terça-feira, 1 de maio de 2012

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA EBDM

                CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


              INTRODUÇÃO
EU O SUPERINTENDENTE JOÃO BATISTA TENHO  SATISFAÇÃO DE EFETUAR O PRIMEIRO 
CURSO DE CAPACITÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL
No intuito de cpacitar ,orientar e estimular mais sistematicamente o Estudo da Palavra de Deus para
o crecimento espiritual da igreja


Se cada membro do corpo de Cristo estiver alicerçado na sã doutrina for consciente de que o crescimento espiritual se faz através do conhecimento da palavra da verdade, a rais de sua fé ficará firme na Rocha verdadeira que é cristo

Como recomendação de Paulo a 2 Timóteo 2.15, também recomenda a todos a procurar"apresentar-se como obreiro que não tem de se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade "somente assim procedendo o servo de Deus pode lutar contra as obras da carne e falsos ventos de doutrinas. De maneira nenhuma a semente santa será arrancada ser foi plantada em terra firme. Eis a razão de nos preocuparmos com o preparo essencial dentro dos ensinamentos bíblico como vemos Esdra 7.10" poque Esdra tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumprir, e para ensinar em israel os seus estatutos e seus direitos " Confirmando ainda a Josué 1.8 .meditamos "não te aparte da tua boca o livro desta lei ,antes medita dia e noite,para que tenham cuidado de fazer conforme está escrito ; porque ,fará prospera o teu caminho e então prudentemente te conduziras"

Crescendo na graça e no conhecimento o servo de Deus desde a mais tenra idade de permanecer fiel,por isso há necessidade de ocuparmos o nosso tempo no estudo da Palavra de Deus , oportunizando desde criança ate adulto no prazer singular do estatuto da santa palavra.

Nosso interesse é que os professores da EBD dêem um conhecimento sadio proporcional a necessidade de cada aluno, preparando-se primeiro .envolvendo-se do melhor para que fonte de conhecimento seja a BIBLIA SAGRADA

Os discipulo de jesus frequentatram a melhor escola ,por isso nos trnsmitem  através dos Evangélicos,epistola,exortação,ensinamentos sobre o"Mestre dos Mestre," verdades irreconhecíveis para aqueles que não conhece a luz             

ENSINO ATRAVÉS DOS TEMPOS

É necessário conhecer um pouco a historia de como se desenvolveu o ensino bíblico através do tempos

NO PERIODO DOS PROFETAS,SARCERDOTE E REIS

Os Sacerdotes , alem do culto, dedicavam-se ao ensino da lei ao povo, 2 Cr- 15:3, Jr. 18:18. Os profetas organizavam-se  em escolas de ranchos 1 Sm 10.10; 19.20, 2 Rs 2:5; 4:38. Os reis,quando piedosos (Ezequiel,Josias,Josafá, etc), se esforçaram para ensinar aos seus súditos a lei do Senhor,2 Cr.17;6-2Sm 12.23

NO PERÍODO DO EXÍLIO

Quando os judeus foram levados cativo para a Babilônia(anos 606, 596 e 587  a.C  ), ficaram distante de israel e do santo  Templo, sujeito ao paganismo e a idolatria. Contudo Deus não permitiu que Israel perdesse sua identidade.nesta época , profetas sacerdotes dedicavam-se ao estudo da Lei.

NO PERIODO PÓS-EXÍLIO

Esdra foi um dos homens mais cultos da nação hebraica e preocupou-se muito com educação religiosa de seu povo,Ne 8.

NOS DIAS DE JESUS

No novo testamento, o ensino Bíblico foi muito importante para instituição da nova aliança. O melhor exemplo temos no próprio Jesus:

a) Jesus: O mestre dos mestre,Mt 7.29;Mc 12.35, Jesus tinha a devida autoridade que cabe ao Professor, a dedicação que o leva a um trabalho ininterrupto e o maior de todos os sentimentos: o amor 

b) O ENSINO OCUPOU GRANDE PARTE DO SEU MINISTÉRIO, Mt 4.23;9.35, lucas 4.16

Nas sinagogas os israelitas estudavam e aprendiam a guarda os mandamento divinos contidos na lei que era toda lida em três em três anos e meio. também havia uma escola secular para meninos que funcionava junto à sinagogas 

Nesta escola  a frequência  era obrigatória desde os seis anos de idade, e nela as crianças estudavam as Escrituras ( A lei, a história do povo,os profetas ce os livros poético ) até aos dez anos. Dos dez anos aos quinze, aprendiam a interpretar oralmente a lei, e os treze anos eram feito" filhos da lei " e membros responsáveis da sinagogas. por este preparo passou Jesus e pôde, desde aos doze anos, enfrentar os sábios no templo e todos que quiseram questioná-lo durante seu ministério na terra.

c) NÃO PERDIA AS OPORTUNIDADES, Mc:2.1:6.2,Lc5.17

Jesus aproveitava a ocasião e usava diversos lugares,fazendo deles ambientes próprios para sua lições

d)ENSINAVA PARA MUITOS E POUCOS, GRANDES OU PEQUENOS. Mt 28.18-19 Mc 6.6,34

Jesus ensinou tanto para seus discípulo como para mulheres pecadoras e endrominadas.Como para homens acusadores sobre o pecado e o perdão.

e) UTILIZA  DIFERENTES MÉTODO DE ENSINO.

Seu ensino era atrativo, impressionava aos que ouviam.por vezes contava histórias ou parábolas que eram dirigidas  de modo específico aos que ouviam.Aos trabalhadores do campo contava  parábolas com elemento do campo: Joio , trigo, terreno, etc, aos pescadores falava de peixes. Jesus também usou as perguntas, como método eficaz de ensino. Ao começar uma lição o Mestre fazia perguntas com isto atraía atenção do povo e preparava suas mentes para o assunto da aula " Quem dizes que eu sou?" Mt 16.13-15 

NO PERÍODO DOS APÓSTOLO

A igrejas em seus primórdios dava muitas importância ao ensino da doutrina bíblica, usado e registrado mais pela escrita,a o exemplo do apóstolo Paulo,At 5:41,11:26;20,28:31

NOS DIAS  ATUAIS 

A Escola bíblica dominical,como conhecemos hoje, teve início na cidade inglesa de Gloucester, quando o jornalista evangélico  Robet Raikes, de 44 anos ,foi tocado por Deus para fazer algo pelas crianças que perambulavam pelas cidade. Convidou-se irem a uma reunião dominical que, dai em diante, tornou-se uma das maiores tradições da igreja Cristã


   A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL NO BRASIL

No brasil, Escola bíblica Dominical teve seu inicio em 19 de Agosto de 1855, na cidade de petrópolis, Estado do rio de janeiro. Os fundadores foram os missionários escoceses, Robert kelly e sua esposa, ambos, ambos de origem presbiteriana. Eles foram também os fundadores das primeiras Igrejas protestante de fala portuguesa em nosso pais. Na primeira reunião EDB.estiveram presentes apenas cinco crianças.

A escola bíblica Dominical nasceu como um movimento entre as crianças. Os adulto só vieram a ingressar mais tarde.Essa escola bíblica Dominical veio dar origem à Igreja Congregacional do Brasil.Aconteceram algumas reuniões de

EBM antes do ano 1855,no rio de janeiro, porém foram realizadas em regime interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade protestante americana, que vieram para o brasil a fim de escaparem das pressões e resultado da guerra Civil nos Estado Unidos 

A primeira fase  de reuniões de instrução bíblica no 

Brasil, do ponto de vista evangélico,aconteceu durante a estada dos crentes calvinista que desembarcaram na Baía de Guanabara em 1557. nesta ocasião foi realizada o primeiro Culto Evangélico em solo brasileiro, em 10 de Março do mesmo ano. A segunda fase de reuniões deu-se durante a invasão dos Holandeses no nordeste do pais, a partir de 1630. Por membros da Igreja Reformadora Holandesa, quando alguns núcleos evangélicos foram estabelecidos na região nordeste 

Brasil hoje  enfrenta sério problemas espirituais, econômico e morais. A solução para todos esses males  está na pregação do e ensino da Palavra de Deus, o que deve ser realizado através da 

Escola Bíblica Dominical

                    O PREPARO GERAL DO PROFESSOR 

O preparo Espiritual

É melhor um professor sem muito preparo secular , mas espiritual, do que um muito preparado. mas seco,morto e vazio Ez 9:4. Todos e qualquer preparassem o poder vitalizante do Espirito Santo não resolve nada. Como conseguir esse preparo?

Andando diariamente com o Senhor,Mt 4:19, em comunhão real e constante com Deus através da oração, da fé e da Palavra 

                          PREPARO INTELECTUAL 

O preparo intelectual advém de cursos apropiados, livros ,leitura, um programa de estudo constante, contato pessoal com outras pessoas e lugares,experiência continuada e observação.

O professor necessita ter disposição constante estudar e aprender cada vez mais.

                                O PREPARO SOCIAL

Refere-se às nossas relações com o próximo ,com nossos alunos, e abrange dois pontos principais

a)a ética (respeito pelo aluno, por exemplo )

b) a presentação pessoal (traje recomendável, 

cuidado pessoais, hábitos corrente)

                                 O PREPARO FÍSICO

O físico cansado afeta a mente, dificultando a coordenação 

das ideias, Seu bom desempenho no Domingo depende muito

da maneira como você passou a semana . Cuide de sua saúde.

QUALIDADES INDISPENSÁVEIS AO BOM PROFESSOR

1 Ter jesus Cristo como salvador e Senhor

2 Ter amor e interesse pelas crinças

3 Ter boa comunicação

4Ter dominio da materia , saber o que ensinar

5 Praticar o que ensina 

6 Ser organizado 

7 Compreender o processo ensino -a prendizagem

8 Utilizar bons recursos

9 Gastar tempo preparando- para ensinar

10 É bom componente de equipe

11 Trabalhar para desenvolver sua aptidão para ensinar

12 Reconhecer o valor de um ambiente para aprendizagem

13 Respeite as crianças

14 Tem respeito próprio 

                     O CONHECIMENTO DO PROFESSOR

Quatro coisa o professor da Escola Dominical,deve conhecer 

com toda primazia:

Deve conhecer a Deus Jz 2.10 1 Cr28.9- Os 6.3 Jo 14 17,23

DEVE CONHECER A MATÉRIA

A matéria é a Palavra de Deus por Excelência,2 Tm 2.15 Ler a bíblia é coisa muito boa,mas estuda-la é muito melhor

Ensinar na escola Dominical é trabalho espiritual.Quem quiser ter sucesso nesse trabalho precisa amar e conhecer o seu manual a Bíblia

No estudo da bíblia o professor deve aprender a classificar as doutrinas e verdades bíblica,mas não deve se esuquecer de estudar matérias complementares 

DOUTRINAS FUNDAMENTAIS 

São aquelas que precisam ser conhecidas para salvação da alma;são essenciais à salvação.

Exemplos: Estudo das Escrituras, da salvação, do pecado, da espiação, etc.

DOUTRINAS NÃO FUDAMENTAIS

São aquelas que, se vieram a ser ignoradas, não influenciam na salvação. Exemplos: Historias da Igreja, Cronologia Bíblica, Arqueologia Bíblica, Evidencia cristã, missões ,etc.

Considerar fundamental uma doutrina quando a mesma, não é incorrer em grave  erro

MATERIAIS COMPLEMENTARES 

São aquelas que confirmam fatos bíblico, ou que nos auxiliam no estudo  e compreensão dos fatos bíblico. Exemplo: Geografia, Arqueologia Bíblica, historia (Antiga, Medieval,

Moderna, Contemporânea ),Piscologia, Evangelismo pessoal, sociologia, português,etc.

O PROFESSOR DEVE CONHECER O ALUNO

Não somente conhecê-lo pessoalmente, mas conhecer as características, psicológicas de seu grupo de idade, suas condições socioculturais,etc.

COMO MOTIVAR SEUS ALUNOS A SE  ENVOLVEREM COM ESTUDO DA BÍBLIA

1 Leve a sério o estudo da bíblia

2 Seja pontual e assíduo

3 Dê aulas criativas e dinâmicas

4 Planeje aulas envolventes 

5 Não se descuide da aplicação

6 Viva o que você ensina

7 Sejam Crente integrado à o sua Igreja 

presença aos cultos e a atividades da Igreja

Dizimista fiel

Eticamente correto em sua vida

METODOLOGIA DE ENSINO

São maneiras de conduzir uma aula de modo a atingir o que se pretende como ensino.

Método é pois uma trilha para se chegar a um objetivo, não sendo um fim em si mesmo. Pode ser de duas ordens:

Método indutivo

O professor guia a aplicar a verdade que deu origem ao fato. logo, o aluno observa, pensa, descobre por si mesmo.

Método dedutivo

O professor guia a plica a verdade, que o levará à causa.

A seguir alguns método aplicativo na EBD.

HISTÓRIAS

Foi o método mais utilizado por jesus. A história contada é sempre mais interessante do que lida 

Exposição

Consiste em ensinar lições tiradas de passagens bíblicas, em linguagem compreensível. 

Discussão

O professor apresenta o problema e pede opinião dos alunos. A discussão estimula o pensamento dos alunos, pois têm oportunidade de apresentar suas opiniões.

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

Para a utilização eficiente deste método é importante que o professor estude  bem a lição, procure observar quais são os pontos principais da mesma  e faça perguntas sobre os mesmos.preparar um pequeno esboço, escrevendo as perguntas que pretende fazer, dá ao professor mais segurança. Ainda quanto a este método,sugerimos:                                                            Dirija pergunta à classe por inteiro 

procure agir de forma natural                                                             

Estimule a participação de todos

Evite repetições desnecessárias.

