sábado, 21 de julho de 2012
quinta-feira, 12 de julho de 2012
AUXILIO PARA PROFESSOR LIÇÃO 4 E LIÇÃO 5
LIÇÃO 4
SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA SOCIAL
A violência em nossos dias não é um fato desconhecido dos cristãos . Aqueles que lidam com missões interculturais , em países fechados ao evangelho , conhecem bem as consequência da violência.
Não é certo alegar que a violência é fruto da ausência de educação. O século XX demonstrou que sociedades mais avançadas podem ser mais brutais do que sociedades não tão adiantadas. E o século XXI começou com uma sensação de violência extrema. dando origem a um movimento internacional de caça a terroristas, O Bulling, definido como uma séria de agressões internacionais. verbais ou físicas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, é em nossas escolas . No campo, grupos desejosos de reformas agrárias usam a violência para impor suas perspectiva, política , entrando em fazendas, destruindo plantações e matando animais. E nas cidades, traficantes buscam espaço em comunidades menos assistidas, impondo seus desígnios com sangue de inimigos e trabalhadores. Portanto, a violência não é desconhecida da humanidade.
Antes de prosseguir, precisamos entender que a violência é fruto do pecado. Após a queda do homem no Éden, Caim, filho de Adão, matou Abel, seu próprio irmão. Lameque fez uma canção a suas duas mulheres os motivos pelos quais matou dois homens. Lembra-nos que nos dias que antecederam o dilúvio, a terra enche-se de violência, de forma que ficou insustentável a vida na terra. Isso porque, por causa do pecado, somos inclinados a resolver as coisas impondo nossa força, não raro, de forma brutal. para que não façamos tal, Deus permitiu aos homens criar leis que possam inibir a atitude violência entre os próprios homens, de forma que o preço a ser pago por um ato violento seja reprimido de forma dura pela sociedade
A igreja pode atuar de forma ativa preparando-se para receber as pessoas que sofreram com a violência. Não são poucas as mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica ou sexual. A igreja precisa estar pronta para não apenas receber essas mulheres, mas também a tratá-las nos diversos aspectos atingidos pela violência vivida, seja no sentido material, pois muitas não podem retornar as suas casas e precisa mudar de vida e de residência.
A igreja pode ajudar a coibir a violência. Há quem pense que a igreja não deve se envolver em questões relacionadas às coisas deste mundo, como a violência ( Jeremias 22.3 ). Faz parte da nossa missão, até que o Senhor Jesus retorne, fazer deste mundo um mundo menos violento, praticando a justiça e respeitando aqueles que têm menos condições que nós .
LIÇÃO 5
AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ
O estado de viuvez é apresentado diversas vezes na Palavra de Deus. Nos casos apresentados , somos ensinados sobre como devem ser as posturas tanto da igreja quanto das próprias pessoas que passam pela perda de um cônjuge.
As viúvas precisam ser amparada por seus familiares. O auxilio por parte da igreja é subsidiário , e nos casos em que a família da viúva não pode socorrê-la em suas necessidades de subsistência . No segundo caso, quando a viúva é auxiliada pela a igreja, não pode se sentir inútil ou desvalida, pois é uma forma de honrar a pessoa que está passando por dificuldade ( Timóteo 5.3 ). Honrar a viúva não é feito apenas quando se dá a ela a oportunidade de orientar e ensinar as mulheres mais novas, mas também quando a igreja lembra-se dela para que possa ser ajudada.
As viúvas precisam ser motivadas a permanecerem servindo ao Senhor. Por ocasião da apresentação de Jesus no templo , Lucas narra a presença de uma profetiza chamada Ana , que era viúva pela observação de Lucas, era uma senhora bem idosa , mas que estava no templo servindo ao Senhor de forma contínua . A viúves , portanto, não impede a pessoa de servir ao Senhor com seus dons.
O apoio às viúvas restringe-se ás que realmente estão desamparadas. Para isto , as viúvas não podem ser pessoas que tenham uma vida desregrada. Paulo recomenda que não sejam admitidas para ser ajudadas pela igreja as viúvas mais novas, que "... aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosa, mas também paroleiras e curiosas , falando o que não convém ," ( Tm 5.13 ). Entendemos que certas mulheres em Éfeso tinhão esse comportamento, e por isso a recomendação paulina deve ser observada . As viúvas mais novas podem, em nossos dias , trabalhar para sua manutenção , cuidando de sua própria vida e não se metendo em confusões relacionada á fofocas e outros males. E podem tornar casarem-se . Esse conselho- de as viúvas mais novas cuidarem de suas vidas- é importante também para todas pessoas na igreja.
