sábado, 21 de julho de 2012

ONDE ESTA OS MORTOS

            O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS

ONDE ESTÃO OS MORTOS .

Onde estão os mortos? esta questão preocupa praticamente todas as religiões surgidas ao longo de toda história da humanidade. Os gregos , por exemplo, diziam que os mortos iam para as "ilhas dos bem-aventurados ", onde ficavam aguardando o julgamento que seria levado a efeito por três representantes do mundo Subterrâneo . Se o morto tivesse feito boas obras durante a sua vida , e os  juízes estabelecessem sua retidão, ele podia entrar nos campos Eliseos , um tipo de paraíso .

Outras religiões do mundo viam a habitação final dos mortos de maneira diferente. Os Romanos, por exemplo , imaginavam a  eternidade como um espelho desta vida .para os mulçumanos , a morte traz recompensa e punição. já os indus e budista dizem que as almas voltam a este mundo várias vezes , até que alcancem as bem-aventuranças eternas.

Neste mundo de tantas religiões e de tanta confusão em matéria de fé, perguntamos:  " Quem está  certo? " A resposta é simples : a verdade está revelada na Palavra de Deus, a Bíblia , e isso não deixa lugar para especulações  de gente por mais bem intencionada  que seja . A Palavra de Deus afirma de maneira final como podemos ter vida eterna e feliz nao apenas aqui , mas também no alem ( 2 Timóteo 1.9,10 ).

Á imortalidade sempre foi um fato real , mas foi necessário que Cristo o trouxesse à luz para que soubéssemos o que ela é  e como podemos obtê-las .

Tendo a  Palavra de deus e a revelação de seu filho Jesus Cristo , pelo que não precisamos ficar confundido ou desencorajados a respeito do destino dos mortos .

Os hindus e budista dizem que as almas voltam neste mundo varias vezes seguida , até  que alcancem a bem-aventurança eterna . Supõem que essa purificação acontece através da transmigração das almas. Isto é , depois da morte a almas  volte a reencarnar no corpo de um animal inferior ou de outro ser humano . Há grande semelhança entre essa crença e o  que o espiritismo ensina quanto a reencarnação .

De acordo com a teoria da transmigração , a alma passa de um corpo para outro até ser purificado. Então ela é autorizada  a entrar na morada dos deuses. Os budistas  chamam esse lugar de  " Nirvana " , enquanto que os hindus brâmanes dizem que a alma se une a brama, o poder universal.

COM QUEM ESTÁ A VERDADE?

Neste mundo de tantas religiões e de tanta confusão em matéria de fé , perguntamos: " Quem está  certo ? " à resposta é simples : a verdade está revelada na Palavra de Deus , a Bíblia , e isso não deixa lugar para especulações seja para quem for , mesmo que as pessoas sejam intencionadas. A Palavra de Deus afirma enfaticamente que uma das razões por Jesus veio a este mundo , foi para nos mostrar como podemos ter vida não apenas abundante aqui , mas também esterna no além . A Bíblia diz : "  

Segundo o poder de Deus , quee nos salvou e nos chamou com santa vocação ; não segundo as nossa nossas obras , mas conforme a sua própria determinação e graça que nos dada em  Cristo Jesus antes dos tempos eternos " ( 2 Timóteo 1.9,10 ).

À imortalidade sempre foi um fato , mas foi preciso que Cristo o trouxesse à luz para que soubessemos o que é e como podemos obtê-la .

Temos a palavra de deus e revelação de Seu filho Jesus Cristo , pelo que não precisamos ficar confundidos ou desencorajados a respeito do destino dos mortos .

ONDE  OS  MORTOS ESTÃO 

As bênção resultante da vinda do Senhor Jesus a este mundo são incontáveis . elas se relacionam com tudo que concerne  ao crente . Uma dessas bênçãos tem a ver com os filhos de Deus que já dormem  ou vieram a dormir no Senhor . Na glória celestial  ser-nos-ão reveladas e usufruídas inumeráveis outras bênçãos derivadas da vinda de Jesus aqui . Elas têm alcance ilimitado , aqui e na eternidade .

ANTES DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Para compreender os ensinos bíblicos sobre o lugar para onde vão os mortos , é necessário  observar o texto original do Antigo Testamento , em hebraico , e o  original  grego do novo Testamento . À  palavra SHEOL , no Antigo Testamento , equivale em sentido a HADES  , no novo Testamento , Diferem na forma porque a primeira é hebraica e a segunda é grega . Ambas designam o lugar para onde , nos tempos do  antigo Testamento , iam todos após a mmorte : justos ,e injustos , havendo no entanto , nessa região dos mmortos uma divisão para os justos e outra para os injustos , separados por um abismo intransponível . Todos estavam ali plenamente conscientes . o lugar dos justos era de felicidade , prazer e segurança . Era chamado " Seio de Abraão " e " Paraíso " . Já o lugar dos ímpios era ( e é ) medonho , cheio de dores , sofrimentos , estando todos lá plenamente conscientes.

