sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OBADIAS -- O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO : CPAD


                                  TITULO DA LIÇÃO
            OBADIAS.... O PRINCÍPIO  DA RETRIBUIÇÃO
Texto  Áureo 
Porque o dia do Senhor esta perto,
sobre todas as nações ; como tu fizeste ,
assim se fará contigo ; a tua maldade 
cairá sobre a tua cabeça " (Obadias  1.15).

VERDADE PRATICA 
Obadias mostra que lei da semeadura e o princípio da retribuição constituem uma realidade da qual ninguém escapará
LEITURA DIÁRIA 
Segunda  Gênesis  25.22,23
A inimizade deste a gestação

Terça Salmos 137.7
O clamor pela punição de Edom 

Quarta Oseias 8.7 
Quem semeia vento colhe tempestade

Quinta - Naum 1.3
Deus não tera o culpado por inocente

Sexta - Gálatas 6.7 
Alei da semeadura e o princípio da retribuição

Sábado - Hebreus 2.2 
A desobediência receberá  justa retribuição 
 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Obadias 1.1-4 , 15-18
1 . Visão de Obadias ; Assim diz o Senhor JEOVÁ a respeito de 
de Edom; Temos ouvido a pregação do SENHOR , e foi enviado ás nações um embaixador , dizendo : levantai-vos , e levantemo-nos contra ela para a guerra 
2 . Eis que te fis pequena entre as nações ; tu és mui desprezado 
3 . A soberba do teu coração te enganou , como o que habita nas fenda das rochas , na sua alta morada , que diz no seu coração : Quem me derribará em terra ?
4 . Se te levares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas , dali te derribarei , diz o SENHOR .
15 . Porque o dia do Senhor está perto , sobre todas as nações ; como tu fizeste , assim se fará  contigo ; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça . 
16 . Porque , como vós bebeste no monte minha santidade , assim beberão de continuo todas as nações ; beberão e engolirão , e serão como se nunca tivessem sido.
17 . Mas, no monte Sião , haverá livramento ; e ele será fogo ; ea casa de Jacó possuirão as suas herdades .
18 . E a casa de Jacó será fogo ; e a casa de José, chama ;e a casa de Esaú , palha , e se acenderão ; contra eles e os consumirão ; e ninguém mais restará da casa de Esaú , por que o Senhor o disse .
INTRODUÇÃO 
O autor deste livro e um profeta  chama Obadias no livro não é mencionado  a sua genealogia nem outro por menor a seu respeito ,só se sabe que o nome  Obadias é bastante comum e significa " Servo do Senhor".
CARACTERÍSTICA ESPECIAIS  
Quatro aspectos básicos caracterizam o  profecia de Obadias .(1)
É o livro mais breve do Antigo Testamento .
(2) É um dos três profetas vocacionados por deus a dirigirem sua mensagem quase que . exclusivamente , a uma nação gentia ( os outros dois são Jonas e Naum ). 
(3) Há muita semelhança entre Obadias e Jeremias ( 49.7-22.
(4) O livro não é citado nem aludido no Novo Testamento.
A soberania divina é um tema importante e atual , porque lembra-nos que Deus está no controle de tudo e que toda ação humana está exposta diante  de seus olhos , A lei natural da semeadura ilustra o princípio da retribuição no campo espiritual , e é justamente essa a mensagem que encontramos no livro do profeta Obadias , em seus oráculos contra Edom . 