Uma viúva considerada " nova " está proibida de se casar? De forma alguma. Na verdade, é bem mais ético uma viúva mais nova casar-se de novamente do que dar ocasião para ser mal-falada ( Tm 5.14 ). Essa recomendação do apostolo tem por objetivo dar oportunidade á tais viúvas para que se casem novamente, visto que a morte rompee o vínculo do matrimonio antes existente. Não é difícil haver falatórios em certas igrejas quando uma viúva torna a casar-se , ma tal atitude - a viúva casar-se novamente- não afronta a Palavra de Deus. Desde que a pessoa deseje um novo matrimonio , a igreja deve buscar o relacionamento e a bênção de Deus para a nova família que está sendo formada.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
AUXILIO PARA O PROFESSOR LIÇÃO 3
Todas as pessoas um dia passarão pela morte , exceto, é claro , aqueles que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo para buscar sua igreja , como ja é de conhecimento daqueles que já ouviram alguns ensino sobre a Volta de Jesus ou a ressurreição dos mortos em Cristo .Mas de forma o crente pode entender esse evento e que tipo de expectativa é possível ter observando o que diz a Palavra de Deus ?
A MORTE NÃO É O FIM PARA O VERDADEIRO CRISTÃO .
Entendemos a morte como sendo a separação entre a parte material ( o corpo ) e a matéria (a alma ) do ser humano .Essa separação mostra o quanto somos limitado em relação a manter próprias vidas .
A palavra reconhece a morte como resultado do pecado. Quando Deus criou o homem, não o criou para morrer . É o que se entende da leitura de Gêneses 2.17,18 . A morte entrou no mundo, portanto , por ocasião da desobediência de Adão no Éden . Romanos 6.23 fala que " O salario [ a recompensa ] do pecado é a morte " , um prêmio pela desobediência humana
Se falarmos da morte , é preciso falar mais ainda da ressurreição . Quando Cristo voltar , a ressurreição será uma realidade para os servos de Deus. Houve exemplos de ressurreição no antigo e no novo testamento que apesar de temporários , dão uma mostra do poder de Deus em tornar a vivificar um corpo morto . E Jesus repreendeu os saduceus depois da morte
O apostolo Paulo , ao escrever para os crentes tessalonicenses, informando apesar de a morte ter levado os seus queridos , havia esperança de que um dia eles se encontrariam :" Não quero , porém , irmãos , que sejais ignorantes acerca dos que já dorme , para que não vos entristeçais , como os demais que não têm esperança. Porque ,se cremos que Jesus morreu e ressuscitou , assim também os que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele . Dizemos -vos, pois ,isto pela palavra do Senhor : que nós os , que ficarmos vivos para a vinda do senhor, não precederemos os que domem. Porque o mesmo Senhor descera do céu com alarido , e com voz de arcanjo ,e com trombeta de Deus ; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro ; depois nós que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens , a encontrar o senhor nos ares , e assim estaremos sempre com o Senhor . " ( Ts 4.13-17 ). Paulo destaca que a tristeza e as dúvidas que a igreja tinha em relação aos seus entes queridos que haviam morrido deveriam ser substituídas pela a esperança de um momento posterior glorioso . Mais que isso, tal palavra deveria nos trazer consolo, e também aos que estavam passando por tal dúvida
querido professor tenha uma boa aula
quinta-feira, 5 de julho de 2012
A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO LIÇÃO 3
LIÇÃO 3
15 de julho de 2012
A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO
TEXTO ÁUREO -
" Porque para mim o viver é Cristo, e o LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
morrer é ganho ' (Fl 1.21). 1 Corintio 15.51-57
VERDADE PRATICA
Para o crente , a morte não é o fim da vida ,
mas o inicio de uma plena , sublime e eterna
comunhão com Deus .
