domingo, 17 de junho de 2012

LIÇÃO 1 NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES
                                                                                                 
TESTO ÁUREO                                                                   
tenho vos isso,para que em mim                                        
tenhais paz;  no mundo tereis aflições,                              
mais tende bom animo; eu venci o                                        
mundo.'(Jo   16.33
VERDADE PRATICA 
Mesmo sofrendo as  consequências 
da queda. sabemos que Deus está no 
controle de todas as coisa.


Segunda - joão 16.33                                                                                                     

No munda teremos aflições                                                                                              

...................................................................................................................................................................
Terça - Romanos 8.22
O sofrimento da criação
...................................................................................................................................................................
Quarta - Mateus  9.32
Sofrimento de ordem espiritual
...................................................................................................................................................................
Quinta - Gêneses 3.16-19; Romanos 5.12
Sofrimento de ordem pecaminosa 
...................................................................................................................................................................
Sexta - Gêneses 6.1-12
A corrupção do gênero humano 
...................................................................................................................................................................
Sábado -  1 Corintios 15.33-58
Esperamos a plena glorificação


LEITURA BÍBLICA EM CLSSE
João 16.20,21,25-33


INTRODUÇÃO 
O crente em Jesus pode vir a sofrer? Se a resposta for não, então porque 
o sofrimento assalta-lhes a vida? neste trimestre estudaremos as aflições 
do tempo presente ". Veremos que  elas, conforme ensinou Jesus (Jo 16.33,
são uma realidade inevitável até mesmo na vida do crente mais fiel. Mas
da mesma forma como Ele padeceu, porém triunfou, nós também poderemos
vencer  todas as batalhas. E, assim, cresceremos integralmente na graça
e no conhecimento de nosso Senhor Jesus cristo.
1-ORDEM NATURAL
presenciamos uma desordem nuca vista na natureza. o que  nós encontramos 
as devastações das chuvas tem-se devastado casas destruído familhas   quantas
pessoas tem si ceifada por pelos terremotos. não podemos ignorar a devastação provocada 
pela ação irresponsável do homem. A Bíblia diz que a criação geme e está com dores de parto"pelo o que o ser humano tem-lhe feito ( romanos 8.22 Nos versículos 22-27. Paulo fala de tês gemidos diferentes: o da criação (v 22, O dos crentes  (v 23 e do Espirito Santo (v 26; A criação "(i e a natureza  animada e inanimada ) tornou-se sujeito a o sofrimento e as catástrofes físicas, por causa  do pecado humano (v 20 Deus, portanto, determinou que a própria natureza será redimida e recriada, haverá novo céus e no terra. uma restauração de todas as coisas, segundo a vontade de Deus.2 Corintios 5.17; Gálatas 6.15 ; Apocalipse  21.1-5
2 ORDEM ECONÔMICA .
Outra aflição que se abate sobre o mundo é a de ordem financeira. A crise econômica internacional empobrece  países, nações e famílias. Quantos não deram cabo da própria vida porque, da noite para o dia, descobriram que perderam todos os bens? Vemos o caso de uma falia na terra de belém de Judá
que Saíram do sua cidade  por causa da fome.Rute 1.1,2 : Uma família  que tinha tudo para ser abençoada  por Deus em meio a crises financeira, Noemi, embora fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade. (a) Ela e a sua  família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa Além disso perdeu seu marido e seus dois filhos.parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela.Mais em toda a sua historia vemos como Deus agiu a seu favor.No nosso pais, milhões de pessoa sobrevivem com menos de um salario minimo.A pobreza, a fome e a miséria continuam a flagelar vidas ao redor do mundo, inclusive as dos servos de Deus Marcos 12.41-44


3 ORDEM FÍSICAS.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, doenças como câncer,hepatite, hipertensão arterial, depressão  e obesidade são consideradas as pragas do XXI. Essa informação traz nos algumas indagações: Sera que o crente fiel não é vitima de câncer?  Ou desenvolvem a depressão e não sofre de hipertensão arterial ? A fidelidade a Deus não e´a garantia de que o crente não passa por aflições, dores e sofrimentos nesta vida. Atos 28.16 na realidade Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente Jo   16.1-4,33  A bíblia conta que numerosos exemplos de Santos que passaram por grandes sofrimentos. por diversas razões Josué  Davi jó Jeremias e Paulo.
Os crente sofre os ataques do diabo As Escrituras mostra claramente que Satanás, como o deus deste século controla o presente século mau 1 João 5.19 . frequentemente ao vasto sistema de vida desta era , fomentados por Satanás e existente à parte de Deus ele lança suas ideias em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo.Na presente era, Satanás emprega as ideias mundanas de moralidade , das filosofias ,psicologia ,desejos , governos ,cultura educação , ciência , arte ,medicina , musicas sistemas econômicos, diversões , comunicação , esporte , agricultura etc : para opor-se a Deus , e a seu povo. No Apocalipse 3.10 por quanto guardaste a Palavra da minha paciência , também te  guardarei da hora tentação que virá sobre o mundo , para tentar os que habita na terra.Não precisamos de muito esforço para reconhecer que as enfermidade  também atingem os salvos e são consequência da queda do homem (Romanos 6.223 ) . Mesmo cientes de que as doenças acometem igualmente o servo de Deus é impossível ignorar que há enfermidades de natureza  espiritual e oriunda  de práticas pecaminosas Mateus 9.32,33; João 5.14,15