I . A SOBERANIA DE DEUS 
1 . conceito . A soberania divina é o direito absoluto  de Deus governar totalmente as suas  criaturas  segundo a sua vontade
( Salmos 115.3 ; Isaías 46.10 ). Calvinistas arminianos concordam com esse conceito , A diferença entre ambos Acerca da soberania esta apenas no exercício desta . segundo os calvinistas .não há limite para o exercícios desse governo , de modo que a vontade divina não pode ser anulada . Os  Arminianos , por outro lado , admitem que , no exercício da soberania divina . existe uma auto-limitação suficiente para permitir o livre-arbítrio humano .
2 . Livre-arbítrio 
A vontade de Deus é que sejam salvos ( Ez  18.32 ,32 ; Jo 3.16 ; I Tm 2.4 ; II Pd 3.9 ) . Entretanto , não são poucos os que se perderão . Tal acontece justamente pelo fato de sermos livres, autoconscientes e, por isso , responsáveis diante de Deus por nossos
atos ( Ec 12.13,14 ). Isso  se explica pelo livre-arbítrio ,e não significa negar a soberania divina. trata-se da liberdade humana . Deus é soberano em todo o Universo e , por seu amor  e poder , preservar sua criação até a consumação de todas as coisas ( Ne 9.6 ; Hb 1.2,3 ) .
II . O LIVRO DE OBADIAS
1 . A vida pessoal de Obadias é desconhecida . O profeta apresenta-se apenas com seu nome , sem oferecer nenhuma informação adicional ( família e reinado sob o qual viveu e profetizou ). Ele simplesmente diz : " Visão de Obadias " ( v 1 ).
A data em que exerceu o seu ministério é uma das mais disputada entre os estudiosos : vai de 848 a 460 a. C . tudo indica que os versículos 10 a 14  refira-se à destruição de Jerusalém por Nabucodonosor , rei de Babilônia , em 587 a. C . portanto qualquer 
data , nesse período ,como 585 a . C . por exemplo , é aceitável .
2 . Escritura e mensagem 
Com apenas 21 versículo , Obadias é o livro mais curto do Antigo Testamento. Excetuando-se a Introdução , o seu estilo é poético , O texto dividi-se em três partes principais : a destruição  de Edom (vv 1-9 ; a sua maldade (vv 10-14 e o dia do Senhor sobre Edom , Israel e as demais nações (vv 15-21 ).
O tema do livro é o julgamento divino  contra Edom . Obadias porém não é o único profeta  incumbido de anunciar a condenação dos filhos de Esaú ( Is 21.11,12 ;Jr 49.7-22;Ez 25.12-14 Am 1.11,12 Ml 1.2-5 ). 
3 . Posição do Cânon .
Em nossa Bíblia , Obadias situ-se entre Amós e Joanas , O critério para a ordem desses livros é  ainda desconhecido . Sabe-se, todavia que não foi baseado na cronologia . Há quem justifique tal posição pelo slogan " o dia do Senhor "(v15;Am 5.20 ) e pela afirmação de que a casa de Jacó possuirá a herdade de Edom ( v 17 ; cp . Am 912). Devido ao Cânon judaico considerar a coleção dos Doze profetas um só livro, a citação de Obadias , em o Novo Testamento. é apenas indireta.
                               Esboço do livro de Obadias 
Parte I :                           Oráculos contra Edom (vv1-14.15b)
vv. 1.9.............................Orgulho e destruição de Edom
vv. 10-14 ........................Traição de Edom contra Judá
v.15b...............................Condenação de Edom

Parte II: ..........................Oráculo sobre o dia do Senhor
vv,15a.,16.......................Julgamento das nações
vv.17,18..........................Volta e restauração de Israel
vv.19-21..........................Apêndice: volta e restauração de Israel

III . EDOM O PROFANO
1 . O edomitas eram descendente de Esaú . por causa do guisado que Jacó usou para comprar de Esaú a sua primogenitura, o nome da tribo passou a ser "Edom " que em hebraico, significa " vermelho " (n 25.300. Eles povoaram o monte  Seir  ( Gn 33.16; 36.8,9,21 ) e , rapidamente , transformaram-se em uma poderosa nação ( Gn 36.1-43;Ex 15.15;Nm 20.14). Seu rei negou passagem a Israel por seu território , quando os filhos de Jacó saíram do Egito e peregrinavam no deserto a caminho da terra prometida . Mesmo assim , Deus ordenou ao Israelitas que tratassem os edomitas como a irmãos (Dt 23.7 ). Contudo , o ódio de Edom contra Israel cresceu e atravessou séculos .  
O Deus soberano.
" Assim diz o Senhor JEOVÁ a respeito de Edom " (v.1). Esta chancela destaca a soberania de Deus sobre os povos e reis da terra . Apesar de Edom não ser reconhecido como povo de Deus , o Eterno tinha legitima autoridade sobre ele.
Preparativo do assédio a Edom ( v.1c). A expressão: "temos ouvido a pregação" parece indicar que Obadias falava em nome de outros profetas ( Jr 49.14 ). Ele ouviu o oráculo divino e soube de um embaixador que fora enviado aos povos vizinhos para ajuntá-los em guerra contra Edom , Tal embaixador não era profeta , mas um diplomatas de alguma nação inimiga dos edomitas . 
4 . O rebaixamento de Edom
No Antigo Testamento hebraico , existe um recurso retórico que consiste em um acontecimento futuro, que é descrito como se já tivesse sido cumprido. por isso, o profeta emprega o verbo no passado: " Eis que te fiz pequeno entre as nações" ( v.2a).
Esse recurso é conhecido como perfeito profético (não se tr5ata de um perfeito gramatical especial ). Seu emprego, qui, indica o cumprimento certeiro da ameaça  quanto à sucessão dos dias e das noites . Ou seja , o fato é descrito como já realizado, pois Deus reduzirá ( como de fato, reduziu) Edom a um povo insignificante e desprezível entre as nações, até que este veio a desaparecer (v.2b).
5 . O orgulho leva à ruína 
Por viverem nas cavernas montanhosa de Seir ( v.3, os edomitas confiavam na segurança que lhes proporcionava a topografia de seu território - uma fortaleza naturalmente inexpugnável . Edom não sabia que aquilo que é Deus inacessível ao homem é acessível a Deus (v.4). A arrogância humana é insuportável , mas a soberba espiritual é repugnante ; os que assim agem estão destinados ao fracasso (Pv 16.18;I Pd 5.5 
IV. A RETRIBUIÇÃO DIVINA 
O princípio da retribuição.
Retribuição significa "pagar com a mesma moeda ". Tal princípio acha-se na lei de Moisés (Ex 21.23-25;Lv 24.16-22; Dt 19.210. 
Segundo Charles L. feinberg , A passagem compreende entre os versículos 10 até 14 pode ser chamada de o "boletim de ocorrência"dos crimes cometidos pelos edomitas contra os judeus .O acerto de contas contas aproxima-se , e Deus fará com os edomitas o mesmo que eles fizeram a Judá Nessa profecia , Edom serve de paradigma para outras nações (e até pessoas ) que igualmente procedem (v,15).
2 . O castigo de Edom.
os edomitas beberam e alegraram-se com a desgraça de seu irmãos. Mas , agora , chegou a hora de eles receberem a sua paga na mesma moeda . Os descendente de Esaú provarão do cálice da ira divina para sempre (v16). É bom lembrar que esse princípio vale também para indivíduos (Jz 1.6,7; Hb 2.2). É o princípio da Semeadura (Os 8.7;Gl 6.7).
3 . Esaú e Jacó (v.18). Os nomes "Sião e Jacó"(v17) indicam Jerusalém e Judá , respectivamente . E"José ", o reino do Norte formado pelas dez tribos e , muitas vezes , identificado como "Israel" e "Efraim" Os 7.1 ). José como pai de Efraim (Gn 41.50-52 ), é usado para identificar os irmãos do Norte , Assim , a profecia fala sobre a reunificação de Judá e Israel (Os 1.1;Ez 37.19). A metáfora de Israel como fogo que consumirá a casa de Esaú indica a destruição total de Edom. O orgulho e o ódio dos edomitas contra os seus irmãos Judeus os levaram à ruína definitiva.