INTRODUÇÃO
Numa sociedade materialista ,evita-se falar sobre assuntos negativos. No entanto, a morte é um fenômeno real que se abate sobre os seres humanos de todas as idades , classes , sociais e religiões . Afinal de contas , quem pensa em morrer? Há alguma virtude na morte ? Nos dias atuais , o desespero vem tomando conta das pessoas, até mesmo das qe professam a fé cristã. É uma pena que alguns púlpitos não estejam preocupados em preparar as suas ovelhas, através das Sagradas Escrituras, para enfrentar essa realidade que pode chegar a qualquer família, sem avisa-la ou pedir-lhe licença . por isso , nessa lição , demonstramos que Deus se preocupa com a fragilidade e Vicissitude humanas , principalmente quando se trata de um tema tão laborioso e delicado .
I. O QUE É A MORTE
Conceito . não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência , na religião e faz parte de debates cotidianos , pois atingem a todos (Samos 89.48;Eclesiastes 8.8 ).Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória , o consenso médico atual a defini como cessamento clínico , cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. no entanto , a definição mais popular do fenômeno é a interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo". A constatação de que a pessoa entrou em óbito é o ponto de partida para a permissão, ou não pela família, de doar órgãos. Ainda continuando sobre oque é a Morte.
A morte é a separação entre corpo e espirito e alma.separação física. pra onde vai o espirito, volta para Deus .A Bíblia revela que a natureza humana, criada à imagem de Deus. é trina e una .
composta de três componente , a saber ; espirito , alma e corpo ( 1 Tessalonicenses 1 5.23 Hebreus 4.12 ). Deus formou a Adão do pó da terra ( seu corpo ) e soprou nas sua narinas o folego de vida ( seu espirito). e ele tornou -se um ser vivente ( sua alma ) Gêneses 2.7 ). por causa do pecado é que veio a separação Entre o corpo , por um lado , e o espirito e a alma do outro . só na ressurreição do ultimo dia se ajuntaram novamente.
O DIZ AS ESCRITURAS DIZEM?
' O salario do pecado é a morte ( Romanos 6.23 ). Deus criou o homem e a mulher para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano . Mas , conforme descrito em Romanos
6.23 , a morte é consequência da queda ( gêneses 3.1-24 ). O pecado roubou , em parte ,a vida eterna da humanidade. Assim a bíblia demostra que a morte é a consequência inevitável do pecado , e realça esse fato como a separação entre " alma " e corpo " Gêneses 35.18
A MORTE
Já vemos que a morte é a separação entre corpo e alma e espirito . separação física onde que o espirito volte para Deus , Eclesiastes 12.7 ). Todo ser humano está ordenado a morrer ,desde que a Adão pecou no Éden ele trouxe a morte sobre toda raça humana . Existe três tipo de morte na Bíblia . A morte física e a morte espiritual a morte eterna . A morte é um fenômeno natural muitos não gosta de falar sobre a morte, Porque a morte ela traz muita dor e sofrimento em meios as famílias . Para a morte não existe idade cor raça , Ela costuma nos surpreender , porque não sabemos o momento que ela vai chegar.Quantas pessoas que fica com depressão desesperada porque perdeu um ente querido.Muitas pessoas chega até ser Hospitalizada , o pior que muitas chega ao suicidar e se torna uma tragedia.O que á Bíblia diz , ela abri-nos os olhos. Quanto ao destino de cada um .A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte de um justo . porque precioso é pra ele.( Sl 116.15 ).
II A VIDA APÓS A MORTE
1 O que diz o velho testamento .
Morrendo o homem , porventura , tornará a viver?" (Jó 14.14a ). Essa é uma pergunta de interesse perene para todos os seres humanos . indagações como " Há vida após a morte? " São questões existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto ,as Escrituras têm as respostas a essas perguntas .a) Sheol .Em salmos 16.10 e 49 .14,15 . o termo hebraico é " sheol .Essa palavra aparece ao longo de todo antigo testamento. É traduzido por " inferno" e sepultura ". Tais expressões denotam a ideia de imoralidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência da morte . Tal expectativa representa o âmago das expressões do salmista.
b)A esperança da ressurreição .
O patriarca Jó , após muito padecer, expressou-se confiantemente : " E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne , verei a Deus " 19.26 cf vv.23-25,27 ) O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma:" Quanto amim , feito a justiça , verei a tua face ; quando despertar , ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança " 17.15 cf. 16. 9-11 ). Os profetas Isaías e Daniel expõem a esperança da ressurreição como um encontro irreversível com Deus 9 Is 26.19;Dn 12.2 ). Esses textos realçam a doutrina da esperança na ressurreição do corp em glória e denotam , inclusive , a alegria do crente em se encontrar com seu Deus após a morte. logo, podemos afirmar categoricamente que o antigo testamento , respalda , inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e consciência após a morte .
