sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A SETENTA SEMANA DE DANIEL

                                

                              ASSUNTOS         ESCATOLOGIA                  

AS SETENTA SEMANAS .

5 COISAS QUE  ACONTECERAM  NA  ÚLTIMA   SEMANA  DE  ANO .

O SONHO DO REI 

A INTERPRETAÇÃO DO SONHO ;

A VISÃO DE DANIEL .

DANIEL 7 A LUZ DE  APOCALIPSE 13 .

A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO .

O RAPTO DOS FIEIS .

 TRIBUNAL DE CRISTO . 

A MANEIRA DE CRISTO RECEBER SUA IGREJA .

VINDA DE CRISTO EM GLORIA E O MILÊNIO .

ATAQUE FINAL DE SATANÁS .

JOÃO VIU NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

Introdução  " A igreja não passara pela  grande tribulação "

O período da grande tribulação é de sete dias e não de dez dias como alguém pensa . Os dias em Apocalipses 2.10 é uma tribulação local e de pouca duração .

A grande tribulação e uma semana de ano , isto é 7 anos , e não 10 anos como se vê a expressão 10 dias em Apocalipses 2.10 . A grande tribulação será para os judeus e não para igreja , Apocalipses 3.10 . Daniel 9.24-27 nos revela que a grande tribulação é para o os judeus e o mundo , e durará somente 7 anos .

PASSAMOS A MEDITAR SOBRE AS SETENTA SEMANAS 

Setenta semanas , estão determinada sobre o teu povo , v .24. o tempo SETENTA SEMANA   significa , no original , setenta semanas de anos .compare Levítico 25.8 . É como se Gabriel tivesse dito : - Não , Daniel . não são setenta  anos , mas setenta semana de anos , ou 490 anos .

As setenta semanas de anos estão divididas nos versículo 25,26 em três período :

O primeiro período começou no reinado do rei Artaxerxes , no mês de nisã ( abril ) 445. a . c . , a data de saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém , v 25 E Neemias  Capitulo .2 . Esse primeiro período durou sete semanas , ou seja 49 anos , o período em que a cidade e os muros foram edificados .

Segundo período  desse período , são as setenta e duas semanas (434 0 anos ) . até ser tirado o messias   v 26   e foram exatamente 483 anos , isto é 49 anos do primeiro período e mais 434  anos do segundo , desde a saída da palavra para restaurar ... até a crucificação de Cristo no mês de Nisã 

O TERCEIRO .  Assim restam ainda sete anos para completar os 490 anos É natural julgar que esse anos seguir-se-ão logo após os 483 anos Porém assim não concorda com a história do mundo e também , palavras da profecia dão a entender que haveria um espaço de tempo antes de começarem os sete anos do fim . mas , porque Daniel não mencionou um  intervalo de muitos anos entre a sexagésima nona semana e a septuagésima?  porque as setenta semanas tratam somente do plano de Deus com Israel e assim não inclui o intervalo à época da igreja .

foi um mistério não revelado no Velho Testamento , que Deus quis formar depois da primeira vinda de Cristo e antes da segunda vinda,   um outro povo escolhido  e composto de judeus e gentios . O profeta avistou de longe os dois grandes cumes da cordilheira de eventos sem  considerar os muitos picos menores que sempre existiram entre os dois , Efésios 3.4-6 e I Pedro 1.10-12 .

Em Daniel 9.27 , notamos CINCO COISAS QUE ACONTECERÃO  na ultima semana de anos , nos sete anos de reinado do anti-cristo , no tempo do fim .

1 Ele , o anti-cristo , v .27 fará uma aliança com os judeus por sete anos . 

2 A aliança será quebrada no meio da semana , isto é depois de três anos e meio .

3 A  grande tribulação começará para o povo Judaico , "sobre  as asas das abominações virá o assolador",

4 Cristo aparecerá para destruir o anticristo e livrar a Israel ( a batalha de Armagedom  ) . Será derramada ira sobre o assolador .