No novo Testamento , há três palavras diferentes , no grego , que  são traduzidas pela palavra  INFERNO em português . o inferno de Lucas 16.22,23 , por exemplo , é tradução da palavra grega  HADES , por outro lado , inferno de Mateus de 23.33 é tradução do grego GEHENA ,   enquanto que o inferno de 2 Pedro 2.4 é tradução de TÀRTARO . Em cada versículo , o significado varia no original quanto ao lugar ocupado pelos espíritos dos mortos .

DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS 

Antes de morrer por nós , Jesus prometeu que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja ( Mateus 16.18 ) . Isto mostra que os fiéis de Deus , a partir dos dias de Jesus , não mais descerão ao hades , isto é , a divisão reservada ali para os justos . o texto em apreço indica futuridade em relação a ocasião em que foi proferido por Jesus . A mudança ocorreu entre a morte e a ressurreição do Senhor , pois Ele disse ao ladrão  arrependido ; "

Hoje estarás comigo no paraíso " ( Lucas 23.43 ).  Sobre o assunto , diz o apóstolo Paulo : " Quando ele subiu ás alturas , levou cativo o cativeiro , e concedeu dons aos homens . Ora , que quer dizer subiu , senão que também havia decido até às regiões inferiores da terra ? " Efeso  4.8,9 

 Entende-se , pois que Jesus ao ressuscitar levou para o céu os crentes do antigo Testamento que estavam no  " seio de Abrão " , conforme ele prometera em Mateus 16.18 . Muitos desses crentes , Jesus os ressuscitou por ocasião da  Sua  morte, certamente para que se cumprisse o tipo prefigurado na festa das primícias ( Levítico 23. 9-11 ) , que profeticamente falava da  ressurreição de Cristo ( 1 Corintio 15.20,23 ). Nessa festa  profética havia pluralidade  ( o texto bíblico fala de  "molho ' ou feixe ) . logo , no seu cumprimento deveria haver também pluralidade . E houve , conforme vemos em Mateus 27 .52,53 . À obra redentora de Jesus no calvário afetou não só os vivos , mas também os mortos que dormiam no Senhor .

O apóstolo paulo foi ao paraíso , o qual está no terceiro céu ( 2 Corintio 12.1-4 ) portanto , o paraíso está agora lá em cima , na imediata  presença de Deus . não em baixo , como dantes . A mesma coisa vê-se em Apocalipse 6.9-10 , onde as almas dos mártires da Grande tribulação permanecem no céu , " debaixo do altar " , aguardando o fim da Grande tribulação , para ressuscitarem                      ( Ap 20.4 ) , e ingressarem no reino milenial de Cristo .

Os crentes que agora dormem no Senhor estão no céu , pois o paraíso está agora ali , como um dos resultados da obra redentora do Senhor Jesus Cristo 2 Corintio 5.8 ) . No momento do arrebatamento da igreja , seus espíritos virão com Jesus , unir-se-ão a seus corpos ressurretos , e subirão com Cristo , já glorificados .

ONDE ESTÃO OS MORTO 

Depois que Cristo subiu o céu , a Bíblia nunca  mais se refere ao paraíso como estando  " em baixo " . Desse ponto em diante todas as referências no Novo Testamento falam  da localização do paraíso com estando " em cima ' ou " no alto " .

Já dessemos que na manhã da ressurreição , antes de Cristo permitir que maria madalena ou os discípulos o tocassem , Ele desceu ao SHEOL . Ali Ele libertou os mortos justos que estavam no paraíso ( seio de Abraão ) e transferiu o seu local de espera para um ponto situado nos lugares celestiais .  Foi nessa ocasião que Ele" levou cativo o cativeiro " ou a multidão de almas cativas dos mortos justos esperando no SHEOL / HADES pela consumação da obra de Cristo . 

 

      Hoje , quando um crente morre , ele não vai mais para o HADES . Ele vai estar com Cristo . Paulo disse que deseja " partir e estar com Cristo " . Em 2 Corintio 5.6-8 , o apóstolo Paulo é enfático ao expressar sua confiança que estar " ausente do corpo " na morte ,era estar " presente com  Senhor " .portanto , os mortos justos estão  " presentes com Cristo " agora , ou seja , estão onde Cristo está.

Onde Cristo está ? no HADES ? não ! Sabemos que o Senhor não está no HADES , porque a Bíblia diz a respeito de Cristo que sua alma não foi deixada no  HADES . Onde Ele está então ? Dezenas de outras referencias bíblicas nos declaram que Ele ascendeu ao céu e está à mão direita de Deus . E todos os que morreram salvos estão com Ele no céu .

A PRESENTE SITUAÇÃO DOS IMPIOS MORTOS

Para os ímpios mortos não houve qualquer alteração quanto ao seu estado . continuam descendo ao hades , o " império da morte" onde ficarão retidos em sofrimento consciente até o juízo do Grande trono Branco , após  o Milênio , quando  ressuscitaram para serem julgados e postos no Inferno esterno ( Apocalipse 13-15 ) . Assim sendo , qualquer fantasma ou " alma  do outro  mundo "  que aparecer por aqui é coisa diabólica , porque do hades   não sai ninguém .  É uma prisão , cuja chave está com Jesus  ( Apocalipse 1.18 ) . Amal do ouro mundo  não vem à terra , pois os salvos estão com Jesus , e os perdidos estão presos . O diabo , sim , por enquanto está solto e sabe imitar e enganar com muita perícia .

Em  Ezequiel 32.17-32 , no chamado  " rol das nações ímpias no hades . Esta passagem é sumamente importante diante dos fatos que estamos estudando . portanto , é importante que você a leia na sua totalidade .

O estudo comparativo de passagens bíblicas como 1  PEdro 3.18-20 e atos 2 .27 ,31 , mostra que a vitória de Cristo foi anunciada até a o hades , o reino dos mortos . todo o universo tomou conhecimento da transcendental vitória de Jesus , na sua morte e ressurreição .

À sorte do incrédulo foi selada durante sua vida terrena . Ele ssabe qual o seu destino eterno , e está apenas aguardando o julgamento e a justiça de Deus para ser " lançado fora " e sua sentença começar .

O ESTADO DOS JUSTOS FALECIDOS 

Na morte a vida corpórea cessa e o corpo começa a desintegrar-se , o que é inerente à natureza . Dai o espirito ou a alma humana entrar num estado , consciente de existência . É a natureza desse estado , particularmente com respeito aos justos , que agora temos de estudar .

OS JUSTOS ESTÃO COM DEUS .

À declaração em Eclesiastes 12.7 , de o espirito volta a Deus que o deu , acha-se  repedida em passagens do novo Testamento . Em Filipenses 1..23 Paulo falou de partir e estar com Cristo . referia-se ao dilema que tinha quanto ao morrer ou continuar vivo . reconhecia que o continuar nesta vida significava muito sofrimento , mas o terminar desta vida significava uma partida imediata para a presença de Cristo .

OS JUSTOS ESTÃO NO PARAÍSO .

Conforme o apocalipse 2.7 , àquele que vencer , Cristo lhe concederá o privilégio de "comer da arvore da vida , que esta no paraíso de Deus " . Ainda que seja usado o termo " paraíso " em apocalipse 22.1,2, é  provável que ideia seja a mesma . Nessa passagem , a árvore da vida aparece ao lado do rio da água da vida , e o quadro total é o dum paraíso ou jardim de bem-aventurança .

OS JUSTOS ESTÃO VIVOS  E CONSCIENTES .

 Os justos desincorporados estão vivos e conscientes . Ainda que o novo Testamento ensine que há um estado desincorporado durante  o intervalo entre a morte e a ressurreição , em parte nenhuma deixa ele transparecer a ideia de que esse estado seja de animação suspensa ou de inconsciência . Várias passagens nos ajudam a eles compreender isso . 

Em Mateus 22.32  Jesus declarou aos saduceus que Deus é Deus dos vivos . Sua declaração foi feita em referência às palavras dirigidas  a Moisés na ocasião da sarça ardente : " Eu sou o Deus  Abraão , o Deus de Isaque , e Deus de jaco " Jesus interpretou essa declaração como significando que deus estava dizendo : " Abraão , Isaque e jaco morreram a muito tempo , porem eles continuam vivos ".

OS JUSTOS ESTÃO EM DESCANSO .

Os justos desincorporados estão em descanso . Esta declaração se baseia nas palavras de Apocalipse 14.13 : Bem -aventurados os morto que desde agora morremno Senhor .Sim , diz o Espirito , para que descansem dos seus trabalhos , pois as suas obras os acompanharão ".  A ideia principal do termo " descanso " é a de refrigério depois do labor . Os que moreem no Senhor são descritos como estando num estado de bem-aventurança , porque entram numa experiência de regozijo , como sendo refrescados depois das  lutas desta vida . mais do que isto ,sua obra não para quando eles morrem . Ela continua produzindo efeitos até aquele dia quando serão abertos os livros Apocalipse 20.12 

O ESTADO DOS IMPIOS FALECIDOS .

As passagens do no Testamento que tratam dos maus ou injustos no estado desincorporado são menos numerosas do que as que se referem aos justos . porém , as poucas que se relacionam com este tópico conduzem a várias conclusões :

a ) Os impios falecidos estão separados de Deus , Lucas 16.23.

b ) Os impios falecidos estão vivos e conscientes .

c ) Os impios falecidos estão reservados para o castigo esterno , 2 Pedro 2.9 

d ) Os impios falecidos estão num lugar fixo , 16.23 .

Portanto , o ensino de que os mortos (justos ou impios ) se encontram na sepultura , em sono profundo e em estado de inconsciência , como ensina o Adventista do sétimo dia , por exemplo , não encontra apoio nas Escrituras .

O CÉU E O INFERNO 

Há não poucos equívoco e concepções errôneas com respeito ao Céu e o iferno . Grande parte deses erros se tem originado nas especulações , nas conjecturas e nas esperanças ou no desespero daqueles que perderam entes queridos , e que , em sua tristeza , têm permitido ideias a respeito que não suportariam ser examinados a luz das Escrituras . 

Entretanto , muitos informes existem nas Escrituras acerca do Céu e o inferno - oque nos fornece um quadro claro acerca do destino esterno daqueles que partirem deste mundo na esperança gloriosa da ressurreição ou assinalado para a perdição esterna .

COMO SERÁ O CÉU?

O destino final da igreja e sua habitação na eterna presença de Deus .A Bíblia e a doutrina cristã chamam isto de "céu " . como é o céu ? Quando as pessoas perguntarem qual a crença do cristão sobre o céu , não e possível dar uma resposta precisa e detalhada . As razões são óbvias . como seriá possível explicar a um índio que vive na selva como é a cidade grande ? Toda via , tanto os selvagens como o citadino vivem  no planeta terra , respiram o mesmo ar e gozam do mesmo sol . Mas o céu , como quer que ele seja , deve ser fundamentalmente diverso . Sua definição deve estar quase além do entendimento humano .

A coisa mais importante que podemos dizer  é que o céu é onde Deus está . em termos do livros de Apocalipse , " Deus habitará com os homens " Apocalipse 21.3 . O ponto alto da história bíblica da redenção de Deus é " a Cidade Santa", Deus com seu povo  . Em tal comunidade , Deus enxugará toda lágrima e não haverá nem pranto , nem luto , nem dor , " porque as primeiras coisas  passaram " Apocalipse 21.4 . Quanto a isto é importante saber ainda :                 

O céu é um lugar real , literal  .

Este mundo é apenas a  ante-sala do próximo . Esta existência é  breve e incidental em relação às alturas esternas da próxima . O coração , em seu anseio por algo melhor , apoia a conclusão que deve haver um lugar para nós , após a morte física . lendo João 14.2,3 vemos que por duas vezes  Jesus chama o céu de LUGAR . na presença de Deus , um lugar que cristo nos está esperando .                                                                                                              

O Céu é um lugar espaçoso

( Apocalipse 7.9 ). Se Jesus criou o mundo em seis dias , com os animais , o firmamento e os seres humano -- e toda a sua criação é realmente maravilhosa e ultrapassa a todo entendimento - qual não deve ser o lugar que Ele vem preparando durante esses quase 2012 anos ? Os capítulos 21 e 22 do livro de Apocalipse fala das belezas dese lugar .                                                                      

O Céu fica em Cima 

( Atos 1.9 ; 2 Reis 2.11 ;  2 Corintios 12.2,4 ; Apocalipse 21.3,4 ; 22. 3,5 ) . sim , o Céu  reserva maravilhosas perspectivas para aqueles que foram lavados no precioso sangue de Cristo ; e a verdade é que , onde quer que esteja o céu , está vinculado às bênçãos de Deus em Seu filho , Jesus Cristo .

A realidade do inferno 

O novo Testamento , há três palavras diferentes , no grego , que são traduzidas pela mesma palavra INFERNO em português , são elas ; hades , geena e tártaro . Na verdade , essas três palavra gregas têm basicamente um significado diferente . hades é o sheol do Antigo Testamento . É o lugar onde os espiritos dos mortos aguardam a ressurreição . geena por outro lado , refere-se ao inferno em relação ao castigo esterno . É o lugar para onde irão os injustos após o julgamento do Grande trono branco . Tártaro é usado para referir-se à prisão dos anjos caídos ( Judas .v 6 ) . 

QUANTO AO INFERNO , É IMPORTANTE SABER 

a ) O inferno é antítese do céu Mateus 11.23 

b ) Cristo prometeu a sua igreja triunfar sobre o inferno , Mateus 16.18 

c ) No inferno há vida consciente e sofrimento eterno , Lucas 16.23 .

d ) Deus tem poder de matar o corpo e lançar a alma no inferno Mateus 10 .28 .

e ) A indisciplina dos nossos membros pode ser causa de condenação do corpo ao inferno Mateus 5.29                                                                                                           f ) não há escape do inferno para o impenitente , Mateus 23.33                                           g ) O inferno será um lugar de sofrimento esterno e de eterna separação do salvador , Mates 13.42 ,49,50 ;25,41 

No seu livro discurso aos gregos acerca do hades , o famoso historiador judeu , Flávio josefo , contemporâneo  do Senhor Jesus Cristo , descreve o inferno como um lugar " preparado para um dia predestinado por Deus ,dia no qual haverá um juizo sobre todos os homens , quando os injustos e todos os que têm sido desobediente a Deus e têm honrado a ídolos ... serão  mandados a este castigo eterno ..... enquanto os justos obterão um reino incorruptível que nunca desaparecerá ...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

AUXILIO PARA PROFESSOR LIÇÃO 4 E LIÇÃO 5

LIÇÃO 4 

SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA SOCIAL

A violência em nossos dias não é um fato desconhecido dos cristãos . Aqueles que lidam com missões interculturais , em países fechados ao evangelho , conhecem bem as consequência da violência.

Não é certo alegar que a violência é fruto da ausência de educação. O século XX demonstrou que sociedades mais avançadas podem ser mais brutais do que sociedades não tão adiantadas. E  o século XXI começou com uma sensação de violência extrema. dando origem a um movimento internacional de caça a terroristas, O Bulling, definido como uma séria de agressões internacionais. verbais ou físicas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, é em nossas escolas . No campo, grupos desejosos de reformas agrárias usam a violência para impor suas perspectiva, política , entrando em fazendas, destruindo plantações e matando animais. E nas cidades, traficantes buscam espaço em comunidades menos assistidas, impondo seus desígnios com sangue de inimigos e trabalhadores. Portanto, a violência não  é desconhecida da humanidade.

Antes de prosseguir, precisamos entender que a violência é fruto do pecado. Após a queda do homem no Éden, Caim, filho de Adão, matou Abel, seu próprio irmão. Lameque  fez uma canção a suas duas mulheres os motivos pelos quais matou dois homens. Lembra-nos que nos dias que antecederam o dilúvio, a terra enche-se de violência, de forma que ficou insustentável a vida na terra. Isso porque, por causa do pecado, somos inclinados a resolver as coisas  impondo nossa força, não raro, de forma brutal. para que não façamos tal, Deus permitiu aos homens criar leis que possam inibir a atitude violência entre os próprios homens, de forma que o preço a ser pago por um ato violento seja reprimido de forma dura pela sociedade

A igreja pode atuar de forma ativa preparando-se para receber as pessoas que sofreram com a violência. Não são poucas as mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica ou sexual. A igreja precisa estar pronta para não apenas receber essas mulheres, mas também a tratá-las nos diversos aspectos atingidos pela violência vivida, seja no sentido material, pois muitas não podem retornar as suas casas e precisa mudar de vida e de residência.

A igreja pode ajudar a coibir a violência. Há quem pense que a igreja não deve se envolver em questões relacionadas às coisas deste mundo, como a violência ( Jeremias 22.3 ). Faz parte da nossa missão, até que o Senhor Jesus retorne, fazer deste mundo um mundo menos violento, praticando a justiça e respeitando aqueles que têm menos condições que nós .


LIÇÃO 5 

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ

O estado de viuvez é apresentado diversas vezes na Palavra de Deus. Nos casos apresentados , somos ensinados sobre como devem ser as posturas tanto da igreja quanto das próprias pessoas que passam pela perda de um cônjuge. 

As viúvas precisam ser amparada por seus familiares. O auxilio por parte da  igreja é subsidiário , e nos casos em que a família da viúva não pode socorrê-la em suas necessidades de subsistência . No segundo caso, quando a viúva é auxiliada pela a igreja, não pode se sentir inútil ou desvalida, pois é uma forma de honrar a pessoa que está passando por dificuldade ( Timóteo 5.3 ). Honrar a viúva não é feito apenas quando se dá a ela a oportunidade de orientar e ensinar as mulheres mais novas, mas também quando a igreja lembra-se dela para que possa ser ajudada.

As viúvas precisam ser motivadas a permanecerem servindo ao Senhor. Por ocasião da apresentação de Jesus no templo , Lucas narra a presença de uma profetiza chamada Ana , que era viúva pela observação de Lucas, era uma senhora bem idosa , mas que estava no templo servindo ao Senhor de forma contínua . A viúves , portanto, não impede a pessoa de servir ao Senhor com seus dons.

O apoio às viúvas restringe-se ás que realmente estão desamparadas. Para isto , as viúvas não podem ser pessoas que tenham uma vida desregrada. Paulo recomenda que não sejam admitidas para ser ajudadas pela igreja as viúvas mais novas, que "... aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosa, mas também paroleiras e curiosas , falando o que não convém ," ( Tm 5.13 ). Entendemos que certas mulheres em Éfeso tinhão esse comportamento, e por isso a recomendação paulina deve ser observada . As viúvas mais novas podem, em nossos dias , trabalhar para sua manutenção , cuidando de sua própria vida e não se metendo em confusões relacionada á fofocas e outros males. E podem tornar casarem-se . Esse conselho- de as viúvas mais novas cuidarem de suas vidas- é importante também para todas pessoas na igreja.

Uma viúva considerada " nova " está proibida de se casar? De forma alguma. Na verdade, é bem mais ético uma viúva mais nova casar-se de novamente do que dar ocasião para ser mal-falada ( Tm 5.14 ).  Essa recomendação do apostolo tem por objetivo dar oportunidade á tais viúvas para que se casem novamente, visto que a morte rompee o vínculo do matrimonio antes existente. Não é difícil haver falatórios em certas igrejas quando uma viúva torna a casar-se , ma tal atitude - a viúva casar-se novamente- não afronta a Palavra de Deus. Desde que a pessoa deseje um novo matrimonio , a igreja deve buscar o relacionamento e a bênção de Deus para a nova família que está sendo formada.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

AUXILIO PARA O PROFESSOR LIÇÃO 3

Todas as pessoas um dia passarão pela morte , exceto, é claro , aqueles que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo para buscar sua igreja , como ja é de conhecimento daqueles que já ouviram alguns ensino sobre a Volta de Jesus ou a ressurreição dos mortos em Cristo .Mas de forma o crente pode entender esse evento e que tipo de expectativa é possível ter observando o que diz a Palavra de Deus ?

A MORTE NÃO É O FIM PARA O VERDADEIRO CRISTÃO .

Entendemos a morte como sendo a separação entre a parte material ( o corpo ) e a matéria (a alma ) do ser humano .Essa separação mostra o quanto somos limitado em relação a manter próprias vidas .

A palavra reconhece a morte como resultado do pecado. Quando Deus criou o homem, não o criou para morrer . É o que se entende da leitura de Gêneses 2.17,18 . A morte entrou no mundo, portanto , por ocasião da desobediência de Adão no Éden . Romanos 6.23 fala que " O salario [ a recompensa ] do pecado é a morte " , um prêmio pela desobediência humana 

Se falarmos da morte , é preciso falar mais ainda da ressurreição . Quando Cristo  voltar , a ressurreição será uma realidade para os servos de Deus. Houve exemplos de ressurreição no antigo e no novo testamento que apesar de temporários , dão uma mostra do poder de Deus em tornar a vivificar um corpo morto . E Jesus repreendeu os saduceus depois da morte

O apostolo Paulo , ao escrever para os crentes tessalonicenses, informando apesar de a morte ter levado os seus queridos , havia esperança de que um dia eles se encontrariam :" Não quero , porém , irmãos , que sejais ignorantes acerca dos que já dorme , para que não vos entristeçais , como os demais que não têm esperança. Porque ,se cremos que Jesus morreu e ressuscitou , assim  também os que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer  com ele . Dizemos -vos, pois ,isto pela palavra do Senhor : que nós os , que ficarmos vivos para a vinda do senhor, não precederemos os que domem. Porque  o mesmo Senhor descera do céu com alarido , e com voz de arcanjo ,e com trombeta de Deus ; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro ; depois nós que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens , a encontrar o senhor nos ares , e assim estaremos sempre com o Senhor . " ( Ts 4.13-17 ). Paulo destaca que a tristeza e as dúvidas que a igreja tinha em relação aos seus entes queridos que haviam morrido deveriam ser substituídas pela a esperança de um momento posterior glorioso . Mais que isso, tal palavra deveria nos trazer consolo, e também aos que estavam passando por tal dúvida 

querido professor tenha uma boa aula 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO LIÇÃO 3

                                                                  LIÇÃO 3
                                                         15 de julho de 2012
A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO 


TEXTO ÁUREO - 
" Porque para mim o viver é Cristo, e o                          LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
morrer é ganho ' (Fl    1.21).                                            1 Corintio 15.51-57                      
VERDADE PRATICA                                                                       
Para o crente , a morte não é o fim da vida ,
mas o inicio de uma plena , sublime e eterna 
comunhão com Deus .
INTRODUÇÃO
Numa sociedade materialista ,evita-se falar sobre assuntos negativos. No entanto, a morte é um fenômeno real que  se abate sobre os seres humanos de todas as idades , classes , sociais e religiões . Afinal de contas , quem pensa em morrer? Há alguma virtude na morte ? Nos dias atuais , o desespero vem tomando conta das pessoas, até mesmo das qe professam a fé cristã. É uma pena que alguns púlpitos não estejam preocupados em preparar as suas ovelhas, através das Sagradas Escrituras, para enfrentar essa realidade que pode chegar a qualquer família, sem avisa-la ou pedir-lhe licença . por isso , nessa lição , demonstramos que Deus se preocupa com a fragilidade e Vicissitude humanas ,  principalmente quando se trata de um tema tão laborioso e delicado .
I. O QUE É A MORTE
Conceito . não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência , na religião e faz parte de debates cotidianos , pois atingem a todos (Samos 89.48;Eclesiastes 8.8 ).Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória , o consenso médico atual a defini como cessamento clínico , cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. no entanto , a definição mais popular do fenômeno é a interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo". A constatação de que a pessoa entrou em óbito é o ponto de partida para a permissão, ou não pela família, de doar órgãos. Ainda continuando sobre oque é a Morte.
A morte é a separação  entre corpo e espirito e alma.separação física. pra onde vai o espirito, volta para Deus .A Bíblia revela que a natureza humana, criada à imagem de Deus. é trina e una .
composta de três componente , a saber ; espirito , alma e corpo ( 1 Tessalonicenses 1 5.23  Hebreus 4.12 ). Deus formou a Adão do pó da terra ( seu corpo ) e soprou nas sua narinas o folego de vida ( seu espirito).  e ele tornou -se um ser vivente ( sua alma ) Gêneses 2.7 ). por causa do pecado  é que veio a separação  Entre o corpo , por um lado , e o espirito e a alma do outro . só na ressurreição do ultimo dia se ajuntaram novamente.
O DIZ AS  ESCRITURAS DIZEM? 
' O salario do pecado é a morte ( Romanos 6.23 ). Deus criou o homem e a mulher para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano . Mas , conforme descrito em Romanos 
6.23 , a morte é consequência da queda ( gêneses 3.1-24 ). O pecado roubou , em parte ,a vida  eterna da humanidade. Assim  a bíblia demostra que a morte é a consequência inevitável do pecado , e realça esse fato como a separação entre " alma " e corpo " Gêneses 35.18
A MORTE
Já vemos que a morte é a separação entre corpo e alma e espirito . separação física  onde que o espirito volte para Deus , Eclesiastes 12.7 ). Todo ser humano está ordenado a morrer ,desde que a Adão pecou no  Éden ele trouxe a morte sobre toda raça humana . Existe três tipo de morte na Bíblia . A morte física e a morte espiritual  a morte eterna . A morte é um fenômeno natural muitos não gosta de falar sobre a morte, Porque a morte ela traz muita dor e sofrimento em meios as famílias . Para a morte não existe idade cor raça , Ela costuma nos surpreender , porque não sabemos o momento que ela vai chegar.Quantas pessoas que fica  com depressão desesperada porque perdeu um ente querido.Muitas pessoas chega até ser Hospitalizada , o pior que muitas chega ao suicidar e se torna uma tragedia.O que á Bíblia diz , ela abri-nos os olhos. Quanto ao destino de cada um .A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte de um justo . porque precioso é pra ele.(  Sl   116.15 ). 
II A VIDA APÓS A MORTE
1 O que diz o velho testamento .
Morrendo o homem , porventura , tornará  a viver?" (Jó 14.14a ). Essa é uma pergunta de interesse perene para todos os seres humanos . indagações como " Há vida após a morte? " São questões existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto ,as Escrituras têm as respostas a essas perguntas .a) Sheol .Em salmos 16.10 e 49 .14,15 . o termo hebraico é " sheol .Essa palavra aparece ao longo de todo antigo testamento. É traduzido por " inferno" e sepultura ". Tais expressões denotam a ideia de imoralidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência  da morte . Tal expectativa representa o âmago das expressões do salmista.
b)A esperança da ressurreição .
O patriarca Jó , após muito padecer, expressou-se confiantemente : " E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne , verei a Deus " 19.26 cf vv.23-25,27 ) O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma:" Quanto amim , feito a justiça , verei a tua face ; quando despertar , ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança " 17.15 cf. 16. 9-11 ). Os profetas Isaías e Daniel expõem a esperança da ressurreição como um encontro irreversível com Deus 9 Is 26.19;Dn 12.2 ). Esses textos realçam a doutrina da esperança na ressurreição do corp em glória e denotam , inclusive , a alegria do crente em se encontrar com seu Deus após a morte. logo, podemos  afirmar categoricamente que o antigo testamento , respalda , inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e consciência após a morte .
2 O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO.
A base bíblica neotestamentário da existência de vida consciente após a morte e a imoralidade da alma está fundamentada exatamente na pessoa de Jesus de Nazaré . Ele foi quem trouxe luz , vida e imortalidade ao homem que crê . As evidências são abundantes (Mt 10.28, Lc 23.43 , Jo 11.25,26; 14.3; 2Co 5.1 ). Essas porções bíblica ensinam claramente a sobrevivência da alma humana fora corpo , após a morte . Não obstante , a redenção do corpo e a alegre comunhão eterna com Deus são resultados da plena e bem - aventurada ressurreição e transformação do corpo corruptível (1Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp 3.21 ). 
Definitivamente , e segundo as Escritura , o dom da vida para os cristãos não é uma existência finita ,mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno. Foi Ele que implantou em nós , através de Cristo Jesus , nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena .
3 . A MORTE, O INICIO DA VIDA ETERNA 
a)Esperança , apesar do luto 
É natural  que a experiência da separação de ente querido traga dor , angustia , tristeza e saudade . O luto, tema a ser tratado na próxima lição , chega forma inesperada na vida de qualquer pessoa. Mas a promessa do mestre de Nazaré  ainda  sobrepõe-se a qualquer vicissitude existencial : "  [...] quem crer em mim, ainda que esteja morto ,viverá " Jo 11.25 ).  ) b A morte de Cristo e a certeza da vida eterna . O pai entregou  seu filho em favor da humanidade , e assim o fez simplesmente por amor ( Jo   3.16 ). Esse amoroso proporcionou a  possibilidade de escaparmos do juízo divino pelo sangue precioso derramado por Cristo Jesus. Isso leva-nos a refletir que sem a morte de Jesus não haveria pregação do evangelho nem salvação . O apóstolo Paulo tinha a convicção de que a Cruz de Cristo é o âmago do evangelho ( 1Corintio 1 .17 ). do novo nascimento e da e da vida eterna . Hoje só amamos o senhor porque Ele nos amou primeiro  ( João 4.19 ). por isso , pela sua morte de cruz temos , nele , a vida eterna. 
)c A morte o desfrutar da vida eterna 
O fenômeno da morte é para o crente a prova da fé vigorosa revelada em sua vida terrena . Essa fé manifesta-se numa consciência de vitória apesar de a morte mostrar-se como uma  aparente derrota . O apóstolo lembra dessa fé quando exorta-nos: [...] alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo , para também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis " ( 1 Pedro 4.13 ). 
para mo crente a morte não é o fim , mas o inicio de extraordinária e plena vida com Cristo. É a certeza de que o seu " aguilhões " foi retirado de uma vez por todas; selando o passaporte oficial para a vida eterna em Jesus ( 1 Corintios 15.55 ;. Oseias 13 .14 ). Um dia nosso corpo será plenamente arrebatado do poder da morte ( Romanos 8.11 ; 1Tessalonicense 4.16,17 )!
CONCLUSÃO 
Precisamos ter consciência de que a nossa vida é semelhante à flor da erva. Ela se esvai rapidamente . Todavia tenhamos em mente que o " viver é Cristo e o morrer é lucru " Portanto , não  se  prenda às questões  passageira e efêmeras . Na peregrinação existencial , preencha sua mente com o Evangelho . assim , ao final de sua vida poderá jubiloso , entoar o que o apóstolo Paulo declarou no final da sua carreira : " combate o bom combate , e acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora , a coroa da justiça me está aguardada , a qual o senhor justo juiz , me dará naquele dia ;  não somente a mim , mas também a todos os que amarem a sua vinda " 2 Timóteo 4.7,8 ) . em Cristo ,tenha paz e esperança , porque Ele é a ressurreição e a vida eterna