2 O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO.
A base bíblica neotestamentário da existência de vida consciente após a morte e a imoralidade da alma está fundamentada exatamente na pessoa de Jesus de Nazaré . Ele foi quem trouxe luz , vida e imortalidade ao homem que crê . As evidências são abundantes (Mt 10.28, Lc 23.43 , Jo 11.25,26; 14.3; 2Co 5.1 ). Essas porções bíblica ensinam claramente a sobrevivência da alma humana fora corpo , após a morte . Não obstante , a redenção do corpo e a alegre comunhão eterna com Deus são resultados da plena e bem - aventurada ressurreição e transformação do corpo corruptível (1Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp 3.21 ).
Definitivamente , e segundo as Escritura , o dom da vida para os cristãos não é uma existência finita ,mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno. Foi Ele que implantou em nós , através de Cristo Jesus , nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena .
3 . A MORTE, O INICIO DA VIDA ETERNA
a)Esperança , apesar do luto
É natural que a experiência da separação de ente querido traga dor , angustia , tristeza e saudade . O luto, tema a ser tratado na próxima lição , chega forma inesperada na vida de qualquer pessoa. Mas a promessa do mestre de Nazaré ainda sobrepõe-se a qualquer vicissitude existencial : " [...] quem crer em mim, ainda que esteja morto ,viverá " Jo 11.25 ). ) b A morte de Cristo e a certeza da vida eterna . O pai entregou seu filho em favor da humanidade , e assim o fez simplesmente por amor ( Jo 3.16 ). Esse amoroso proporcionou a possibilidade de escaparmos do juízo divino pelo sangue precioso derramado por Cristo Jesus. Isso leva-nos a refletir que sem a morte de Jesus não haveria pregação do evangelho nem salvação . O apóstolo Paulo tinha a convicção de que a Cruz de Cristo é o âmago do evangelho ( 1Corintio 1 .17 ). do novo nascimento e da e da vida eterna . Hoje só amamos o senhor porque Ele nos amou primeiro ( João 4.19 ). por isso , pela sua morte de cruz temos , nele , a vida eterna.
)c A morte o desfrutar da vida eterna
O fenômeno da morte é para o crente a prova da fé vigorosa revelada em sua vida terrena . Essa fé manifesta-se numa consciência de vitória apesar de a morte mostrar-se como uma aparente derrota . O apóstolo lembra dessa fé quando exorta-nos: [...] alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo , para também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis " ( 1 Pedro 4.13 ).
para mo crente a morte não é o fim , mas o inicio de extraordinária e plena vida com Cristo. É a certeza de que o seu " aguilhões " foi retirado de uma vez por todas; selando o passaporte oficial para a vida eterna em Jesus ( 1 Corintios 15.55 ;. Oseias 13 .14 ). Um dia nosso corpo será plenamente arrebatado do poder da morte ( Romanos 8.11 ; 1Tessalonicense 4.16,17 )!
CONCLUSÃO
Precisamos ter consciência de que a nossa vida é semelhante à flor da erva. Ela se esvai rapidamente . Todavia tenhamos em mente que o " viver é Cristo e o morrer é lucru " Portanto , não se prenda às questões passageira e efêmeras . Na peregrinação existencial , preencha sua mente com o Evangelho . assim , ao final de sua vida poderá jubiloso , entoar o que o apóstolo Paulo declarou no final da sua carreira : " combate o bom combate , e acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora , a coroa da justiça me está aguardada , a qual o senhor justo juiz , me dará naquele dia ; não somente a mim , mas também a todos os que amarem a sua vinda " 2 Timóteo 4.7,8 ) . em Cristo ,tenha paz e esperança , porque Ele é a ressurreição e a vida eterna
15 de julho de 2012
A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO
TEXTO ÁUREO -
" Porque para mim o viver é Cristo, e o LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
morrer é ganho ' (Fl 1.21). 1 Corintio 15.51-57
VERDADE PRATICA
Para o crente , a morte não é o fim da vida ,
mas o inicio de uma plena , sublime e eterna
comunhão com Deus .