1 A QUEDA 
o sofrimento é algo comum a todos os homens, sejam impios sejam justos. Uma razão para a existência do mal é a queda humana. Deus fez um mundo perfeito Gêneses 1.31, mas a transgressão de Adão trouxe a tristeza , a dor e a morte Gêneses 3.16-19 Romanos  5.12), por isso, todos estão igualmente sujeito ao sofrimento Romanos  2.12 ; 8.22 .
A pos a queda do homana veio o castigo de Deus para que a raça humana pudesse lembrar das consequências  terríveis  do pecado e de levar a cada um a depender de Deus . porque Deus não deixou  ninguém impune . por isso toda criação geme com dor de parto.


A DEGENERAÇÃO HUMANA 
Com a queda no éden, o homem sofreu um processo de degeneração moral ,social  e espiritual. Tal degradação , observada  na vida de Caim (Gêneses 4.8-16 ) Lameque    (Gêneses  4.23-.24e de toda  aquela geração , levou Deus a destruir  o  mundo pelo o diluvio Gn   6.1--7.24) O relato bíblico mostra  claramente a corrupção humana e o  aparecimento do ódio , da viol^ncia , das guerras e de todos os atos que contrariam  a vontade de divina . Não é exatamente  essa a situação da sociedade atual? A humanidade acha-se em finca rebelião contra Deus  (Rm   33.23


O NOVO NASCIMENTO E O SOFRIMENTO 
A experiência pessoal e genuína do novo nascimento gera no crente um natureza oposta a da queda (! Jo   5.19 ) Entretanto, apesar de ter nascido de novo, o crente em Jesus não deixa de experimentar o sofrimento,  pois , como disse Agostinho de Hipona: " A permanência da concupisciência   em nós uma  maneira de provarmos  a Deus o nosso amor a Ele, lutando contra o pecado por amor ao Senhor ; é,
sobretudo, no rompimento radical com o pecado que damos a Deus a prova real do nosso amor " . Assim, experimentamos  o sofrimento porque habitamos um corpo que ainda não foi transformado, mas que espera a sua plena glorificaçao   1 Corintios 15.35-58


A SOBERANIA DIVINA NA VIDA DO CRENTE
A sabedoria  divina na experiência do crente garanti-lhe que os olhos de Deus sondem -lhe a vida por inteiro. somos  em suas mãos o que o vaso é nas mãos do oleiro (Jr 18.4). Por isso, você pode falar como salmista ;  " Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade , pois consideraste a minha aflição ; conheceste a minha alma nas angústia " (Sl   31 . 7 ) Querido irmão. querida irmã , não se desespere! O Senhor , Criador dos céus e da terra, cuida inteiramente de você e dos seus , porque " a terra é do Senhor e toda sua plenitude " (1 Corintio 10. 26


TUDO COOPERA PARA O BEM 
A vontade de Deus para as nossas vidas é boa, perfeita  e agradável Rm 12.2 ) O escritos a o hebreus reconhece que o senhor muitas vezes , usa a aprovação para corrigir -nos e fazer brotar em nossa vida o " fruto pacifico de justiça " Hb 12.3 -11. No exercito desse processo, crescemos como pessoas e servos de Deus, aprendendo na faculdade das aflições da vida. Assim , podemos dizer inequivocamente que "todas as coisas contribuem  juntamente para o bem daqueles que amam a Deus , daqueles que são chamados pelo o seu decreto ' (Romanos 8.28


DESFRUTANDO A PAZ DO SENHOR


Olhar para o sofrimento e a aflição humana e ,, paradoxalmente , desfrutar da paz de Cristo, parece-nos loucura!  Mas não o é  quando entendemos que Deus age segundo o conselho da sua vontade , visando sempre o bem e o crescimento dos seus filhos . O deserto da vida não é percorrido sob a ilusão  mágica  da " sombra e água  fresca "mas com os pés firme na realidade desértica  do sol escaldante ( Romanos 5.1-5  
Filipense  4.7 ). Nesse interregno , porém , desfrutamos a bondade , a  misericórdia e a proteção do criador     
dos ccéus e a terra . Mesmo vivendo em um mundo de aflições , podemos experimentar a paz  que excede todo entendimento e cantar em alto e bom som o coro do hino 178 da harpa Cristã :" paz , paz   / gloriosa paz/paz, paz / perfeita paz / desde  que  cristo minh, alma salvou /tenho   doce  paz .
CONCLUSÃO 
Neste mundo, estamos sujeitos às aflições e sofrimentos de qualquer espécie . A vida cristã envolve  períodos difíceis  e trabalhosos . no entanto, se a nossa expectativa estiver na soberania de Deus  e  no seu bem, desfrutaremos , mesmo que andemos em  aflição , da mais  perfeita e sublime paz de Cristo , que ao longo deste trimestre , o todo -poderoso ilumine -lhe  a mente e o coração para deleitar-se em sua eterna e maravilhosa graça . Amem. 


A o ler esta lição que você possa  postar um comentário  

Um comentário: