segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A RESPONSABILIDADE DOS PAIS CRENTES

                     A RESPONSABILIDADE DOS PAIS                                                                            A  responsabilidade dos pais crentes com a Escola dominical  é dupla . em primeiro lugar , os pais precisam ser  assíduos e frequente na Escola dominical Os pais que vão somente ao culto vespertino , achando que faltar na Escola não tem tanto problema , certamente deixarão de progredir como deveria na vida cristã . A presença dos pais na escola dominical  imprescindível , pois afinal de contas ; nós pois somos ( bem ou mal ) modelos para os nossos filhos .É obrigação solene dos pais dar a os filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã . Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristã , e se importa mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego , profissão , trabalho na igreja ou posição social Sal 127 .3 ). 

En segundo lugar os pais precisam levar os seus filhos a escola dominical . Gostaria de dar a este segundo ponto, uma atenção especial , visto que esta diretamente  relacionada ao anterior , Portanto , vamos entender a coisa da seguinte maneira : por que os pais precisam estar na escola dominical ? De um lado porque todos precisam aprender mais das verdades do Senhor ; por outro lado , por causa dos filhos . perdoa-me a batida na mesma tecla mais isso é importante , Os filhos desejam e precisam ver nos nos pais a seriedade no trato com a escola dominical  E isso por , se só , deve ser motivo de reflexão para os pais , pois os pais precisam , pela a vida e pela palavra , mostrar os filhos que a escola dominical  é um importante veiculo de crescimento Espiritual . Geralmente as crianças não precisam levantar cedo para ir a escola dominical . boa parte delas já faz durante a semana : porem os pais devem passar para os filhos que a escola domingo também é especial por uma serie de razões , Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança a escola dominical , apenas porque ela esta cansada por estudar durante a semana ,ou porque brincou de mais no  Sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na Igreja , Esse é um tipo de compaixão que não procede , e nessa hora que os pais amigavelmente , devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família .

Lembro-me de um fato ocorrido em uma Igreja da qual  foi pastor . Quando perguntei a uma irmã porque não trouxe o filho , que na época  deveria ter cinco anos de idade , ela me respondeu : " Ele não quis vir eu não sei como esta ou por onde anda aquele Agora é um rapaz . receio que ele tenha seguido o caminho de seus irmãos mais velho que abandonaram a igreja porque a mãe Comodamente aceitava o fato de que eles não quiseram vir 


Papai e mamãe , levem seus filhos a escola dominical , tenham  eles vontade ou não . compram as responsabilidade como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para serem batizado  ou apresentados , Pois como no caso daquela mãe , amanham poderá ser tarde de mais para chorar o que podia se evitado ontem .

                             A obrigação solene dos pais 

É obrigação  solene dos pais dar ao filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã . Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristã , e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego . profissão , trabalho na igreja ou posição social  Salmo 127.3

Segundo a palavra de Paulo em Éf  6.4 e Cl 3.21 , bem como as instruções de Deus em muitos trecho do Antigo testamento ( ver Gn 18 .19 Dt 6.7 Sl 78.5 Pv 4.1-4 é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor r. È a família , e não a igreja ou a escola que tem a responsabilidade do ensino bíblico  e espiritual dos filhos . A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos 

A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto o pai voltar-se  para o coração dos filhos  a fim de levar o coração dos filhos ao coração do salvador ( Lucas 1.17 ) 

Na criação dos filhos , os pais não devem ter favoritismo ; devem ajudar , como também corrigir e castigar somente faltas intencionais , e dedicar sua vida aos filhos com amor compassivo , bondade , humildade , mansidão e paciência ( Colossenses 3.12 -14 , 21 ). 

Quinze passos que o pai devem dar para levar  os filhos uma vida devotada a cristo 

( 1 )Dediquem a Deus seus filhos no começo da vida deles 

( 2 ) Ensinem seu filhos a temer  o Senhor e desvir-se do mal , a amar a justiça e odiar a iniquidade , Incutam neles a consciência da atitude de Deus para com  o pecado e do seu julgamento contra ele (ver Hb 1.9 

( 3 ) Ensinem seus filhos a obedecer aos pais , mediante a disciplina bíblica com amor ( Dt 6.7  ).

( 4 ) Protejam seus filhos da influência pecaminosa , sabendo que satanás procurá destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiro imorais , proverbio 13.20 ; 28.7 ; 2 .15-17 

( 5 ) Façam saber a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem . pensam e dizem  Salmos 139.1-12

( 6 ) Levem seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo , ao arrependimento e ao batismo em água Mateus 19.14

( 7 ) Habituem seus filhos numa igreja espiritual , onde  se fala a palavra de Deus , se mantém os padrões de retidão e o Espirito Santo se manifesta . Ensinem seus filhos a observar os princípio : sou de todos os que guardam os preceitos do Senhor e os temem Salmo 119 .63 ; ver atos 12.5 

( 8 ) Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo , a testemunhar e trabalhar para Deus , 2 Corintio 6.14  , Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo , e que verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Cristo 

( 9 ) Instruam-nos que é importante o batismo com Espirito Santo 

( 10 ) Ensinem seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico para suas vidas Romanos 8.29,30 ; I Pedro 1.3-9 ).

( 11 ) Instruam seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras ,na conversação e no culto domestico Deuteronômio 4.9 ; 6.5,7 II Timóteo 3.15 

( 12 ) Mediante o exemplo e conselho , conselhos , encorajem seus filhos a uma vida de oração Atos 6.4 ; Rm 12.12 ; Ef 6.18 ;Tg 5.16 

( 13 ) Previnam seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça Eles devem saber que " todos que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições ' II Tm 3.12 

( 14 ) Levem seus filhos diante de Deus em intercessão contante e fervorosa . Jesus estava orando por seus discípulos , como modelo da oração dos pais por seus filhos 

( 15 ) Tenham tato amor e desvelo pelos filhos , que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor para que aprofundem na fé e se cumpra nas vidas a vontade do Senhor (ver Fp   2.17    


Nenhum comentário:

Postar um comentário