INTRODUÇÃO
Numa sociedade materialista ,evita-se falar sobre assuntos negativos. No entanto, a morte é um fenômeno real que se abate sobre os seres humanos de todas as idades , classes , sociais e religiões . Afinal de contas , quem pensa em morrer? Há alguma virtude na morte ? Nos dias atuais , o desespero vem tomando conta das pessoas, até mesmo das qe professam a fé cristã. É uma pena que alguns púlpitos não estejam preocupados em preparar as suas ovelhas, através das Sagradas Escrituras, para enfrentar essa realidade que pode chegar a qualquer família, sem avisa-la ou pedir-lhe licença . por isso , nessa lição , demonstramos que Deus se preocupa com a fragilidade e Vicissitude humanas , principalmente quando se trata de um tema tão laborioso e delicado .
I. O QUE É A MORTE
Conceito . não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência , na religião e faz parte de debates cotidianos , pois atingem a todos (Samos 89.48;Eclesiastes 8.8 ).Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória , o consenso médico atual a defini como cessamento clínico , cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. no entanto , a definição mais popular do fenômeno é a interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo". A constatação de que a pessoa entrou em óbito é o ponto de partida para a permissão, ou não pela família, de doar órgãos. Ainda continuando sobre oque é a Morte.
A morte é a separação entre corpo e espirito e alma.separação física. pra onde vai o espirito, volta para Deus .A Bíblia revela que a natureza humana, criada à imagem de Deus. é trina e una .
composta de três componente , a saber ; espirito , alma e corpo ( 1 Tessalonicenses 1 5.23 Hebreus 4.12 ). Deus formou a Adão do pó da terra ( seu corpo ) e soprou nas sua narinas o folego de vida ( seu espirito). e ele tornou -se um ser vivente ( sua alma ) Gêneses 2.7 ). por causa do pecado é que veio a separação Entre o corpo , por um lado , e o espirito e a alma do outro . só na ressurreição do ultimo dia se ajuntaram novamente.
O DIZ AS ESCRITURAS DIZEM?
' O salario do pecado é a morte ( Romanos 6.23 ). Deus criou o homem e a mulher para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano . Mas , conforme descrito em Romanos
6.23 , a morte é consequência da queda ( gêneses 3.1-24 ). O pecado roubou , em parte ,a vida eterna da humanidade. Assim a bíblia demostra que a morte é a consequência inevitável do pecado , e realça esse fato como a separação entre " alma " e corpo " Gêneses 35.18
A MORTE
Já vemos que a morte é a separação entre corpo e alma e espirito . separação física onde que o espirito volte para Deus , Eclesiastes 12.7 ). Todo ser humano está ordenado a morrer ,desde que a Adão pecou no Éden ele trouxe a morte sobre toda raça humana . Existe três tipo de morte na Bíblia . A morte física e a morte espiritual a morte eterna . A morte é um fenômeno natural muitos não gosta de falar sobre a morte, Porque a morte ela traz muita dor e sofrimento em meios as famílias . Para a morte não existe idade cor raça , Ela costuma nos surpreender , porque não sabemos o momento que ela vai chegar.Quantas pessoas que fica com depressão desesperada porque perdeu um ente querido.Muitas pessoas chega até ser Hospitalizada , o pior que muitas chega ao suicidar e se torna uma tragedia.O que á Bíblia diz , ela abri-nos os olhos. Quanto ao destino de cada um .A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte de um justo . porque precioso é pra ele.( Sl 116.15 ).
II A VIDA APÓS A MORTE
1 O que diz o velho testamento .
Morrendo o homem , porventura , tornará a viver?" (Jó 14.14a ). Essa é uma pergunta de interesse perene para todos os seres humanos . indagações como " Há vida após a morte? " São questões existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto ,as Escrituras têm as respostas a essas perguntas .a) Sheol .Em salmos 16.10 e 49 .14,15 . o termo hebraico é " sheol .Essa palavra aparece ao longo de todo antigo testamento. É traduzido por " inferno" e sepultura ". Tais expressões denotam a ideia de imoralidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência da morte . Tal expectativa representa o âmago das expressões do salmista.
b)A esperança da ressurreição .