5 O anti-cristo dominará até a consumação .   

Em Daniel  7.25 e 11.13 fala da grande tribulação  que será de 7 anos , UM TEMPO E TEMPOS E METADE DE UM TEMPO.  isto é , Um tempo é um ano , e tempos são dois anos e metade de um tempo são seis messes . justamente 3 anos e meio . Em apocalipses também fala a mesma coisa , Ap 12 .6 , 14; 13.5 . 

É TAMBÉM INTERESSANTE MEDITARMOS SOBRE O SONHO DE NABUCODONOSOR 

                               VISÕES DE DANIEL  

Os  capítulos 2 , 7 e 8  nos revelam o futuro ditador mundial anti-cristo . no capítulo 2 , o rei sonhou com uma grande imagem . A espantosa  imagem tinha : a cabeça de OURO , peito de PRATA , ventre de COBRE e as pernas de  FERRO , os pés em parte de  FERRO e em parte de BARRO .

A interpretação do sonho está nos versículos 38 a 45 .

CABEÇA DE OURO é o primeiro reino mundial : Babilônia , 37,38  PEITO DE PRATA é o segundo reino mundial : Medo- Persa , v .39 . Pés em parte de ferro e em parte de barro e Roma de onde surgirá o futuro ditador . Mas o que acontecerá? Cristo virá , a pedra cortada sem mãos v. 34,35 . Vide Cl 3.4: I Ts 3.13; Jd 14 ; Zc 14.4,5. Cristo será visto por todos , Amós 1.7 

se lermos os cap . 7 e 8 de Daniel , encontraremos  a mesma coisa só  em figuras diferentes . 7  v 1-7 , cada um dos animais é símbolo de cada reino terrestre , v .17 . 

O primeiro animal , o " Leão " representa  o governo Medo e Persa , sucessor da Babilônia  como governo  mundial , Dn 5.24-31 ;  7.5 . As  3 costela Média , Fídia e Babilônia . o lado mais alto representa a predominância do elemento Persa. 

O terceiro animal o " Leopardo " , v .6 , representa o império da Grécia . As suas 4 asas referem-se ao ligeiro progresso com que Alexandre venceu o mundo civilizado no curto período de 12 anos . As cabeças tipificam as 4 divisões de o império depois da morte de Alexandre , 13 v , 1-10 de Apocalipse .

Passemos a considerar o cap 8 de Daniel . Eis um cordeiro estava diante do rio , v .3. 

O carneiro simboliza a medo - persa  , v . 30 que tinha o poder absoluto sobre o mundo inteiro , depois de ter vencido a Babilônia . Os dois chifres simbolizam o rei da pérsia . A ponta alta representa Ciro o persa , que reinou depois da morte de Dário  o medo . Um bode vinha do ocidente , v. 5 . o bode representa a Grécia , v .21 . A ponta no meio da testa , é Alexandre , mas a ponta foi quebrada  e no lugar dela saíram 4 pontas , isto é com a morte de Alexandre houve divisões no império como fala o cap . 7 v.6 o v . 8 disse que de uma delas saiu um ponta mui pequena  a qual cresceu muito . É o referido do cap . de Apocalipses .

         O  que Daniel 7 fala sobre A besta    ou o Anti-cristo .

1 - O quarto animal saiu do mar com 10 chifre , v 7 .

2 - O chifre pequeno com boca que fala grandiosamente , v 8 

3 - O chifre pequeno fala palavras contra o Altíssimo , v 25 .

5 - A duração do domínio do chifre  pequeno é de um tempo e  tempos e metade   de tempo . 3 anos e meio , v .25 

          O que João fala em Apocalipse 13 sobre a besta . 

1 - A besta que saiu do mar com 10 chifre , v.1 

2 - À besta foi dada boca que falas se grande coisas e blasfêmias v . 5 

3 - A besta abrirá sua boca em blasfêmia contra Deus , v  6 .

