono da vida . A palavra final é sempre dele!

ENFERMIDADE DE ORIGEM MALIGNA
Existem enfermidades cuja origem é maligna? sim, a Bíblia relata vários casos (Mc 9.17 ; Lc   13.10-17 ). porém , o inimigo das nossas almas não pode tocar na vida e na saúde de ninguém sem a permissão de Deus (Jó 2.6 ) a enfermidade física não significa necessariamente que alguém esteja experimentando alguma forma de  " possessão demoníaca ' ( João 5.18 ; 1 Ts 3.3 )
                                                                                                                  
 AS DOENÇAS DA VIDA MODERNA 
Depressão. 
É comum as pessoas confundirem depressão com tristeza. contudo , existe uma grande diferença. A depressão não é somente uma tristeza , embora o desalento , sem uma causa  aparente , seja um dos seus muitos sintomas . A depressão é uma doença. Chegou a ser considerada por alguns especialistas como a doença do século. Vários são os fatores que podem causá-la ; medicamentos , doenças físicas, período pós parto ,etc.  Muitos ainda teimam em afirmar que o crente jamais fica deprimido, porém basta ler a Bíblia  para encontrar casos em que servos de Deus enfrentaram essa terrível enfermidade 1 Rs   19 . 4,9,10 ). Caso você também esteja passando por um período de depressão , não se constranja . Ore ao Senhor e não deixe de procurar ajuda médica( Mateus 9.12 )
SÍNDROME DO PÂNICO 
 A síndrome é basicamente um conjunto de sinais e sintomas que pode ser produzido por mais de uma causa. Quem padece da síndrome do pânico -- um pavor repentino e incontrolável --apresenta os seguinte sintomas ; taquicardia, sudorese, aumento da pressão arterial e tontura. É preciso muita oração , apoio da família e da igreja , além de tratamento médico especializado. Recitar textos bíblico que falam a respeito da segurança em Deus ajuda aqueles que estão enfrentando o problema (Salmo 3.5 ) . Deve porém ficar claro que a síndrome do pânico é uma doença, logo não significa falta de fé ou covardia.
AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS 
As doenças psicossomáticas manifestam -se quando os desajustes do  sistema emocional transformam-se em  doenças físicas , Estando o sistema emocional abalado , possivelmente haverá reflexos no corpo. A pessoa emocionalmente fragilizada ou estressada  pode vir  a ter dor de estômago insônia, fadiga,artrite e dores de cabeça. As causas de tais sintomas não se encontram em nosso físico , mas na mente. A fé em Jesus Cristo e na sua palavra é um excelente remédio para ajudar -nos a manter a saúde física e mental, Orar e meditar na palavra de deus também é uma forma eficiente de cuidado com a saúde ( Proverbio 4.20-22 )  
O QUE FAZER DIANTE DA DOR E DO SOFRIMENTO
Não culpar ou questionar a Deus. 
Muitos crentes ao enfrentar uma enfermidade culpam ao Senhor e, martirizando questionam-se,
questionam; " por que Deus? " Assim agiu o rei Ezequias , mas Deus acrescentou-lhe mais quinze anos ( Is 38.5 ). Contudo , durante este período de sobrevida , ele cometeu um de seus maiores erros  (Is 39.1-8 ) . não podemos nos esquecer de que somos pó e que um dia ao pó haveremos de retornar ( Gn   3..19 ). Diante da vontade do todo poderoso , portemo-nos humildes e não autossuficientes. 

CONFIAR EM MEIO À  DOR 
A dor e o sofrimento não devem afastar-nos da presença do pai Celeste; ambos devem servir para que aprendamos a confiar no Senhor . até mesmo diante da morte , toda via , não se assombra e continua a confiar : ' ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte , não temerei mal nenhum , porque tu estás comigo (Sl   23.4 -ARA ).
 A ESPERA DE UM MILAGRE 
Deus é imutável ! Ele continua a operar milagres e maravilhas . todavia , não podemos nos esquecer da sua soberania . ele opera quando quer e a sua maneira de agir é única . não desista continue a confiar no poder do altíssimo , pois sua esperança não será frustada (Pr   23.18 ). O homem sem Deus desconhece seu futuro , mas o crente tem a certeza da vida eterna e sabe que o todo poderoso jamais nos deixará ; " O Senhor conhece os dias dos retos,  e sua herança permanecerá para sempre " Sl   37.18 .

CONCLUSÃO 
O  crente não está imune as enfermidades, Mas a nossa vitória sobre as doenças está na confiança em Deus . ele nos ama e jamais nos abandona em meio à dor e ao sofrimentos. se você tem sido assolado pelas enfermidades, não se desespere! Confie no Senhor e ouça a sua voz: " Não temas , pois , porque estou contigo " 9Is 43.5

RESPONDA   
1 . Segunda as escrituras , qual é a origem das enfermidades ?
2 . Há enfermidade de origem maligna ? por quê 
3 . Quais são  os fatores que podem causar depressão ?
4 . Quais são  os sintomas da sindrome   do pânico ?
5 . Em quem está a nossa vitória sobre as doenças ?

 REFLEXÃO 
" Nos novos céus e nova terra de Deus ,o
sofrimento tampouco subsistirá . o sofrimento é
fundamentalmente contrário à vontade de Deus .
                        Vernon  purdy

            
                                                                                        
                                                     
















Nenhum comentário:

Postar um comentário