CONCLUSÃO 
Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas consequências , não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso . A retribuição é inevitável , pois tudo que o homem semear isso também ceifará " (Gl  6.7). Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus ( 2 Co 5.17 ).

ENSINADOR CRISTÃO . Ajuda para professor cpad

Obadias : O princípio da retribuição 
Obadias é um livro pequeno , mas que apresenta uma grande verdade : deus retribui as nações arrogantes do homem no devido tempo. Não importa quanto tempo se passe desde que ajamos de forma perversa com as pessoas que nos cercam : nossos atos não fica, impunes diante de Deus .
Para que possamos entender o contexto em que o profeta está inserindo Séculos antes de Obadias ,Jocó e Esaú ,  os dois filhos de Isaque , tiveram descendentes que , Séculos mais tarde , foram as nações de Judá e Edom , Ambos , apesar de terem parentesco , os povos foram dados à beligerância entre si , de forma que os edomitas , quando tiveram uma oportunidade , auxiliarem os babilônios em um grande e bem -sucedido ataque contra Israel , que destruiu Jerusalém.
Não podemos deixar de crer que Deus , por meio desses acontecimentos , estava julgando seu próprio povo , pois Judá havia sido advertido por deus acerca seu pecados , Mas que Ele também iria julgar aqueles que estavam atacando seu povo . Não muito depois desses evento , Deus julgou os Edomitas e destruiu sua nação . Nos tempos de Cristo , os descendentes dos edomitas foram os da casa de Herodes , chamados de idumeus . Eles mostraram seu desprezo pelos o Judeus  quando os governaram , autorizados pelos romanos , e também tentaram acabar com o plano da salvação quando Herodes tentou matar o menino Jesus .
"O que torna as  ações de Edom ainda mais repreensível foi o fato de que os edomitas e os Israelitas não eram apenas vizinhos ; eles era parentes! Os pais de Edom e Judá foram Esaú e Jacó , respectivamente Os países deveriam ter vivido em paz . Edom , porém constantemente tirou vantagem de Judá Isso sem contar com a arrogância dos edomitas sua capital era o lugar hoje conhecido como petra , um ambiente de fácil defesa e difícil ataque por parte de inimigos Isso dava muito orgulho aos edomitas , pois muitos santuários foram também esculpido nas paredes dessa grande cidade rochosa . Mas cinco anos depois , após a crucificação de Cristo , os edomitas desapareceram para sempre ,cumprindo-se o que disse Obadias "ninguém mais restará da casa de Esaú (Obadias 18.).
Apesar do julgamento pelo qual Israel passou , Obadias deixou claro que a nação se ergueria novamente , e que possuiria a terra dos filisteus e dos edomitas , e que iria se alegrar o reino do Messias .