4 - A besta foi permitida fazer  guerra aos santos e vencer , v  7 .

5 - A besta tem poder durante quarenta e dois meses . 3 anos e meio , v . 5 .

Ainda continuando esta história da dos dois paralelo entre Daniel e joão no Apocalipses 

O anti-cristo se dirigirá a Jerusalém e no templo se proclamará Deus , II Ts 2.4 ; Mateus 24.15 Os moradores em Israel terão de fogir , Mateus 24.16 ; Apocalipse 12 . 6-16 .                                         A grande tribulação é tempo de angustia para jocó , Jeremias 30 . 7 ; Miqueias 6.2 ; Oseias 12.2 Angustia como nunca houve na terra , Daniel 12.1; Sofonias 1.15 . como Deus preparou uma arca para noé , Gn 7.1 , e um zoar para ló , Gn 19.22 , assim haverá um abrigo para a igreja no dia do cair da ira de Deus sobre os que habitam na terra . o pai celestial enviou os anjos e ajuntaram os escolhidos , Mt 24.11 . Num momento , num abrir e fechar de olhos seremos transformado , I Corintio 15.52-54 e arrebatados I Ts  4.13-18 . A igreja não passará pela grande tribulação Is 26.20 ; Ap 3.10 ; I Ts 1.10 ; %.9 Lc 21.34-36 .

                        AS RESSURREIÇÃO  

São duas as ressurreições do corpo como a Bíblia ensina , em joão 5.25 , 28,29  A primeira ressurreição : A ressurreição para glória eterna só atinge  os salvos , igreja do velho e do novo Testamento que é vista representada pelos vinte e quatro anciãos  , Ap 4.4-10,11 ; 5.8-10 . Cristo as primícias dos que dorme , I Co 15.20 ; Ap  1.5 , porque ele é a ressurreição dos decapitados após a grande tribulação , I Co 15.22,23 ; Ap 20. 4-6 . 

A segunda ressurreição será mil e sete anos depois , Dn  12.2 ; At 24.5 ; Ap 20.11-15 

                    O RAPTO DOS FIÉIS VIVOS

São três as manifestações do rapto : 

a ) Crito virá em pessoa e arrebatará a sua igreja em meio ao mundo conturbado e indiferente , Lucas 17 .26-30 ; Mates 24.37-39 . 

b ) Ele virá como um relâmpago , Lucas 17.24 ; Mateus 24.27  O rapto é para igreja , João 14.3 

c ) Ele virá como ladrão de noite , I Tessalonicenses 5 .2 ; Mateus 24. 42-44 , significando a maneira do rapto invisíveis aos olhos do mundo , silencioso e momentâneo . Leia Lc 17-34-36 e meditaremos nas seguintes palavras .

1º Estão dois numa cama . 2º duas moendo no moinho  3º dois no campo 

Fala aqui de três condições .Estão na CAMA dormindo  (anoite)  Moendo no moinho   o trigo para a primeira refeição do dia antes do amanhecer . Trabalhadores no CAMPO " em plena atividade " , isto significa ; Cristo virá numa hora para todo o globo terrestre e surpreenderá a todos .

Em Marcos , lemos que ele pode vir em uma das vigílias , Mc 13.35 . quem sabe na segunda vigília Mt 25.6 ; Sl 90.4 . Mas vós irmãos não estais em   trevas para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa , I Ts 5.4 Não somos da noite nem das trevas  ,I Tm 5.5 . Referindo-se aos que não tem Cristo . Assim não durmamos como os demais , sejamos vigilantes , I Ts 5.6  Isso  traz uma ideia de não se perceber o que está acontecendo . É bom termos vestidos limpos , Ap 19.8 ; 22.14 , para encontrarmos o nosso Senhor nos ares, I Ts 4.12 . 

Num momento , num abrir e fechar de olhos , os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados , I Co 15.51,52  e seremos arrebatados a encontrar o Senhor nos ares , " no tribunal  de  Cristo  

                          O TRIBUNAL DE CRISTO 

No tribunal de Cristo a igreja vai ser recepcionada  pelo próprio Jesus e ali receberá galardões  Ap 22.12  Is 40.10 . Esse tribunal não é para condenar e sim para recompensar , I Co 3.12-15 será o tribunal dos galardões , I Co 3.8 . o grande apóstolo Paulo esperava uma coroa de justiça , II Tm 4.8 Jesus falou para a igreja de Smirna que representa a igreja de todos  os tempos : Sé fiel até  a morte e Dar te-ei a Coroa da vida   Ap 2.10 . Pedro consolando os irmãos , disse -lhe uma coroa de glória I Pd 5.1-4.

        A MANEIRA DE CRISTO RECEBER  A IGREJA

A Bíblia nos da como ilustração usando figura ou símbolo para ficar bem explicado esse acontecimento .ELIEZER , o mordomo de Abraão foi buscar a noiva para de seu senhor , Gn 224 . O Espirito santo ( representado por Eliezer ) vem para levar a noiva , (a igreja ) ao filho de Deus Lc 24.49 ; Atos 2.1-13. Aqui chegando tem ataviado  a noiva com seus ricos dons .e permanecendo com a igreja João 14.16 ; 16.13,14 , até entregá-lo a Cristo como Isaque a recebeu a noiva no campo onde possuía um lugar de oração , Gn 24.63-65  Como Isaque levou depois a sua noiva a casa de seu pai , assim também Cristo , após a festa dos galardões comparecerá com a igreja anti o trono de Deus , a Casa do Pai , Is 8.18 , em cuja presença será celebrada as bodas do cordeiro , Ap 19.7-9 . Profetas do V.Testamento . tomarão parte e serão os convidados de honra Lu 19.28 ; Mt 8.11,12 ;22.1-14 A igreja como esposa , II Co 11.2 em número incontáveis TRIBOS , LÍNGUAS  e NAÇÕES , aP 5.9  . Com veste resplandecentes Ap 19.8 . O noivo celeste deseja ver a sua noiva , por isso SEJAM ALVOS OS VESTIDOS , Ec 9.8 

      APÓS OS SETE ANOS - AS BODA DO CORDEIRO

CRISTO VIRÁ EM GLÓRIA . Os anjos disseram para os galileus que ele viria da mesma forma como subiu , At 1.10,11 Virá o Senhor meu Deus e todos os santos com  Ele Zc 14.5 , assim também falou Paulo , Cl 3.4 . E os que morreram decapitado por causa da Palavra de Deus durante a tribulação serão ressuscitados , Ap 20.4 , é a multidão do  cap .7 v 17 . Cristo reinará mil anos sobre todos , Zc 14.16-21 ; Is 2.3 . Até os animal ficarão mansos  e deixarão de serem carnívoros , Is 11.6-9 ; 65.25 . O povo no milênio terá atividades , Is 65.20 Os judeus que restarem serão os líderes espirituais  mundo e ensinarão a todos as nações , os caminhos do Senhor ,, Zc 8.20-23 A que terá comprimento a Palavra  de  Gabriel  O último rei sobre o trono de Davi foi Zedequias  que foi levado cativo a Babilônia , II Cr 36 e Até hoje nunca houve rei sobre o trono de Davi , porem há uma aliança de Deus com Davi acerca do trono , II Sm 7.8-16 . Este é o reino predito em Dn 7.27 . Na sua vinda em Glória , o  anti-cristo será vencido em batalha de Armagedom , Ap 19.13-15 ; 16.11 e lançando no lago de fogo , Ap 19.20 . Joel vendo este dia disse : O lago  está cheio , Jl 3.9-11 ,13,14 e amarrará satanás lançando-o no  abismo Ap 20.1-3 

                      O ATAQUE FINAL DE SATANÁS 

No fim do milênio Satanás será solto de sua prisão e sairá a enganar as nações e será vencido , Ap 20.7-10 e lançado no lago de fogo , Mt 25.41 ; Ap 220.10 , onde serão lançados a besta e o falso profeta , Ap 19.20 . 

              UM GRANDE TRONO BRANCO . AP 20 .11  

 " VI UM GRANDE TRONO BRANCO E AQUELE QUE NELE SE ASSENTA , DE CUJA PRESENÇA FUGIRAM A TERRA E O CÉU , E NÃO SE ACHOU LUGAR PARA ELES . 

"VI TAMBÉM OS MORTOS , OS GRANDES E OS PEQUENOS , POSTOS EM PÉ DIANTE DO TRONO ,. ENTÃO SE ABRIRÃO  OS LIVROS . AINDA OUTRO LIVRO            DA VIDA , FOI ABERTO , E OS MORTOS FORAM JULGADO , SEGUNDO AS SUAS OBRAS , CONFORME O QUE SE ACHAVA ESCRITO NOS LIVROS " ( Apocalipses 20 11,12 ) .

1 . " De cuja a presença fugiu a terra e o céu " Ap 20 .11 ) . 

Assim parece como o sol ao nascer a lua e as estrelas e estes perece recuar para o infinito além , e não podem ser vistos devido a superior claridade do sol , o mesmo ocorrerá com a terra e o céu quando o filho de Deus se manifestar na sua excelsa glória para julgar os mortos . É a glória que eles ( os mortos ) se privaram de participar quando em vida escolheram viver no pecado . No juízo das nações , que ocorreu antes do milênio , Jesus fez o mesmo , ante os vivos , aparecendo cheio de glória e majestade Mt 24.30 ; 25.31 ). 

2 , "Os mortos grandes e pequenos ,postos em pé diante do trono " Ap 20.12 ) . " Grandes e pequenos " ai , tem a vez com importância , posição prestígio , influência , e não com tamanho ou idade , veja à luz do original os seguintes contextos :  Ap 11.18 ; 13.16 ;  19.5,18 ; Mt 10.42 ; Atos 8.10 ; 26.22 .

O JULGAMENTO E OS LIVROS NO CÉU  Ap 20.12 

Alguns  desses livros devem ser :

O - livro da consciência , Romanos 2.15 ; 9.1 .

O -  livro da natureza ,Jó 12.7-9 ; Romanos 1.20 ; Salmo 19 .1-4

O livro da lei , Romanos 2.12  ora a lei revela o pecado , Rm 3.20

O livro do evangelho , Romanos 2.16 ; Jó 12.48 .

O livro da nossa memoria , Lucas 16.25 " filho lembra-te ..." , Marcos 9. 44 9 ai deve ser uma alusão ao remorso constante no inferno ,. Ver o contexto : vv 44-48 ) . ler ainda Jr 17.1 . 

O livro dos atos dos homens , Ap 20.12 ;Sl 69.28 ;Dn 12.1 Lc 10.20 ; fp 4.3 

A presença do " livro da vida " nessa ocasião é certamente para provar aos céticos julgados , que seus nomes não se encontram nele ( Mateus 7.22,23 ) 

Quanto aos que morreram sem conhecer o evangelho , deixemos com Deus , Sendo Deus perfeito em justiça como é , terá uma lei para julgar os que pecaram sem lei , isto é , sem conhecerem  a lei De uma coisa estejamos certos : diante de Deus ninguém é inocente , inclusive os pagãos  O juízo de toda terra saberá fazer justiça 

Os mortos salvos durante o milênio certamente ressurgirão e serão recompensados nessa ocasião o que também explica a presença do livro da vida nesse momento  


Nenhum comentário:

Postar um comentário