O patriarca Jó , após muito padecer, expressou-se confiantemente : " E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne , verei a Deus " 19.26 cf vv.23-25,27 ) O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma:" Quanto amim , feito a justiça , verei a tua face ; quando despertar , ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança " 17.15 cf. 16. 9-11 ). Os profetas Isaías e Daniel expõem a esperança da ressurreição como um encontro irreversível com Deus 9 Is 26.19;Dn 12.2 ). Esses textos realçam a doutrina da esperança na ressurreição do corp em glória e denotam , inclusive , a alegria do crente em se encontrar com seu Deus após a morte. logo, podemos afirmar categoricamente que o antigo testamento , respalda , inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e consciência após a morte .
2 O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO.
A base bíblica neotestamentário da existência de vida consciente após a morte e a imoralidade da alma está fundamentada exatamente na pessoa de Jesus de Nazaré . Ele foi quem trouxe luz , vida e imortalidade ao homem que crê . As evidências são abundantes (Mt 10.28, Lc 23.43 , Jo 11.25,26; 14.3; 2Co 5.1 ). Essas porções bíblica ensinam claramente a sobrevivência da alma humana fora corpo , após a morte . Não obstante , a redenção do corpo e a alegre comunhão eterna com Deus são resultados da plena e bem - aventurada ressurreição e transformação do corpo corruptível (1Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp 3.21 ).
Definitivamente , e segundo as Escritura , o dom da vida para os cristãos não é uma existência finita ,mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno. Foi Ele que implantou em nós , através de Cristo Jesus , nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena .
3 . A MORTE, O INICIO DA VIDA ETERNA
a)Esperança , apesar do luto
É natural que a experiência da separação de ente querido traga dor , angustia , tristeza e saudade . O luto, tema a ser tratado na próxima lição , chega forma inesperada na vida de qualquer pessoa. Mas a promessa do mestre de Nazaré ainda sobrepõe-se a qualquer vicissitude existencial : " [...] quem crer em mim, ainda que esteja morto ,viverá " Jo 11.25 ). ) b A morte de Cristo e a certeza da vida eterna . O pai entregou seu filho em favor da humanidade , e assim o fez simplesmente por amor ( Jo 3.16 ). Esse amoroso proporcionou a possibilidade de escaparmos do juízo divino pelo sangue precioso derramado por Cristo Jesus. Isso leva-nos a refletir que sem a morte de Jesus não haveria pregação do evangelho nem salvação . O apóstolo Paulo tinha a convicção de que a Cruz de Cristo é o âmago do evangelho ( 1Corintio 1 .17 ). do novo nascimento e da e da vida eterna . Hoje só amamos o senhor porque Ele nos amou primeiro ( João 4.19 ). por isso , pela sua morte de cruz temos , nele , a vida eterna.
)c A morte o desfrutar da vida eterna
O fenômeno da morte é para o crente a prova da fé vigorosa revelada em sua vida terrena . Essa fé manifesta-se numa consciência de vitória apesar de a morte mostrar-se como uma aparente derrota . O apóstolo lembra dessa fé quando exorta-nos: [...] alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo , para também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis " ( 1 Pedro 4.13 ).
para mo crente a morte não é o fim , mas o inicio de extraordinária e plena vida com Cristo. É a certeza de que o seu " aguilhões " foi retirado de uma vez por todas; selando o passaporte oficial para a vida eterna em Jesus ( 1 Corintios 15.55 ;. Oseias 13 .14 ). Um dia nosso corpo será plenamente arrebatado do poder da morte ( Romanos 8.11 ; 1Tessalonicense 4.16,17 )!
CONCLUSÃO
Precisamos ter consciência de que a nossa vida é semelhante à flor da erva. Ela se esvai rapidamente . Todavia tenhamos em mente que o " viver é Cristo e o morrer é lucru " Portanto , não se prenda às questões passageira e efêmeras . Na peregrinação existencial , preencha sua mente com o Evangelho . assim , ao final de sua vida poderá jubiloso , entoar o que o apóstolo Paulo declarou no final da sua carreira : " combate o bom combate , e acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora , a coroa da justiça me está aguardada , a qual o senhor justo juiz , me dará naquele dia ; não somente a mim , mas também a todos os que amarem a sua vinda " 2 Timóteo 4.7,8 ) . em Cristo ,tenha paz e esperança , porque Ele é a ressurreição e a vida eterna
Assinar:
Postagens (Atom)