Valorize a resposta do aluno 

Use-o sem exagero

o aluno também pode perguntar. Isto demostra interesse e participação 

RECURSOS DIDÁTICO

A expressão Recursos Didáticos podem ser interpretada como ajuda que toma o ensino mais eficiente, Os recursos didático são limitados apenas pelo conhecimento competência e criatividade de cada líder, de professor . Seria um trabalho não só exaustivo como incompleto,procurar alistar todos os recursos didático à disposição de quem se propõe ensinar. Oferecemos apenas orientação para tornar você capaz  de descobrir e escolher, dentre os muitos recursos didáticos existentes, aqueles que realmente contribuirão para que seu ensino seja mais eficiente. Antes de abordarmos este assunto, queremos que você conserve em mente as qualidades indispensáveis ao bom professor, sem as quais os melhores recursos didáticos serão de pouco ou nenhum efeito São eles:

1 ter Jesus Cristo como Senhor e salvador de sua vida;

2 ter amor e intersse por seus alunos

3 Ter boa comunicação 

4 Ter domínio  da matéria, saber o que vai ensinar

5 Praticar o que ensina

6 Ser organizado 

RECURSOS VISUAIS 

projeções, cartazes, gravura, visuais, mapas,álbum seriado,ilustrações, slides,prospecto, revista e jornais, projetores, telas,quadro de giz, gráficos.

RECURSOS AUDITIVOS

É a técnica de ministrar ensinamentos. Envolve conhecimento teóricos e práticos do assunto que se deseja ensinar, dedicação, gosto pelo ensino e sistematização. 

OBJETIVO 

Objetivo gerais- fins educacionais

São  formulações  abstratas a respeito de resultados educacionais a serem atingidos no futuro,isto é ao termino de um programa( alcançados a longo prazo) Os objetivos gerais devem ser constantemente avaliado para que possam refletir exigências atuais. professores,pedagogos, pastores e superintendentes da EBD devem formular juntos os objetivos gerais.

PLANEJAMENTO

Planejar significa preparar a aula, o que inclui o preparo espiritual, e intelectual, incluindo métodos e técnica, de modo a levar os alunos a plena compreensão do assunto estudado, No planejamento os pontos básicos para a elaboração de uma boa aula.

O que ensinar 

O professor deve saber e crer que a Palavra de Deus é uma matéria de especial valor e que seu ensino iluminará o entendimento e transformará vidas de alunos sabiamente instruído. Ensinar verdades Bíblicas constitui um privilégio, dado por Deus, e com promessa: ... " os que a muitos ensinam a justiça, refugirão como as estrelas sempre e eternamente", Dn 12 .3

COMO ENSINAR

Os alunos assimilarão a lição através dos cinco sentidos do corpo humano: a visão , a audição, o tato, o paladar e o Olfato. É  importante saber que 

Aprender-se 20% do que se ouve

Aprender-se 50% do que se vê

Aprender-se 70% do que se examina 

Aprender-se 90% do que se fala 

Observa qual ou quias sentidos poderão ser melhor explorados, e o método melhor aplicáveis à aula a ser dada, é fundamental para que os alunos recebam e acumulem as verdades bíblicas ensinadas

LEIS DO ENSINO 

leis do ensino são regras teóricas e praticas utilizadas pelo o professor para criar no aluno as condições necessárias para que a aprendizagem  seja eficaz conheça algumas

O preparo da lição

Ao preparar a lição o professor deve 

a )Orar. A oração é o segredo da eficácia do ensino

b)Fazer leitura prévia da série de lições 

c)Visar o alvo (objetivo ) da lição

d)Reunir e organizar materiais para a lição

e)Selecionar os método e recursos de ensino

f)Planejar alguma ajuda visual

g)Fazer seu própio plano de aula 

LEI DA MUTIVAÇÃO

orientar como estimular e dirigir as atividades dos alunos(auto-didatismo ) Cabe ao professor descobrir e cultivar as motivações humanas intrínsecas.

Lei do processo de Aprendizagem

Enfatizar que os alunos devem reproduzir, mentalmente, a matéria a ser aprendida Mais do que isso, devem ser executa-la " ouço e esqueço, vejo e guardo na memória, faço e compreendo   " Lei da recapitulação e aplicação 

Apresentam sugestões para a complementação, teste, confirmação e aperfeiçoamento do conhecimento.

DICAS PARA O PROFESSOR

REFLEXÃO: 1 TIMÓTEO 4.6-16

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

1 Ser pontual e assiduo

2 Evitar falar, mas no caso de necessidade, avisar com antecedência

3 Respeitar e amar os seus alunos: evitar de gritar ou falar alto

4 Receber os alunos com alegria, com carinho

5 Manter um fichário, com o nome, endereço e data de aniversario

6 Cumprimentar a criança sempre que encontrar com ela, na rua, na igreja,etc

7 Lembrar do seu aniversario, se possível fazendo-lhe uma visita, mandando um cartão

8 Lembrar que você está sendo observado pela criança todo o tempo. procurar agir de modo adequado

Que Deus em cristo jesus possa te luminar mais  acada dia  a sua aula


Posta um cometário sobre oque você achou do estudo  
  


 


  


     


    


 

  
                                                     


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário